O tratamento do alcoolismo, isto é, do doente denominado alcoólatra, o que significa ser dependente do álcool sem controle, começa com a aceitação do doente de que precisa de ajuda. Não existe uma medicação que impeça o dependente de sentir o desejo incontrolável de consumir bebidas alcoólicas.
Existem muitas tentativas e pesquisas com o objetivo de encontrar uma substância e criar um remédio para controlar o alcoolismo, como o naltrexona, acamprosato e ondansetrona, mas até agora nada se mostrou eficaz.
O alcoólatra primeiro deve aceitar que é um dependente, o que é muito difícil, porque a grande maioria pensa que ainda possui o controle nas mãos. Quando ele entende que precisa de ajuda, é tratado em clínicas especializadas, que auxiliam o paciente nas crises de abstinência. A participação nas reuniões do AA, o grupo de alcoólatras anônimos, também é muito importante para manter o dependente longe do vício. Uma vez que o alcoolismo entra na vida de uma pessoa, ela deverá vencer todos os dias a vontade de ingerir bebidas alcoólicas.