Orientação Médica no Pós-Operatório

Muitas pessoas acreditam a solução dos problemas de saúde está somente na realização de uma cirurgia com sucesso. Ressaltamos que o pós-operatório é tão importante quanto a cirurgia, pois podem surgir complicações se o indivíduo não toma as medidas necessárias.

Toda cirurgia utiliza os chamados acessos que são os cortes e um dos principais objetivos é que eles cicatrizem corretamente no pós-operatório. Se você vai se submeter a uma cirurgia deve ficar atento as recomendações do médico para seguir a risca e assim ter mais chances que a sua recuperação seja um sucesso. A seguir vamos falar um pouco mais sobre as medidas de pós-operatório das principais cirurgias realizadas no país.

Facectomia – Cirurgia de Catarata

Pode assustar um pouco, mas na verdade esse procedimento cirúrgico é bastante simples. Realizado no ambulatório o procedimento leva cerca de 30 minutos e tem anestesia local. O paciente já pode ir para casa no mesmo dia. Para que tudo ocorra da melhor maneira o olho é tampado, assim se evita que ele faça esforço e então no dia seguinte é possível remover o curativo.

Dentre as recomendações estão não coçar os seus olhos, durante o dia usar óculos escuros para evitar a claridade, não fazer exercícios por pelo menos três dias e nos casos de senti dor procurar um médico, pois pode significar pressão no olho. Em alguns casos os médicos podem indicar ainda o uso de anti-inflamatórios. Pode ser indicado ainda o uso de colírios por cerca de 30 dias.

Cirurgia Plástica de Pálpebras

As cirurgias plásticas exigem cuidados muito importantes no pós-operatório e essa das pálpebras é a favorita dos homens. Trata-se de um procedimento simples que utiliza anestesia local e sedação. Dentre as recomendações do pós-operatório estão a retirada dos pontos depois do terceiro dia; uso de compressas frias de água boricada ou soro fisiológico e o uso de óculos escuros. Em geral é possível o retorno ao trabalho logo, mas é importante saber que existirá edema.

Colecistectomia – Cirurgia de Remoção da Vesícula

Como a vesícula é um órgão que não faz falta para o organismo pode ser removido. A sua remoção pode ser feita através de dois procedimentos diferentes sendo um por meio de cirurgia aberta com corte de 10 cm e a outra por meio de laparoscopia utilizando orifícios de mais ou menos 1 cm.

Embora esteja localizada no aparelho digestivo, a remoção da vesícula, não causa impacto direto na digestão, contudo, é importante ter uma alimentação leve. Tem alguns casos em que os médicos fazem uso de fios que irão ser absorvidos de maneira a não retirar os pontos depois da cirurgia.

Em geral depois de mais ou menos uma semana o paciente já pode retomar as suas atividades do dia a dia. Os casos de infecção decorrentes desse tipo de cirurgia se restringem a menos de 1% do total de procedimentos e os pacientes devem ficar atentos a sinais como febre e dor intensas.

Observar a cor da urina também é necessário, pois nos casos dela estar escura pode ser um sinal de icterícia. Observe ainda a cor dos olhos, pois se perceber que eles estão amarelos também pode ser sinal de icterícia. Independente de a cirurgia ter acontecido por laparoscopia ou por procedimento aberto não se deve coçar a área dos cortes.

Hérnia Inguinal – Procedimento Cirúrgico

Pode acontecer em algumas pessoas o surgimento de falhas na parede do abdômen que podem acarretar no aparecimento de hérnias seja por parte do intestino ou mesmo pela gordura. O procedimento cirúrgico é realizado com o objetivo de fechar o orifício e dar reforço com um tipo de tela.

Dentre os cuidados que devem ser tomados estão evitar manter relações sexuais e realizar outros esforços que possam causar sobrecarga na parede do abdômen durante pelo menos uma semana. Geralmente é realizada uma avaliação do paciente depois de uma semana, depois de um mês e após três meses da cirurgia.

Os pacientes não costumam apresentar febre e no caso de surgir infecção com pus é possível drenar. Nos casos em que aparece dor ou fica vermelho é necessário procurar o médico.

Cirurgia de Varizes dos Membros Inferiores

Para resolver o problema das varizes é possível realizar uma cirurgia que remova a veia safena ou que somente subtraia as veias dilatadas. O paciente recebe alta no mesmo dia do procedimento, contudo, se foi feita a remoção da safena é necessário ficar mais atento aos cuidados, pois é mais traumático.

O médico baseia a escolha de como realizar o procedimento avaliando o caso do paciente e após fazer um mapeamento das varizes. Nos casos em que se opta por remover somente as veias o paciente recebe alta no mesmo dia e deve apenas se manter em repouso por três dias.

Gradualmente as atividades dos pacientes podem voltar a ser feitas como caminhar e fazer exercícios físicos. Contudo, observe que os exercícios mais intensos devem ser praticados somente depois de 15 dias. Já estão sendo usadas algumas técnicas de laser e radiofrequência para cauterizar as veias, são técnicas que exigem menos tempo de recuperação.

Além de repousar é muito importante usar as meias elásticas receitadas pelo médico. Essas meias devem ser usadas todos os dias durante um período de até dois meses. Não é normal que essa cirurgia cause dor então se você sentir dor é importante consultar um médico.

Cirurgia Plástica de Mama

Dentre os cuidados pós-operatórios que são necessários nesse tipo de procedimento estão ficar 15 dias sem se mexer muito – tentar fazer só os movimentos necessários -; se for realizado o aumento das mamas é importante utilizar um sutiã firme que contribua para que a prótese fique colada as paredes.

A paciente deve realizar atividades físicas moderadas, somente depois de dois meses que se pode voltar para a prática comum dessas atividades. Nos casos em que é realizada a redução das mamas é importante manter os cuidados por mais tempo haja vista que a mama precisa ser remontada.

Dica Importante

Após passar por uma cirurgia – de qualquer tipo – se sentir qualquer tipo de dor ou desconforto comunique ao seu médico.

Toda interevenção cirúrgica, por mais simples que possa parecer, sempre envolve algum risco. Por isso, as pessoas que vão ser submetidas a uma cirurgia, devem ser informadas sobre todos os aspectos que envolvem a operação, principalmente o pós-operatório, onde o pacinte terá que receber várias recomendações, para não comprometer o sucesso do procedimento cirúrgico. Essas orientações médicas devem levar em conta o trabalho que a pessoa desenvolve e que tipo de vida leva.

Exemplos de Recomendações no Pós-Operatório

Segundo especialistas, em qualquer tipo de cirurgia feita no rosto da pessoa, normalmente o período de recuperação é de aproximadamente dez dias, que é a fase onde as manchas ou hematomas da cirurgia ficam bem evidentes. No entanto, vale ressaltar que se a pessoa trabalha em atendimento ao público, deve ficar afastada do trabalho por um tempo maior, até que os sinais das cirurgia da face tenham desaparecido. Uma boa orientação médica no pós-operatório é fundamental, para o retorno rápido do paciente à sua vida normal.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *