Perigos da Bebida Alcoólica

A humanidade conhece e consome bebidas alcoólicas desde muito tempo, porém, não como fazemos hoje em dia. Quando não existia o processo de destilação as bebidas passavam pelo processo de fermentação o que fazia com que o teor de álcool fosse bem mais baixo.

Dentre as principais bebidas alcoólicas que existiam nesses primórdios estão a cerveja e o vinho. O grande problema em relação as bebidas alcoólicas está no fato de que elas são psicotrópicas, o que significa que causam dependência e alteram o comportamento do indivíduo.

Mudança de Comportamento

Quando alguém diz “Fulano não é mesmo quando bebe” está de certa forma certo, pois com as mudanças de comportamento que o álcool causa o fulano pode mesmo apresentar alterações de humor. Tudo começa com a alteração do humor que vem junto com uma sensação de euforia.

Os Riscos

Os Riscos

Passada essa animação inicial a pessoa começa a sentir sonolência, nessa fase a coordenação motora passa a ficar comprometida e o comportamento se torna depressivo. O álcool age diretamente no sistema nervoso central e isso é o que causa essas mudanças.

Saiba que, além disso, o álcool ainda compromete algumas partes do cérebro que são responsáveis pela aprendizagem, memória, autocontrole e motivação. Em grande parte o perigo que o álcool representa está no fato de ser uma droga depressora. Isso faz com que cause efeitos parecidos com aqueles da depressão como tonturas, sonolência, náuseas, distúrbios do sono entre outros.

As Bebidas Alcoólicas do Brasil

Dentre as principais bebidas comercializadas no Brasil estão cerveja, vinho, uísque, cachaça, licor, conhaque e coquetéis. Pesquisas sobre essas bebidas apontam um dado alarmante que os jovens na faixa etária entre 13 e 18 anos tem grande facilidade para comprar essas bebidas. Lembrando que os menores de 18 anos não podem comprar e nem consumir bebidas alcoólicas.

Etanol – O Álcool das Bebidas

O álcool utilizado no fabrico de grande parte das bebidas é o Etanol cuja fórmula é CH3CH2OH. Esse tipo de álcool está presente em combustíveis, produtos de limpeza entre outros. Trata-se de uma substância muito perigosa que pode atingir vários órgãos do corpo como o coração, o fígado entre outros.

Como o Organismo Metaboliza o Álcool

O responsável por metabolizar o álcool é o fígado e o órgão leva mais ou menos uma hora para conseguir dar conta de uma dose de bebida alcoólica. Uma dose é o equivalente a uma taça de vinho, uma lata de cerveja ou mesmo uns dois dedos de uísque.

Sendo assim quando a pessoa ultrapassa o limite que o corpo aguenta em uma hora começa a ser feito o acúmulo de acetaldeído no sangue. Essa substância é uma derivação do álcool e pode causar problemas como dor de cabeça, tonturas e náuseas.

A Ressaca

Saiba que essa substância continua no seu sangue durante muitas horas mesmo depois que todo o álcool foi eliminado. A ressaca é ainda uma consequência do fato de que o fígado aumenta a produção de enzimas para poder absorver o álcool e assim o seu sistema nervoso central acaba ficando muito estimulado. Quando você para de beber o organismo ainda está trabalhando num ritmo acelerado.

A partir do momento que o organismo se dá conta de que a ingestão de álcool terminou começa a reduzir o seu ritmo e fica mais lento. Vale lembrar que depois de alguns minutos de tomar um drinque a concentração do álcool no cérebro é quase igual a aquela que está na corrente sanguínea.

Saiba Mais

Saiba Mais

Problemas de Saúde Causados Pelo Álcool

Crise de Abstinência

Um dos principais problemas causados pelo álcool é a crise de abstinência pela qual os indivíduos dependentes passam. Basicamente quando ficam um tempo sem ingerir álcool essas pessoas passam a ter alucinações, ansiedade, náuseas, convulsões entre outros problemas.

Esteatose e Cirrose

Devemos lembrar ainda que o consumo da bebida alcoólica pode acarretarem vários problemas de saúde como a esteatose que consiste no acúmulo de gordura no fígado e que pode evoluir para um quadro de cirrose. Em geral a cirrose somente pode ser curada através de um transplante de fígado, pois no órgão afetado é irreversível.

A pessoa que tem cirrose fica com a pele amarelada, a barriga incha, há desnutrição e dores intensas no abdômen. Além disso, ainda pode ser que a pessoa sangre pelo nariz e tenha crises de vômito.

Miocardite – Inflamação do Miocárdio

Quem faz um consumo muito intenso de álcool pode ainda sofrer de uma doença chamada Miocardite que consiste na inflamação do miocárdio. Essa doença de caracteriza por tonturas e falta de ar que podem acarretar em arritmia cardíaca.

Pancreatite – Inflamação no Pâncreas

O álcool em excesso ainda pode causar uma doença chamada de pancreatite que consiste na inflamação do pâncreas. A doença se manifesta por meio de dores de barriga e diarréia e se não for corretamente diagnosticada e tratada pode se converter em diabetes.

Neuropatia

Outra complicação de saúde que pode acontecer devido ao álcool em excesso no organismo é a neuropatia que é basicamente uma alteração nos nervos. Essa alteração consiste na perda de tato e formigamento nas mãos.

Lesão no Cérebro

Um dos mais graves problemas de saúde que é causado pelo álcool é uma lesão no cérebro. Essa lesão pode comprometer a memória e causar uma alteração drástica no comportamento do indivíduo.

Por Que as Pessoas Bebem Tanto?

Quando o álcool é consumido em pequena quantidade age aumentando a produção de dopamina que é o neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. Tentando fazer essa sensação ser prolongada as pessoas continuam bebendo e quanto mais álcool tem em seu organismo mais o neurotransmissor do sono trabalha.

Quem não sabe a hora de parar e continua bebendo provavelmente irá enfrentar uma ressaca e tanto no dia seguinte. A dor de cabeça é apenas uma parte dos motivos para se arrepender de ter bebido todas. Nesse ponto podemos responder a pergunta formulada acima, por que as pessoas bebem tanto se sabem o que vai acontecer?

O que acontece é que grande parte dos indivíduos não sabe a hora de parar porque não conhece os seus próprios limites. A sensação de euforia e bem-estar que a bebida alcoólica proporciona logo no começo faz com que a pessoa continue bebendo sem perceber que logo irá chegar às outras etapas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • No Irã bebida alcoólica é proibida, no Brasil é obrigatória…

    Suricato 26 de novembro de 2016 23:24

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *