Cãibras nas pernas são condições comuns e em geral inofensivas nas quais os músculos em sua perna de repente se tornam apertados e dolorosos. Em geral ocorre na panturrilha, embora possa afetar qualquer parte da perna, incluindo seus pés e coxas.
O Que Causa Cãibras Nas Pernas?
Cãibras nas pernas podem ocorrer sem qualquer razão aparente, conhecidas como idiopáticas, ou por ser um sintoma de uma condição de saúde. Causas podem incluir:
- Gravidez;
- Exercícios sem alongamento;
- Certos tipos de medicamentos, como estatinas, que ajudam a reduzir níveis de colesterol;
- Doença hepática;
Durante uma cãibra os músculos de contrato causam dor em perna. Isto é conhecido como um espasmo e não se pode controlar o músculo afetado. Dura de alguns segundos a dez minutos. Ao controlar os espasmos a região muscular pode ser afetada de novo.
Quando Consultar o Médico?
Fale com o seu médico se as cãibras nas pernas estão afetando sua qualidade de vida, por exemplo, quando interfere no sono. O médico irá perguntar sobre seus sintomas e examinar as pernas e pés. Especialistas também devem investigar outros sintomas, tais como dormência, inchaço ou cãibras causadas por doença subjacente. Em casos extremos são necessários outros testes, como exames de sangue e urina para descartar outras condições.
Tratamento de Cãibras Nas Pernas
A maioria dos casos de cãibras nas pernas pode ser aliviada por exercitar os músculos afetados. Exercer as pernas durante o dia, muitas vezes, ajuda a reduzir a frequência dos episódios.
Estica: Para alongar os músculos da panturrilha fique com a metade da frente de seus pés em um degrau, com os calcanhares pendurados na borda. De forma lenta reduza os saltos de modo que fiquem abaixo do nível do degrau. Mantenha a posição por alguns segundos antes de levantar o seu calcanhar de volta para a posição inicial. Repita várias vezes.
Medicações apenas são necessárias nos casos persistentes em que as cólicas não respondem ao exercício. Interessante notar que cãibras nas pernas ocorrem durante a gravidez e deve passar depois que o bebê nasce. Apenas tome remédio depois de consultar médicos especialistas. Quem toma medicamentos sem a indicação médica pode prejudicar os sintomas.
Tratar cólicas que ocorrem como resultado de uma doença hepática grave pode ser mais difícil. Seu plano de tratamento inclui o uso de medicamentos como relaxantes musculares.
Prevenção de Cãibras Nas Pernas
Quem costuma ter cãibras nas pernas, de modo regular precisa alongar os músculos para ajudar a prevenir a frequência;
Ao se deitar de costas, certifique-se de que seus dedos apontam para cima – colocando um travesseiro ao lado, no final da cama, com as solas dos seus pés apoiadas, o pode ajudar a manter os pés na posição correta;
Mantenha seus lençóis e cobertores leves.
Cãibras e Dores
Cãibras nas pernas são comuns. A causa é desconhecida na maioria dos casos. No entanto, alguns medicamentos e doenças, por vezes, prejudicam as pernas. Exercícios de alongamento podem prevenir. Comprimidos de quinino são aconselhados como um dos últimos recursos para quem tem dores regulares.
A cãibra é uma dor que vem de um músculo da perna. Também chamada de espasmo muscular, que é quando certa região muscular se contrai em excesso. Em geral ocorre na panturrilha, abaixo e atrás de um joelho. Os pés também podem ser afetados em níveis consideráveis, conforme aponta grande parte dos especialistas.
A dor das cãibras dura poucos minutos. Em alguns casos duram apenas alguns segundos, mas em certos casos pode existir por até dez minutos. A gravidade da dor varia. O músculo pode permanecer estirado por 24 horas.
Cãibras nas pernas em geral ocorrem quando se está descansando, à noite, na cama. Ela pode se tornar condição angustiante e o sono regular fica perturbado.
Cãibras Nas Pernas!
Pessoas têm cãibra ocasional. No entanto, ocorrem com frequência em certos organismos. São mais comuns em pessoas mais velhas. Cerca de um em cada três pessoas com idade superior a 60 anos e metade das pessoas com mais de oitenta anos de idade possui incidência nas pernas regulares. Quatro em cada dez pessoas têm nas pernas, pelo menos, três vezes por semana. Elas ocorrem todos os dias em algumas pessoas.
O Que Causa Cãibras Nas Pernas?
Na maioria dos casos a causa não é conhecida. Uma teoria é que as cólicas ocorrem quando um músculo que já está em uma posição encurtada fica estimulado a contrair. Isso acontece à noite na cama, como a posição natural que se encontra com os joelhos dobrados de modo leve e os pés apontando para baixo. Esta teoria explica porque exercícios de alongamento podem curar o problema.
Alguns medicamentos podem causar cãibras como efeito colateral. Excesso de esforço dos músculos também leva para a condição, assim como desidratação e condições que causam a alteração do equilíbrio de sais na corrente sanguínea (tais como um nível de potássio de sódio).
Causas raras incluem: Cirrose hepática, intoxicação por chumbo e sarcoidose.
Condições acima das cãibras seriam apenas um dos vários outros sintomas. Portanto, se está bem de outra forma, e não têm outros sintomas inexplicáveis, as cãibras nas pernas são susceptíveis da causa desconhecida (idiopática) e não devido aos pontos secundários.
Cãibras nas pernas são diferentes de uma condição chamada de síndrome das pernas inquietas. Nela as pessoas ficam desconfortáveis e se sentem com sensações de peso.
Qual o Tratamento Para a Cãibra Na Perna?
Alongamento e massagem no músculo em geral pode aliviar um ataque de cãibras. Os analgésicos não são úteis porque por não agir de rápido o suficiente. No entanto o remédio com paracetamol ajuda a aliviar o desconforto muscular e ternura que às vezes persiste por até 24 horas depois da cãibra.
Se cãibras não ocorrem com frequência, então não há tratamento específico necessário. No entanto, se tem dores frequentes, considere maneiras de prevenir.
Exercícios de alongamento são aconselhados. No entanto, há uma falta de boa evidência de pesquisa para provar que funcionem de maneira qualificada. Um estudo concluiu que exercícios de alongamento reduzem o número e a gravidade das cólicas, mas outras pesquisas não confirmam a ideia.