Riscos da Picada de Inseto

A alergia a picada de insetos pode gerar alguns sintomas como uma vermelhidão no local da picada acompanhado por uma coceira bastante intensa. Pode ser bastante incomodo especialmente quando você está numa viagem e não tem como parar em algum lugar para colocar um pouco de gelo no local.

Contudo, o que para alguns se resolve com uma pedrinha de gelo sobre o local picado para outros pode se tornar uma grande dor de cabeça com uma reação alérgica exagerada. Quando essa reação é muito intensa pode resultar num choque anafilático que se caracteriza pela queda da pressão arterial e pela dificuldade de respirar pela formação de um edema no glote.

Quando uma pessoa passa por um choque anafilático deve ser rapidamente levado ao hospital uma vez que pode vir a óbito por asfixia. A seguir vamos explicar um pouco mais sobre os riscos e sobre a alergia a insetos. Se você é alérgico a picada de insetos precisa estar sempre prevenido.

Tipos de Alergia a Picada de Insetos

A alergia a picadas de inseto podem ser divididas em dois grupos, saber disso pode ajudar a evitar as complicações advindas de cada tipo de picada. A seguir vamos explicar um pouco mais sobre esses dois tipos.

Alergia 1 – Mosquitos, Moscas, Pulgas e Carrapatos

Esse é o tipo de alergia mais comum em especial dentre as crianças, a causa da reação é a saliva que o inseto injeta enquanto dá a picada. Aparecem sintomas na pele com grande coceira e erupções nos locais afetados. Essas erupções podem permanecer durante alguns dias e podem acabar se tornando feridas que acabam infeccionando.

O médico pode diagnosticar a alergia somente a partir da observação das feridas que se formam. É comum que as crianças tenham esse tipo de reação alérgica em algum momento da vida, mas aos poucos os sintomas vão sumindo até chegar a puberdade. Em alguns casos pode ser necessário fazer um tratamento com vacina já que essa alergia pode se converter em lesões sérias devido à coceira.

Alergia 2 – Abelhas, Formigas, Vespas e Marimbondos

A causa da reação alérgica desse tipo de picada é o veneno injetado durante a picada. Todos os anos milhares de pessoas são picadas por esse tipo de insetos, contudo, somente menos de 5% da população desenvolve uma reação alérgica. Em geral após ser picada a pessoa tem uma sensação forte de dor no local que se torna vermelho e inchado.

Para evitar complicações é necessário aplicar gelo no local e fazer a limpeza com solução antisséptica que ajudam a melhorar os sintomas. Contudo, existem pessoas que tem reações mais graves dentre as quais estão o surgimento de lesões mais intensas que se espalham por toda a região da picada ou numa grande área do corpo. Outras reações podem ser generalizadas e culminar em choque anafilático.

Sintomas de Picada de Inseto

Dentre os sintomas mais comuns de reação alérgica a picada de insetos estão vermelhidão no local afetado, aparecimento de inchaço, uma coceira intensa além da saída de um fluido de característica transparente no local em o inseto picou.

Choque Anafilático – Reação Mais Grave

A reação mais grave a picada de insetos é o choque anafilático, trata-se de uma reação em que se mostra necessário procurar um médico. O paciente pode ir a óbito no caso de demorar muito para ser tratado. É possível identificar a reação de choque anafilático através de alguns sintomas que se manifestam alguns minutos depois da picada.

Dentre os sintomas da anafilaxia estão coceira pelo corpo e inchaço em diversas partes do corpo além do lugar que foi picado. A pessoa ainda sente uma espécie de aperto no peito e dificuldade para respirar. O indivíduo pode ainda ficar com a voz rouca e a língua inchada bem como uma sensação de que sua garganta está se fechando. O indivíduo pode ainda ficar tonto e chegar a perder a consciência.

Tratamento de Picada de Insetos

O mais recomendado para tratar picada de insetos é passar gelo no local durante uns 10 minutos. Pode ser interessante usar um creme à base de corticoide numa posologia de 2 a 3 vezes por dia durante 5 dias. Para evitar complicações é importante evitar coçar a região, pois isso pode tornar o quadro mais grave e causar uma infecção secundária.

Se você coçou e gerou essa infecção é recomendável usar um creme à base de antibiótico para conseguir cuidar melhor da região. Usar antibiótico via oral também pode resolver o problema. Nos casos em que após a picada a área começar a ficar demasiadamente inchada é necessário procurar um médico. Se for possível leve junto o inseto que lhe picou para que se possa identifica-lo.

Atenção

No caso de quem teve algum tipo de reação alérgica depois da picada de um inseto daqueles que injetam veneno a chance de ter uma nova reação é de 60% se for novamente picado. O tratamento normalmente é feito com adrenalina, porém, devemos lembrar que ela trata somente os sintomas e não a alergia. Sendo assim é vital que seja procurado um médico para que ele avalie o caso e possa então estabelecer um diagnóstico e tratamento ideal.

Autoadministração de Adrenalina

Em geral a reação alérgica grave transcorre muito rapidamente e o tratamento de emergência consiste em injetar adrenalina no mesmo momento. Para tornar mais fácil a autoadministração de adrenalina existem aparelhos especiais que o médico ensina a usar. Quem sofre de alergia deve estar sempre de posse desses aparelhos para o caso de ser picado por um inseto que injeta veneno. Contudo, mesmo depois de injetar adrenalina o paciente deve procurar um médico.

Orientações Básicas

Algumas orientações básicas para quem é alérgico e foi picado por um inseto é se já tem o aparelho e sabe como usar fazer a injeção de adrenalina. Em seguida você deve procurar um hospital e se consultar com um médico, peça que ele faça a avaliação do seu quadro para que possa recomendar uma vacina específica para o tipo de inseto que lhe picou.

Importante

As vespas podem te picar mais de uma vez enquanto que as abelhas picam somente uma vez lhe deixando o ferrão que precisa ser removido. No momento de remover a abelha (em muitos casos ela fica presa ao ferrão) não aperte o inseto, pois isso fará com que seja injetado mais veneno.

Segundo especialistas, a picada do inseto geralmente não é um caso muito grave, causando apenas na região picada inchaço, coceira e dor provocada pelas vespas, abelhas, mosquitos e algumas espécies de aranhas. No entanto, se o indivíduo for alérgico ao veneno desses insetos, essa situação pode trazer prejuízos à sua saúde. Se a picada for inevitável, a pessoa deve tirar o ferrão rapidamente e lavar  a região picada com água e sabão. Se o local da picada ficar inchado, a pessoa deve colocar gelo para diminuir a inchação. Vale ressaltar que se o indivíduo  for picado várias vezes, deve ser levado rapidamente  a uma unidade hospitalar.
Picada de Inseto

Picada de Inseto

Prevenção Contra as Picadas

As pessoas devem sempre manter o local onde vivem limpo e arejado. Se por acaso o indivíduo se deparar com uma colmeia, não deve gritar nem fazer movimentos bruscos, pois essa atitude atrairá os insetos. Alguns insetos merecem cuidados especiais e as pessoas devem evitá-los ao máximo, pois são os causadores da Dengue e do Mal de Chagas.

 
Salete Dias
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *