Durante a gestação, a mulher passa por muitas mudanças: físicas, hormonais e emocionais. Neste período o corpo da mulher se modifica, e se não forem tomadas as devidas precauções há um aumento na curvatura coluna. Além disso, o desenvolvimento do bebê pode causar dores lombares.
A mulher também está propensa a ter inchaços e ter uma respiração ofegante por causa das mudanças no seu corpo. Todos esses sintomas podem ser amenizados com a fisioterapia para gestantes. Antes do início das atividades, a gestante passará por uma avaliação para definir o que será feito.Logo após o início dos exercícios, algumas sessões de drenagem são recomendadas.
A fisioterapia poderá proporcionar para as futuras mamães uma gestação mais saudável. É importante que a gestante escolha um profissional competente, credenciado, que a oriente corretamente nesta fase da sua vida. O profissional que irá acompanhar essas atividades deve verificar periodicamente os sinais vitais da gestante, como pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória.
Além do bem-estar físico, a fisioterapia também pode influenciar positivamente na autoestima e, através do condicionamento físico, trazer uma maior segurança na hora do parto.