O exercícios físicos devem fazer parte da vida das pessoas, mas não é qualquer atividade que pode ser praticada em qualquer idade. Elas são divididas de acordo com a idade de cada um, e essa diferença tem que ser levada a sério, para evitar lesões ou problemas no presente, ou até mesmo qua apareçam no futuro.
Veja Os Exercícios Físicos Recomendados Para Cada Faixa Etária:
1- Aos 20 Anos
Quando uma pessoa chega aos 20 anos e não supera os 29, ela está passando por uma fase considerada de “socialização”. Levando em consideração esse período da vida, os especialistas em esportes e saúde, aconselham as atividades ligadas ao contato com outras pessoas, isto é, jogos em grupo, por exemplo, como basquete, futebol, entre outro. Mas, não é só pelo fato de estar com outras pessoas que o esporte de grupo é aconselhado neste fase da vida, outro fator é fato do corpo está mais preparado para receber fortes impactos, o que não quer dizer que estará livre de lesões.
Quando se começa praticar uma atividade física, o processo deve ser lento, e a frequência também é muito importante, se aconselha jogar 3 vezes por semana intercalando com outro tipo de atividade, como por exemplo, uma caminhada.
2- Aos 30 Anos
Se durante os 20 e poucos anos está tudo bem para sofrer impactos, na faixa dos 30, começa a se fazer necessário maiores cuidados, principalmente depois dos 35. É desse ponto em diante, que a nossa musculatura começa a decair. Por isso, é necessário fazer a musculação, para aumentar a massa e fazer a manutenção. Nesta fase da vida, é melhor dividir o treinamento em 2 vezes por semana, uma dedicada a exercícios aeróbicos, como a natação, e outros dois dias, na academia, com pesos. Um segunda é adotar exercícios diários, de 1 hora divididos em 30 aeróbico e 30 de resistência, não superando 3 vezes na semana.
http://www.youtube.com/watch?v=fTA_HvzPWU4
3- Aos 40 Anos
É nessa fase, que muitas mulheres correm o risco da osteoporose e por isso, além da alimentação rica em cálcio, necessário para os ossos, elas precisam de exercícios para ajudar no fortalecimento dos mesmos. As caminhadas, a dança e as corridas são exercícios físicos que podem e devem ser feito para quem está na casa dos 40 anos. Falando sobre a frequência, para que tenha retorno é necessário dedicar-se por pelo menos duas horas aos exercícios aeróbicos durante a semana. Até porque é necessária fase da vida, que se ganha peso mais facilmente. Outro bom exercício para quem superou os 40 é a prática de ioga, que auxilia na flexibilidade.
Depois dos 50 Anos
Nesta fase da vida, a força muscular diminui consideravelmente, em consequência, o corpo facilmente sofre lesões. O ideal, neste caso, é adotar atividades físicas que provoquem menos impacto, como a hidroginástica, o ioga ou a caminhada. Outra opção é a musculação direcionada para a terceira idade, que só pode ser praticada sob a supervisão de um profissional formado, que tenha conhecimento do assunto. Com a musculação será notado uma expressiva melhora nas atividades que devem ser feitas diariamente, porque ela faz com que a pessoa tenha mais disposição.
http://www.youtube.com/watch?v=QmNzwNI4DSM
Em Todas As Idades: Alongamento
Se alguns exercícios são adequados para determinadas idades e para outras, nem tanto, o alongamento é bem mais democrático. Ele deve e pode ser praticado por pessoas de todas as faixas etárias, que estão fazendo atividades física.
Os médicos explicam a importância do alongamento, uma vez que o corpo é uma máquina que deve funcionar perfeitamente com todos os seus detalhes, como as articulações, ossos e músculos, mas que ao longo do tempo vai perdendo a “potência”. O músculo, por exemplo, quando não trabalhado, acaba perdendo o seu tamanho normal e acaba funcionando de forma insatisfatória. Quem consegue manter os músculos no tamanho normal deles, tem mais facilidade de fazer os movimentos e diminui a possibilidade de sofrer alguns problemas como contraturas, tendinites, entre outros.
E nesse ponto, entra o alongamento, que deve ser feito habitualmente, todos os dias da semana.
Na saída do trabalho, depois de ficar horas sentadas em um avião ou durante a faxina de casa, é sempre bom dar uma pausa e fazer um alongamento. Porém, é muito importante fazê-lo antes de praticar qualquer atividadee física. Faz parte do aquecimento inicial, dos músculos e aumentará a eficiência do treino.
Uma vez terminados os exercícios, basta movimentar suavemente todo o corpo, para que o músculo se relaxe mais rapidamente.
As Crianças Também Devem Estar Em Movimento
Os exercícios em academia, particularmente a musculação, deve ser iniciada somente quando a criança supera a fase de crescimento, acima dos 20 anos seria a época mais adequada. Já os esportes, em geral, podem ser iniciados quando se é ainda criança. Aliás, é uma ótima época para aprender e desde início manter uma vida saudável.
O exercício mais completo e aquele recomendado pela maioria dos médicos, a natação, pode ser praticada por bebês.
Já adolescentes jovens devem evitar a academia, a musculuação, principalmente sem o acompanhamento de um profissional.
Os pais devem incentivar os filhos desde cedo a não deixar a preguiça comandar e além de frequentar as aulas de esporte da escola, criar oportunidades para que eles se mexam.
Não Faça Exercício Físico Sem A Ajuda de Um Profissional
- Quem quer praticar uma atividade física deve ficar de olho em que está oferecendo o curso. É muito importante que a pessoa tenha o acompanhamento de um profissional. Um exercício feito de modo incorreto pode provocar sérias lesões e comprometer o corpo.
- A postura na hora de praticar atividades física também é muito importante. Fazer um exercício com a coluna torta, por exemplo, pode gerar um grande problema de postura no futuro ou até situações mais graves.
- Outro detalhe importante, é aquele de fazer uma avaliação física antes de começar qualquer exercício. Você precisa conhecer bem as suas limitações para evitar problemas futuros e até mesmo no presente.
- Na academia, fazendo musculação, nunca tente pegar o peso maior do que aquele que você realmente suporta. Esse é um modo “simples” de sofrer uma lesão.