A frigidez é a falta de desejo sexual que ocorre entre as mulheres. Na maioria dos casos, essa falta de desejo ao sexo está diretamente relacionada a fatores psicológicos e/ou sociais, mas também pode ser causada pela monotonia conjugal e falta de diálogo entre os parceiros.As causas podem ser classificadas em 2 tipos:
– Orgânicas: dispareunias (dores na hora da relação), vaginismo (dor na relação sexual por contratura involuntária da musculatura perineal) e anorgasmia (ausência de orgasmo).
– Psicológicas: vivências sexuais destrutivas, como abusos sexuais na infância, culturas empíricas ou religiosas, medo de engravidar, experiências obstétricas que trouxeram algum trauma, timidez da mulher e didáticas inadequadas no relacionamento com o parceiro.
O tratamento constitui-se em acompanhamento psicológico do casal para identificar a real causa da frigidez. É importante ressaltar que o diálogo entre o casal é fundamental para um bom relacionamento sexual entre ambos. Inovar é um bom caminho, novos ambientes e fantasias sexuais podem ser explorados se for o caso de monotonia conjugal.