Um padrão de traços e comportamentos que significam paixão e obsessão consigo mesmo, com exclusão de todos os outros e a busca egoísta e cruel de uma gratificação, dominância e ambição. A maioria dos narcisistas, cerca de 75% dos afetados por este transtorno são homens.
Para atender o diagnóstico de um transtorno de personalidade, comportamentos problemáticos do paciente deve aparecer em dois ou mais dos seguintes domínios:
- Percepção e interpretação do povo eu e outros
- A intensidade e a duração dos sentimentos e da sua adequação às situações
- Relações com os outros
- A habilidade para controlar os impulsos
É importante notar que todos os transtornos de personalidade são considerados como tendo seu início no final da adolescência ou início da idade adulta. Os médicos raramente dão um diagnóstico de transtorno de personalidade para crianças sobre os motivos que as personalidades das crianças ainda estão em processo de formação e podem mudar consideravelmente com o tempo em que eles entrarão em sua adolescência.
Definição
A NPD é definida mais especificamente como um padrão de grandiosidade (exageradas de talentos, a importância, ou especialidade), em fantasias particulares do paciente ou um comportamento passivo, uma necessidade de constante admiração de outros, e uma falta de empatia pelos outros.
O termo narcisista é derivado de uma antiga lenda grega, a história de Eco e Narciso. Segundo a lenda, Eco era uma ninfa da floresta que se apaixonou por Narciso, que era um homem extraordinariamente belo. Ele desdenhosamente rejeitou suas expressões de amor. Ela foi definhando com isso e morreu.
O Deus Apolo ficou irritado por o orgulho de Narciso e o condenou a morrer sem nunca conhecer o amor humano. Um dia, Narciso estava sentindo sede, viu uma poça de água limpa nas proximidades, e se ajoelhou ao lado dela, a fim de mergulhar as mãos na água e beber.
Ele viu seu rosto refletido na superfície da água e se apaixonou por seu próprio reflexo. Não sendo possível obter uma resposta a partir de sua própria imagem na água, Narciso acabou morrendo como Apolo desejara, ao lado da piscina.
Teoria
Havelock Ellis, um psicólogo britânico, utilizou pela primeira vez a história de Eco e Narciso, em 1898, como uma sinopse para explicar o egocentrismo patológico. A palavra narcisista tem sido parte do vocabulário da psicologia e psiquiatria desde então. Eles têm, no entanto, os temas de várias controvérsias.
Para compreender a NPD, o leitor pode achar útil ter um resumo das diferentes teorias sobre o narcisismo de seres humanos, sua relação com outros transtornos psiquiátricos, e suas conexões com a cultura geral. NPD é único entre os transtornos de personalidade em que foi transformado em um símbolo dos problemas e insatisfações da cultura ocidental contemporânea como um todo.