O exercício regular durante a gravidez é muito útil para a saúde geral da gestante e pode ajuda-la a se sentir melhor. É complicado encontrar conforto durante a gravidez, de modo a maximizar suas chances de tomar o tempo de exercício com frequência!
Se você normalmente não faz exercício, você ainda pode iniciar um programa de treino, é bom lembrar que você deve consultar o seu médico primeiro, para ter certeza de que é seguro no seu caso. Se você é completamente inexperiente na realização de exercícios regulares, é prudente começar os treinos apenas 2 ou 3 dias por semana, depois aumente a frequência de dias conforme você se acostumar com a atividade física rotineira.
Além disso, imponha um limite sobre a quantidade de atividade física que você faz durante o primeiro par de semanas. Limite-se a tentativa de um par de conjuntos ou alguns minutos de cada exercício, aumentando a quantidade de repetições ou minutos, o quanto você achar que pode.
Quem Já Faz o Exercício
Se você já se exercitava antes de esperar o bebê, pode manter o regime regular, mas deve ir mais devagar com o ritmo. Não exerça tanta carga em cada sessão de treinamento. Se for praticar corrida, simplesmente não faça essas atividades com a mesma duração como você normalmente fazia, principalmente porque pode exigir mais de você. Conforme sua gravidez se desenvolve, tente evitar exercícios que exigem equilíbrio, pois isso irá alterar como você se move ao longo da gravidez.
Fazer caminhada é a sessão de exercício perfeita para realizar. Conforme descrito anteriormente, alguns exercícios são seguros para se fazer, mas você deve estar atenta para não se sobrecarregar. A aeróbica de baixo impacto, particularmente a natação, ciclismo e outros exercícios semelhantes são boas atividades para se praticar.
O Momento De Parar
Há ocasiões durante uma gravidez em que o exercício realmente deve ser definitivamente evitado. Se você está em risco de ter um aborto, sangramento ou ocorrências deste tipo, é porque você tem uma placenta baixa, uma história familiar de trabalho de parto prematuro, por isso o exercício provavelmente não é uma boa idéia.
Consulte o seu médico se você gostaria de começar uma rotina de exercícios de baixo impacto e esforço, mas não inicie nada antes de ter suporte médico.
Além disso, existem diversas atividades que devem ser abortadas durante todas as fases da gravidez. Acima de tudo, não desempenhe atividades difíceis, como futebol, vôlei ou basquete. Esqui e passeios a cavalo não devem ser praticados, pois há alto risco de queda.