Você acabou de receber a notícia mais incrível de sua vida: será mãe. Com isso, nos próximos nove meses, irão acontecer diversas transformações radicais em seu corpo e em seu humor, além de serem exigidos diversos cuidados para que o seu bebê possa se desenvolver com saúde.
Um dos principais cuidados durante a gestação, é, sem dúvida, com a alimentação. Dessa forma, consultar regularmente um médico é fundamental para que ele possa acompanhar sua gravidez e verificar se será necessário adequação da dieta.
Em geral, durante a gravidez, os médicos recomendam aumentar a ingestão de ácido fólico, por meio de alimentos ou até com suplementos alimentares. Além disso, alimentos como o peixe cru estão proibidos.
Além dos alimentos, a gestante deve ter muito cuidado com os chás que ingere. Isso porque apesar de ser uma bebida de origens muito antigas e de ser um santo remédio usado pelas nossas avós para combater diversos problemas, desde dores de cabeça a resfriados, nem todos chás podem ser indicados para gestantes.
Isso porque existem algumas espécies de chás com propriedades abortivas, como os de cravo-da-índia e de canela, que não devem ser ingeridos em hipótese alguma pelas mulheres durante toda a gravidez.
Outros chás que não devem ser ingeridos pelas futuras mamães são os que contam com propriedades estimulantes, como o chá-mate e o preto, por serem ricos em cafeína, substância que deixa a gestante mais agitada, com taquicardia, o que pode provocar o aumento dos batimentos cardíacos, prejudicando tanto sua saúde como a do bebê em formação.
Até mesmo os chás queridinhos das dietas – verde e branco – não são recomendados para as gestantes, pois aceleram o metabolismo e a medicina ainda não avaliou todos os efeitos que eles podem provocar na gestante e no feto. Outros chás que são proibidos para as grávidas são: confrei, buchinha-do-norte, erva-de-bicho e rosa.
Mas não são todos os chás que estão proibidos para as futuras mamães. Os que possuem ação calmante e com coloração clara, como os de alfazema, erva-cidreira, erva-doce, camomila, valeriana e colônia, podem ser consumidos e até podem ajudar a amenizar enjoos e dores estomacais.
A grávida pode consumir os chás claros, e nesse caso, existe uma divergência entre os médicos: alguns incentivam o consumo desses chás, que consideram revigorantes e até mesmo úteis durante a gestação, mas outros especialistas advertem de que o melhor é não tomá-los diariamente, especialmente no primeiro trimestre de gravidez, quando o feto estiver em formação.
Já que existem poucos estudos comprovados a respeito dos efeitos das plantas e ervas medicinais, e os médicos ainda não têm uma opinião unânime, o melhor é sempre buscar orientação de seu médico obstetra, que é a melhor pessoa para avaliar e indicar quais são os chás mais indicados para que sua gravidez ocorra de forma tranquila e saudável.
No caso, nao deveria procurar um nutricionista para cuidar da alimentação ao invés de um médico?