Saúde no Trabalho

A preocupação com o bem estar dos empregados vem se tornando uma das principais metas dos empresários, pois sabe-se que para ter sucesso na produção é preciso ter qualidade de vida no trabalho. Um empregado que trabalha em condições adequadas, que sejam principalmente saudáveis e não representem perigo à saúde, trabalha muito melhor e a produtividade aumenta.

Saúde no Trabalho

Saúde no Trabalho

Dar segurança ao trabalhador não é simplesmente um ato consciente, mas antes de tudo é seguir as regras determinadas pela lei brasileira. A boa notícia é que obedecer as normas, revelam pesquisas, faz com que estas empresas que adotam as práticas de Segurança e Saúde do Trabalho aumentem de forma significativa as suas receitas.

Saúde no Trabalho

Saúde no Trabalho

Os estudos sobre a relação do bem estar no trabalho e a produtividade, revelaram que para cada 1 dólar gasto para melhorar o ambiente dos empregados, promovendo a saúde, 4 dólares entram no caixa. A constatação é simples, as empresas têm uma imagem mais forte diante do público quando demonstram preocupação com os seus trabalhadores, a produtividade aumenta e se gasta menos com acidentes de trabalho, doenças, assistência à saúde e ausência dos empregados.O SESI por exemplo, dá consultoria para as empresas que querem seguir de forma completa as regras do SST. Eles possuem uma metodologia própria, que ajuda a entender de forma simples a legislação vigente e como lidar com os problemas.

Saúde no Trabalho

Saúde no Trabalho

Além disso, o SESI oferece cursos de primeiros socorros e de formação de brigadistas da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Todo esse suporte reduz o risco de acidentes e previne doenças no ambiente de trabalho.Com a consultoria do SESI, ou de qualquer outro órgão capaz de explicar e exemplificar o funcionamento de uma empresa seguindo as normas de segurança, é preciso que todos os empresários adotem essa postura. O Brasil ainda ocupa o posto 9 no ranking de acidentes laboratoriais, segundo revelou a pesquisa promovida pelo Anuário Estatístico da Previdência. Os números precisam ser reduzidos para melhorar a vida da empresa e do trabalhador.Existe uma Norma Regulamentadora para a saúde do trabalho que diz respeito ao uso do computador, que faz parte da legislação trabalhista, é a NR-17. Nela estão destacados os problemas que o uso do computador pode provocar com o uso contínuo no trabalho.Outros fatores devem ser levando em consideração quando se quer ter um ambiente de trabalho saudável, como temperatura, tipo de iluminação, ruídos, entre outros. É claro, que a periculosidade e o que deve ser feito para garantir a saúde no trabalho, varia de acordo com o tipo de trabalho exercido.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *