Choro Excessivo em Bebês: O Que Pode Ser?

A mamãe de primeira viagem pode ficar completamente transtornada e sem saber o que fazer quando o filho começa a chorar excessivamente e claro, sem dizer o que se tente, já que nessa fase crianças não falam. O mesmo pode acontecer até mesmo com uma mamãe mais experiente, num segundo ou terceiro filho não conseguir lidar com a situação do choro excessivo do bebê. Na verdade, a falta de “saber o que fazer” se dá pela não identificação das possíveis causas. Sim, porque um bebê não chora excessivamente sem nenhuma razão, o motivo existe e cabe aos pais identificá-lo para conter o choro da criança.

Vejamos Algumas Coisas Sobre Bebês Que Os Pais Precisam Saber Antes de Identificar O Choro Excessivo!

Estamos falando de bebês com idade entre 0 a 6 meses e a única forma desses pequenos de se comunicarem é através do choro. Para começar, os pais precisam saber que uma criança nessa faixa etária chora, em média, normalmente, de 1 a 3 horas por dia. Não estamos falando de um choro consecutivo, mas sim, da quantidade total somada cada vez que o bebê chora.

Choro de Bebês

Choro de Bebês

O bebê chora porque tem sede, porque está cansado, porque tem fome, porque se sente só e tudo isso é bem normal, considerando que é a única forma que eles têm para se comunicar.

Esse período de choro é mais comum de manhã e antes de dormir, o que não quer dizer que o bebê não chore durante o dia. Porém, quando o choro do bebê ultrapassa essas três horas diárias, o máximo, e ele chora excessivamente é porque ele pode estar passando por um problema mais sério, que exigirá tratamento.

Veja As Causas Mais Comuns Que Podem Gerar Choro Excessivo No Bebê!

O choro de um bebê excessivo pode significar que ele está passando pelos seguintes problemas:

  • Pode ser que o bebê esteja sentindo cólica, muito comum nessa faixa etária.
  • Pode ser que o bebê se sinta sozinha ou esteja entediado.
  • Pode ser que o bebê esteja sentindo sede ou fome.
  • Pode ser que o bebê esteja com a fralda suja ou úmida e isto o esteja incomodando.
  • Pode ser que o bebê esteja com frio ou calor.
  • Pode ser que o bebê esteja com gases.
  • Pode ser que o bebê esteja com incômodo porque começa a nascer os dentes.
  • Pode ser que o bebê tenha espasmos musculares ou contrações que atrapalham o sono tranquilo.
  • Pode ser que ele esteja sentido dores consequência de algum tipo de doença.
  • Pode ser que ele tenha alguma infecção, que além do choro, a criança estará com febre.

Os Cuidados Que Os Pais Devem Ter Diante do Choro Excessivo de Uma Criança

Para identificar o que está sentido o seu filho e por isso ele está chorando excessivamente será necessário sempre observá-lo e claro, vale fazer tentativas. Se já faz um tempo que o bebê mamou pela última vez e se está próximo do horário de mamar de novo, pode ser sim, que seja fome. Dar uma olhada na fralda, tocar algumas partes do corpo do bebê para perceber se ele sente algum incômodo, entre outras coisas.

Veja Mais Dicas de Cuidados Com O Bebê em Caso de Choro Excessivo!

  • Todo bebê tem um pediatra, em cada consulta, peça conselhas e siga as recomendações médicas em casos descritos pelo profissional em caso de choro excessivo.
  • Caso você perceba que o choro excessivo do seu filho é falta de mamadeira mesmo que você o alimente de acordo com a orientação do pediatra, isto é, o seu bebê está ficando guloso. Marque uma consulta com o médico e relate o que está acontecendo para que ele te oriente a resolver o problema. Encher uma criança de comida não é caminho mais adequado.
  • Se você perceber que o choro do seu filho é em consequência de tédio ou de solidão, procure tocá-lo, mas evite  pegá-lo no colo. Deixe que ele te veja e converse com ele, mas não o tire da cama ou do carrinho correndo para que isso não vire uma maneira dele ter tudo o que quer, na hora que decide. Mantenha também brinquedos que distraiam o seu filho ao alcance das mãos dele.
Saiba Mais

Saiba Mais

  • Quando o choro de um bebê é em consequência do frio, você perceberá imediatamente quando pegá-lo e pressioná-lo junto ao seu peito, esse calor do corpo da mãe será o suficiente para acalmá-lo. Depois disso, vista as roupinhas de frio nele. Lembre-se que se você está sentindo frio, o seu bebê também estará, e às vezes até mais do que você. O mesmo serve para o calor.
  • Comece sempre verificando as fraldas e se o bebê está com algum tipo de assadura. Veja se a criança não foi picada por nenhum mosquito porque a coceira poderá causar o desconforto. Verifique também, em caso de fraldas de pano, se o alfinete está bem fechado ou se existe algum fio preso em alguma parte do corpo da criança.
  • Imediatamente pegue o termômetro e veja se o seu filho tem febre. Também olhe todo o corpinho do seu filho procurando manchas ou qualquer coisa estranha que possa está provocando a irritabilidade que gera o choro excessivo.

Leve O Seu Filho Ao Médico Quando Tiver Dúvidas Ou Não Identificar O Problema

Não seja teimosa, depois de esgotar todas as possibilidades, isto é, depois que você verificar tudo o que poderia ser e não encontrar um motivo, entre em contato com o pediatra do seu livro.

Um dia de choro excessivo e no dia seguinte já será hora de buscar ajuda de um pediatra. Em caso de febre, a ajuda deve ser buscada imediatamente porque pode se tratar de uma infecção, que pode está sendo causada por diversos motivos.

Veja As Perguntas Mais Comuns Que Você Terá Que Responder Ao Médico Sobre o Seu Filho!

  • Ele perguntará se os dentes do seu filho estão nascendo.
  • Ele vai querer saber se a criança fica muito tempo sozinha e os horários que ela come e bebe água.
  • Ele vai querer saber se a criança normalmente tem gases.
  • Ele vai querer saber se os pais da criança são muito ansiosos e nervosos.
  • Ele vai perguntar sobre a febre, se a criança fica irritada facilmente, sobre o apetite dela e se ela vomitou.

Com essas perguntas e exames físicos o médico irá diagnosticar o que está provocando o choro excessivo no bebê.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *