Com a ajuda da natureza podemos dar uma melhorada nos males do fígado simplesmente fazendo um chá. Muitas plantas são ótimas para resolver pequenas indisposições do fígado, e nada melhor do que trocar os remédios químicos de farmácia pelas ervas medicinais.
Vamos começar pela silimarina (do fruto cardo mariano), que é ótima para resolver não só os problemas do fígado, mas também é usada em casos de vesícula. Ela pode combater a cirrose e a hepatite, porque o chá da planta faz aumentar a secreção e o fluo da bile.
Em inglês, a silimarina é chamada de “milk thistle”, porque não é perigosa para as mamães que estão amamentando.
A silimarina não é fácil de ser encontrada no Brasil, mas algumas lojas que vendem especiarias para chá ou ervas medicinais também vendem as sementes trituradas dessa plantinha.
Como Preparar o Chá Para Fígado Com Silimarina
Você deve iniciar a preparação do chá para fígado com silimarina com a infusão. É preciso deixar uma colher (de chá) de sementes trituradas de silimarina em uma xícara de água fervendo, pelo menos 10 minutos.
Para que o chá para fígado com silimarina traga efeitos positivos para o seu fígado, é preciso tomar 3 doses por dia.
Outras Ervas Para Limpar o Fígado
Se você não encontrar a silimarina para fazer o chá para o fígado, não se preocupe, pois existem outras plantas e com o mesmo resultado.
Você pode usar o coentro para fazer a limpeza do seu fígado, sempre as sementes, que devem ser lavadas e colocadas em um litro de água fervendo. Deixe pelo menos 15 minutos e quando ainda estiver morna, comece a tomar, uma xícara pelo menos 3 vezes ao dia. Para que a limpeza funcione, você deverá tomar o chá durante pelo menos 30 dias. Porém, mulheres grávidas e amamentando não podem tomar o chá de coentro para o fígado.
Para quem não quer apenas limpar o fígado, mas está enfrentando doenças no órgão, o dente-de-leão é uma boa opção, porque assim como a silimarina, ele aumenta o fluxo da bile e faz com que a transformação e transporte dos nutrientes esteja ativa.
Outras Ervas Para Fazer Chá Para o Fígado
Você poderá ainda usar outras ervas para proteger o seu fígado. Anote o nome das plantas: alfazema, agrião, alcaçuz, abutua, acariçoba, borragem, bardana, beldroega, carqueja, erva-tostão, fedegoso, entre outras.
Não se esqueça que para que qualquer chá tenha efeito é necessário o uso contínuo e prolongado. Lembre-se que ele deve ser ingerido pelo menos 3 vezes ao dia.
O uso de chá para o fígado não faz com que não seja necessário procurar um médico para ter um diagnóstico correto.
gosei muito da dica
brigado.