Quantas vezes você já ouviu falar que o uso do anticoncepcional por um longo período vai te deixar infértil? Porém, você já parou para pensar ou perguntou ao seu médico sobre o assunto, se é uma verdade ou um mito popular?
Na verdade, o assunto divide até mesmo a opinião dos ginecologistas, que causará infertilidade todos são unânimes em dizer que é um mito, mas quando se trata de dificultar a tentativa de uma gravidez, alguns sustentam que não existe este problema. Enquanto isso, outros afirmam que raramente, mas acontece, de a mulher encontrar dificuldades em gravidar depois de um período muito longo usando a pílula.
Como Funciona o Anticoncepcional No Organismo Da Mulher
A pílula contém na sua fórmula hormônios sintéticos, e aquelas mais usadas são as que possuem estrogênio e progesterona. O estrogênio é aquele que serve para impedir que o óvulo cresça e se desenvolva (amadureça), enquanto o progesterona impede que a mulher ovule.
Esses hormônios sintéticos usados na fabricação de anticoncepcionais são muito parecidos com os hormônios naturais da mulher. Por isso, alguns médicos defendem que a semelhança é uma garantia de que nada no organismo mudará e a mulher não terá problemas no futuro para engravidar.
Não existem estudos que comprovem que os anticoncepcionais causem dificuldades para as mulheres engravidarem quando suspenso o uso, mas muitas mulheres relatam a falta da menstruação, isto é, da ovulação, durante alguns meses depois de parar de tomar a pílula.
Alguns ginecologistas alegam que a mulher que depois de parar de tomar a pílula tem dificuldades para engravidar já poderia ter o problema anteriormente e não sabia, e descobriu somente quando resolveu ser mãe.
Gravidez, Anticoncepcional e Idade
As mulheres não podem esquecer de um segundo fator sobre o fato de ficar mais difícil engravidar, o tempo. A cada ano que passa para uma mulher, fica mais difícil se tornar mãe, porque o organismo naturalmente deixa de fazer com que a mulher ovule como quando jovem. É um ciclo natural do corpo humano e não tem nada haver com anticoncepcional.
Algumas mulheres que decidem ter filhos mais tarde são obrigadas a usar medicamentos para estimular a ovulação. E podem ter uma gravidez mais complicada do que seria se fossem mais jovens, é uma consequência natural provocada pelo organismo humano.
Outros Métodos Anticoncepcionais
Segundo os médicos, alguns outros métodos anticoncepcionais, como aqueles injetáveis, podem causar problemas para as mulheres quando deixam de usá-los e querem engravidar, porque os hormônios ainda permanecem por um longo período circulando no organismo da mulher. Somente depois de cem por cento fora do corpo é que o sistema reprodutivo volta a funcionar de forma natural e normal.
Uma mulher deve sempre consultar um ginecologista, as visitas de rotina devem acontecer pelo menos 2 vezes ao ano ou em casos de alguma irregularidade, imediatamente.