Alimentos Que Diminuem o Enjoo na Gravidez

A gravidez de fato é um momento lindo na vida das mulheres, é como se uma mágica acontecesse, e para ela, tudo se transformasse. Ela fica mais feliz, ela fica mais bonita, ela fica mais paciente, claro que fica repleta de desejos, tanto com relação a alimentação, compras,e  por que não citar o desejo sexual, não é mesmo?

Enjoos Matinais

Enjoos Matinais

Ou seja, é uma fase na vida de uma mulher inesquecível, mesmo que seja a segunda ou terceira gestação dela, cada uma é especial de uma forma completamente diferente, porém, alguns sintomas nesta fase tão maravilhosa podem ser incomodos, e até mesmo prejudiciais para a saúde da mulher, assim como também para a saúde de seu bebê. Desta forma, o primeiro passo a se fazer quando se descobre uma gestação é procurar um obstetra qualificado, para que este possa realizar o seu pré-natal trazendo apenas benefícios para a mamãe e também para o bebê.

Enjoo na Gravidez

O sintoma mais comum, e um dos primeiros a surgir é o enjoo, este que normalmente recebe o nome de enjoo matinal, mesmo que ele apareça em outros momentos do dia. Há algumas teorias que são relacionadas a ele, como por exemplo, que a mulher só sente enjoo daquilo que o bebê não vai gostar quando for mais velho, a mulher sente enjoo e azia por que o bebê vai nascer com muito cabelo, e por que existe um corpo dado como estranho, fazendo com que a “rejeição” do corpo se mostre através do enjoo.

Independente do motivo, o fato é que a maioria das mulheres o sentem. Algumas no primeiro trimestre, outras no primeiro e no segundo, outras nos três trimestres, e outras em nenhum momento da gestação. Ou seja, cada organismo funciona de uma forma diferente, sendo assim, cada mulher pode se sentir de uma forma completamente diferente durante a gestação, até mesmo com relação a primeira e a segunda, ou na primeira gravidez a mulher pode não ter sentido nada, e na segunda, não conseguir se levantar da cama por causa dos enjoos.

Cuidados

O problema do enjoo na gravidez, é que a mulher em primeiro momento acaba por não conseguir suprir os nutrientes necessários para o bem estar dela, e também do bebê, algo que pode ser bastante periogoso. Certo nível de náusea é comum e não causa nenhum tipo de problema. Algumas mulheres podem sentir enjoo apenas de determinados tipos de comida, como por exemplo ao ver feijão, ou peixe.

No entanto, há mulheres que não conseguem sequer sentir o cheiro de comida que já são obrigadas a correr para o banheiro, e nestes casos, é importante que um médico as auxilie, mas há algumas medidas que podem ser tomadas para aliviar este mal estar de uma forma natural, ou seja, sem o uso de medicamentos, mas vale o alerta, não é em todas que funciona.

Alimentos Que Melhoram o Enjoo

Assim como muitos alimentos podem causar enjoo durante a gravidez, há outros que podem simplesmente melhorar o sintoma, sendo alguns deles:  Espinafre, rúcula, agrião, grãos integrais, frutas citricas, torradas, peixe, frango, soja, banana nanica, limonada sem açúcar, abacaxi, caqui, vinagre maçã, laranja pera, tomate, gengibre, entre muitos outros.

Estes alimentos, além de ser ricos em vitaminas, também muitos deles possuem uma alta quantidade de ácido fólico, propriedade fundamental durante a gestação, o ácido fólico é de extrema importância principalmente no ínicio da gravidez, que é quando os orgãos do bebê começam a se formar, tanto é que a indicação é de que a futura mamãe tome complemento desde o ínicio da gestação até o final para garantir o bem estar do bebê que se forma.

Livre -Se do Mal Estar

Livre -Se do Mal Estar

Como dito anteriormente, é bastante possível que alguns destes alimentos resolva os problemas de enjoos matinais de muitas mulheres, assim como para outras pode até mesmo desenvolver mais ainda.

Sendo assim, experimente aos poucos, e aquele que cair melhor, o use com mais frequência até que os enjoos acabem, pois para você que já esta na fase de se desfazer a cada vez que coloca algo na boca, acredite, os enjoos acabam, e você se sentirá tão bem por cerca do segundo trimestre, que nem irá lembrar que passou mal no começo da gestação.

 Alimentação na Gravidez

Todas que já passaram por isto, ou que estão passando, sabem que não é nada fácil saber que é preciso comer, e o corpo rejeitar o alimento, porém é necessário ter paciência, não ficar nervoso, pois isto pode fazer com que o corpo rejeite ainda mais.

Sendo assim, assim que você receber o famoso positivo, procure o seu obstetra, preste bastante atenção aos alimentos que lhe dão enjoo, e se forem todos, e os alimentos citados não melhorarem os sintomas, uma das indicações que muitas gestantes dão, é chupar gelo, ou pirulito.

Pode ser que funcione, e se mesmo assim os sintomas persistirem e você notar que esta fazendo muita força abdominal, ou que esta perdendo peso, é de extrema importância procurar por um obstetra, relatar os seus sintomas a ele, para que desta forma, juntos possam descobrir a melhor forma de se alimentar com qualidade e sem que haja qualquer tipo de mal estar.

E não se esqueça em momento algum, agora, é a fase da sua vida na qual você mais precisa se preocupar com o seu corpo, afinal, não é apenas você quem dependerá dele, mas sim um novo ser, independente de este ter sido planejado ou não.

Então se alimente melhor, se exercite na medida do possível, e lembre-se, apesar do mal estar, gravidez não é doença, e você não só pode, como deve continuar a sua vida de forma normal, aliás, há em alguns casos a indicação da realização de mais exercícios, assim não haverá peso excessivo, ou seja, a mais do planejado para se ganhar enquanto a uma gestação, e ficará mais fácil de voltar ao seu corpo normal após o nascimento do bebê. Tudo deve ser pensado com muito cuidado para você e para ele.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *