O chá vem sendo considerado por muitos anos como um contribuinte para o bem-estar dos seres humanos. Mas será que os vários tipos de chás têm realmente benefícios para a saúde dos indivíduos? É o que veremos nesse artigo.
Pesquisas Realizadas Para Comprovar os Benefícios dos Vários Tipos de Chá
Uma substancia descoberta pelos pesquisadores são os flavonoides (“são compostos bioativos com propriedades antioxidante e anti-inflamatório encontrado em grandes quantidades de frutas, vegetais”) principalmente nos chás branco de camomila e de hibisco, que são comercializados para o publico em geral.
Considerado principalmente no Oriente como a fonte para saúde, sabedoria e felicidade das pessoas, esse líquido tão fabuloso acabou por chamar a atenção dos pesquisadores locais e de todas as partes do mundo que com seus estudos científicos vem descobrindo propriedades benéficas dos chás até os dias atuais.
Como exemplo revelaram que alguns deles têm a propriedade de auxiliar no tratamento de algumas enfermidades como, por exemplo, diabetes doenças do coração e até tumores malignos.
Além disso, os chás podem provocar em alguns casos, a perda de excesso de peso corporal nos indivíduos, e como consequência diminuir altas taxas de colesterol, contribuindo muito para a melhoria em geral de sua saúde.
Algumas Vantagens do Chá em Relação Ao Café e Outras Bebidas
De acordo com especialistas o chá pode ser uma excelente opção para se ingerir no lugar do café. Em primeiro lugar, obvio que o chá tem menos cafeína, e em segundo lugar seus compostos de flavonoides são conhecidos pelos benefícios causados ao coração e até na redução de alguns tipos de cânceres.
De uma maneira geral os especialistas, embora com questões sobre os reais benefícios dos chás no organismo humano e qual sua frequência de ingestão para dar os resultados desejados acreditam que o chá é benéfico para a saúde das pessoas.
No entanto advertem que a melhor opção é consumirem os chás sem adoçantes ou açúcar para evitar o aumento de peso.
Origem dos Chás
“Os chás são todos derivados da planta Camellia sinensis, um arbusto nativo da China e da Índia, além de conter antioxidantes chamados flavonoides”.
“O mais potente dessa substância conhecido como ECGC”, pode ajudar a combater os radicais livres que contribuem para os tumores, malignos, enfermidades cardíacas e obstrução arterial.
Outro componente encontrado em alguns chás é a substância “denominada tanino, que segundo especialistas pode contribuir para aumentar a agilidade mental” dos indivíduos.
Quanto mais “processadas forem as folhas dos chás, geralmente o conteúdo fica com menos polifenois que incluem os flavonoides”.
O chá preto é normalmente “oxidado ou fermentado”, então “ele tem menor concentração de polifenois do que o chá verde, por exemplo, mas o seu poder antioxidante é ainda considerado elevado”.
Alguns Chás Estudados Os Quais Foram Encontrados Benefícios em Potencias:
Chá Preto
“O chá preto é feito com folhas fermentadas, possui o maior teor de cafeína se comparados aos outros, e constitui a base para chás aromatizados juntamente com alguns chás instantâneos”.
Pesquisas científicas têm demonstrado que esse tipo de chá pode auxiliar a proteger os pulmões dos seres humanos, de lesões causadas pela exposição à fumaça do cigarro, além disso, segundo cientistas, também pode diminuir o risco do individuo apresentar um AVC (Acidente vascular cerebral).
Chá verde
“O Chá Verde é feito com folhas no vapor, que têm uma alta concentração de EGCG” fato que vem sendo amplamente pesquisado.
As substâncias antioxidantes desse tipo de chá “podem interferir com o crescimento da bexiga, da mama, do pulmão, do estômago, do pâncreas e colo-retal câncer, além de prevenir o entupimento das artérias, queimar gorduras, neutralizar o estresse oxidativo no cérebro, reduzir o risco de doenças neurológicas como a doenças de Alzheimer e de Parkinson, diminuir o risco de acidente vascular cerebral, e melhorar os níveis de colesterol”.
Chá Branco
O chá Branco não é curado e nem fermentado. “Uma pesquisa demostrou que esse tipo de chá possui as propriedades anticancerígenas mais potentes em comparação com os chás mais processados”.
Chá Oolong
Em pesquisas realizadas com animais, que receberam os antioxidantes desse tipo de chá, os cientistas parecem ter encontrado níveis mais baixos de colesterol ruim.
Benefícios do Chá de Ervas Para a Saúde dos Seres Humano
“Feito a partir de ervas, frutas, sementes ou raízes mergulhadas em água quente, os chás de ervas, em geral têm menores concentrações de antioxidantes do que o chá verde, branco, preto e, oolong”.
“As variedades dos chás mais conhecidas incluem gengibre, ginkgo biloba, ginseng, hibisco, jasmim, rosa mosqueta, hortelã, (chá vermelho), camomila e equinácea”.
Os estudos científicos que vem sendo realizados sobre as propriedades benéficas dos chás para os indivíduos têm sido “muito limitados”, e até agora o que se tem mesmo certeza é que eles podem “auxiliar as pessoas a perderem peso corporal, prevenir gripes e resfriados e ajudar a restabelecer um sono tranquilo”.
Os pesquisadores chegaram a algumas conclusões sobre alguns benefícios que os chás podem promover nas pessoas, por exemplo:
O Chá de Camomila
“Seus antioxidantes podem ajudar a prevenir complicações de diabetes, como a perda de visão e dano do nervo e ao rim, além de impedir o crescimento de células cancerosas”.
Chá Hibiscus
Um estudo científico revelou “que beber três xícaras de chá de hibisco por dia ajuda a reduzir a pressão arterial em pessoas com níveis moderadamente elevados”.
Chá Vermelho
Essa erva de “origem Sul-africana que é fermentada, apesar de possuir flavonoides com propriedades anticancerígenas”, ainda necessita de mais estudos comprobatórios sobre esta tese.
Considerações Finais
Realmente a grande maioria dos chás é benéfica para a saúde dos seres humanos, embora devam ser ingerido sem adoçantes artificiais ou muito açúcar, pois podem aumentar o peso corporal das pessoas.
Vale ressaltar que assim como outros produtos, os chás possuem rótulos e por isso mesmo devem ser consultados antes de serem comprados e consumidos.
A agência internacional norte-americana FDA (Food and Drug Administration) pediu aos consumidores de todas as nações que tomem precaução com os chamados “chás dietéticos que contêm senna, aloe, espinheiro, e outros laxantes derivados de plantas”.
Outros cuidados que as pessoas devem ter são com “suplementos contendo ervas que pretendam eliminar a dor ou combater o câncer”. “A FDA revela que nenhuma dessas afirmações está apoiada em pesquisas cientificas e algumas delas podem arte levar as pessoas a problemas no fígado, intestino, danos nos rins, e em casos mais graves levar o indivíduo a óbito”.
Salete Dias
http://www.youtube.com/watch?v=LLzLTuZRgUo
I just wanted to thank you once again for the amazing website you have made here. It truly is full of ideas for those who are actually interested in this particular subject, in particular this very post. You really are all really sweet and thoughtful of others in addition to the fact that reading your blog posts is a wonderful delight in my opinion. And such a generous treat! Mary and I will have fun making use of your suggestions in what we should do in the near future. Our listing is a distance long which means your tips will definitely be put to good use.