A folha santa, também conhecida como folha da fortuna, folha costa, folha grossa, corama, erva da costa, escama de pirarucu, tem o nome cientifico Kalanchoe pinnata, pode chegar a um metro e meio de altura, com média de setenta e cinco centímetros, possui um caule de cor clara e os outros em tom avermelhado, e suas folhas são tubulosas e hermafroditas, com tons amarelados ou avermelhados. Quando se retira uma folha e a coloca na sombra, a própria brota e gera uma nova planta.
Benefícios
A planta possui propriedades , antiviral, anti-inflamatórias, antifúngicas, antimicrobiano, emolientes e cicatrizantes. Assim ela possui um grande poder medicinal, era usada pela população indígena como uma panaceia, algo que cura tudo ou quase tudo, seus princípios ativos são as mucilagens, taninos, ácidos gástricos, sais minerais e glicosídeo, a digoxina e a digitoxina. Um fato interessante é que quase todos seus usos tradicionais são comprovados cientificamente, realmente funcionam. Com o seu uso pode se aliviar coqueluche, asma, bronquite, e outras diversas infecções respiratórias, também é eficiente no tratamento de dores de cabeça, enxaqueca, disenteria, diarreia, cólicas e distúrbios menstruais, equilibrar o diabetes; eliminar ou reduzir cálculos renais, insuficiência renal ou pedra nos rins, febre, gripes e resfriados, tuberculose, prisão de ventre, ansiedade e depressão, e tem diversas outras indicações. No uso externo pode ser usada para tratamento de queimaduras, dermatoses, contusões, cortes, dermatites e furúnculos; acnes, espinhas, calos e catapora.
Ela não é indicada para gestantes e lactantes, por ser considerada um estimulante uterino, podendo colocar o bebe em risco. Ela não deve ser utilizada por longos tempos e também não é indicada em pessoas com deficiência imunitário.
Como Utilizar?
Para o consumo interno, deve-se bater uma folha com uma xícara de água no liquidificador, bater bastante e coar, e tomar, é indicado para a gastrite, pode-se repetir o processo por no máximo trinta dias e depois cessar o uso, esse suco pode ser consumido duas vezes ao dia, em jejum ou entre as refeições. Também pode ser feito uma mistura de uma colher de folhas amassadas com um xícara de leite morno, esse caso é indicado para ulceras estomacais e tosses.
Para o consumo externo, aquecer a planta e colocar ela sobre o ferimento, esse processo é indicado para queimaduras e furúnculos, se for outro ferimento, é indicado fazer uma pasta com a folha e colocar sobre o ferimento. Para dor de ouvido, pode-se amassar em pilão com uma colher de glicerina, e pingar de duas a três gotas no ouvido dolorido, duas vezes ao dia.
Combinada com medicamentos pode potencializar o efeito de barbitúricos e de glicosídeos cardiotônicos, além dos efeitos dos medicamentos imunossupressores.
Dicas Para o Cultivo
É necessário regar a planta a cada 10 dias, ela pode ser plantada sob sol pleno, ou meia sombra, pode também ser cultivada em solo com poucos nutrientes, desde que mantenha-se o solo úmido, misturando palha na terra. Deve-se realizar uma pode anual, para reforçar as folhas da planta, e fertilizar o solo. Pode-se colocar adubo orgânico duas vezes ao ano. Seguindo essas dicas a sua planta estará sempre saudável, e livre de pragas.
A planta é extremamente benéfica, sendo assim uma boa planta para cultivar em seu jardim.