A Musculação
Muitas mulheres que já realizavam a prática da musculação, quando ficam grávidas ficam em dúvida se devem ou não prosseguir com o exercício. De acordo com os profissionais especializados, todos os exercícios físicos na gravidez devem ser orientados por especialistas. Em especial no caso da musculação, o médico, junto com o professor de educação física, são responsáveis por ajustar a intensidade dos exercícios musculares.
Alguns profissionais de fisioterapia consideram a musculação como uma atividade que pode proporcionar algum risco para a mulher grávida. Segundo eles, entre os principais problemas estão as possíveis lesões musculares e ósseas que o exercício pode provocar, além da diminuição do fluxo de sangue até a placenta e ao feto, provocando uma hipertensão arterial e um aumento da temperatura do corpo feminino.
Os especialistas orientam que se a grávida já praticava a atividade pode continuar, porém, com cargas leves, mantendo sempre o monitoramento, tanto seu quanto do bebê, durante a programação da atividade de musculação. Vale ressaltar que se a gestante sentir algum incômodo, deve parar com o exercício e consultar imediatamente um médico.
Salete Dias