Relação Entre Rins, Ossos e Coração

Cuidados em Comum

De acordo com nefrologistas, o cuidado com a saúde renal pode evitar complicações cardíacas e nos ossos. O benefício em manter um acompanhamento periódico não só serve como preventivo para os rins como também pode evitar o infarto e a osteoporose. Para os especialistas quem quiser ter ossos e sistema cardíaco saudáveis deve cuidar da função renal, pois esses três componentes do corpo estão relacionados entre si.

Relação dos Órgãos Entre Si

Tais profissionais da saúde são unânimes em afirmar sobre a necessidade de ficarmos atentos ao funcionamento renal, já que ele está interligado ao sistema cardíaco e ao metabolismo da massa óssea no organismo dos seres humanos.

Relação

Para que o corpo do indivíduo funcione bem ele deve ter uma dieta adequada e uma dedicação especial aos rins. Com a idade, a funcionalidade do rim pode sofrer alguma deficiência. Esse déficit pode acelerar a perda de massa óssea do indivíduo que se encontre nesta situação.

Principais Funções dos Rins

Os rins exercem a importante função no organismo humano de filtrar as impurezas contidas neste, além de serem necessários para a ativação da vitamina D. Aqui torna-se mais clara a relação do funcionamento renal com a osteoporose. A vitamina D, como se sabe, é importante para a manutenção de cálcio no corpo. Assim, conseqüentemente, sem essa vitamina há perda de cálcio nos ossos.

Rins

O coração também interliga-se ao funcionamento dos ossos e dos rins, à medida que que a contração do músculo cardíaco também necessita de cálcio na corrente sanguínea. Logo, se em virtude de uma insuficiência renal houver baixos níveis de cálcio o corpo responderá ao déficit através de uma aceleração do metabolismo corporal que terá, como consequência, a queima do armazenamento que existe naturalmente no organismo, uma espécie de reserva para que o coração da pessoa continue funcionando normalmente.

Perda da Função Renal

Geralmente, a perda do funcionamento dos rins é assintomática, assim como a osteopenia e a osteoporose em estágios iniciais também o são, ou seja, não apresentam sintomas evidentes. Ainda no que toca à osteoporose, pode-se dizer que esta afeta mais as mulheres que os homens.

Quando os primeiros sinais dessas doenças são detectados elas já estão em um estágio avançado essas doenças encontram-se em um estágio avançado, fato que traz consequências graves para o organismo do indivíduo. No caso da osteoporose, os ossos tornam-se mais sensíveis, ficando vulneráveis à fraturas na bacia ou fêmur, por exemplo.

Já sobre o déficit do funcionamento normal dos rins as complicações são ainda maiores podendo subjugar o paciente à uma doença renal crônica, quadro clínico em que necessita do tratamento de diálise, ou em casos mais graves de um transplante renal.

Funções

O corpo humano, como um todo, pode demonstrar que não está em equilíbrio através de sinais que o organismo vai emitindo por meio de órgãos que não necessariamente estejam acometidos.

Por exemplo, partindo-se de problemas de coração, previamente detectados, é possível buscar tratamento para contornar o risco de infarto. É por este motivo que um acompanhamento regular do seu médico, capaz de avaliar o funcionamento dos seus rins, se faz importante para a que sua saúde esteja em harmonia.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *