Aparelhos que Turbinam a Musculação

Hoje a busca pela beleza é elevada, cada vez mais as pessoas buscam por procedimentos, produtos e outras formas de alcançar uma estética apreciável, que eleve a sua auto estima  e ainda gere um bem estar. Essa supervolorização com os cuidados estéticos deixou de ser vista inteiramente de uma forma negativa por muitos críticos e virou questão de saúde, além de ser também questão de ser visto bem socialmente ou até mesmo uma questão profissional, já que a estética pode, e têm, influencia na conquista de emprego. Dentro dessa preocupação com a estética uma das maneiras que as pessoas utilizam para estar de bem com seu exterior é realizando atividade física, através de exercícios aeróbicos e anaeróbio como a musculação. Os exercícios aeróbicos são o foco daqueles que pretendem perder peso, já a musculação focam aqueles que pretendem ganhar massa magra e definir o corpo exercitando a musculatura. Nesse texto trataremos da musculação. Daremos um enfoque naqueles que pretendem ganhar peso definindo e aumentando sua massa muscular.

Aparelhos Que Turbinam A Musculatura Sem Realização De Atividade Física

Na busca de um corpo turbinado muitos não querem realizar os esforços necessários e perder horas cansativas malhando em aparelhos de academia e por isso são atraídos por propraganda e clínicas que prometem um corpo com musculatura definida sem levantar nenhum pesinho de 0,5 kg. Um dos equipamentos mais mostrados nessas clínicas de estética são os equipamentos de eletroestimulação muscular. Esse equipamento é muito utilizado na fisioterapia para auxiliar na melhora motora de pacientes que perderam seus movimento devido um acidente vascular cerebral ou a algum trauma que gerou ruptura de nervo ou outra patologia. Na área da estética o tipo de corrente elétrica que é usada para promover o aumento da musculatura é a de estimulação muscular eletrônica, conhecida por muitos como corrente russa.

Será Que Esses Equipamentos Que Não Exigem Atividade Física Dão Resultado?

A utilização da corrente russa para gerar aumento da musculatura sem realizar em conjunto atividade física resistida é ainda contraditória. Apesar de ser usada em clínicas para fins estéticos é verificado em artigos que se a utilização desse equipamento for sem a realização conjunta de exercícios resistidos, para aqueles mesmo grupos musculares trabalhados pelo equipamento, não há resultado significativo. Foi feito uma pesquisa onde se aplicou a corrente russa em pessoas que não realizavam atividade física e observou o ventre muscular no início e no final da pesquisa. Ao final do estudo não foi verificado nenhum resultado significativo na aplicação da corrente russa.

O Que Fazer Para Dar Aquela Turbinada Na Musculatura

Como ainda não foi encontrado a forma fácil, sem gasto de energia e suor para aumentar a musculatura do corpo ficando todo definido o jeito é partir para a academia e levantar peso! Na academia encontramos uma diversidade de aparelhos que são direcionados para trabalhar um grupo muscular específico. Temos o equipamento abdutor que trabalha a musculatura da coxa que faz o movimento de “fechar a perna”, temos o equipamento de flexão de pernas, aparelho de remada  que trabalha musculatura posterior das costas, leg press 45°, que trabalha o musculatura posterior da coxa e glúteo, supino, além de outros vários equipamentos que auxiliam a turbinar a musculatura. Além dos equipamentos temos os pesos que podem ser colocados presos aos pés, braços ou outra parte do corpo que se deseja trabalhar e os halter.

Diante desses equipamentos são realizados séries com algumas repetições e para se obter o resultado de aumento da massa muscular a quantidade de série, repetições, tempo de descanso entre as séries e velocidade das repetições devem ser estabelecidas com cuidado.

Como Deve Ser o Treino De Quem Quer Aumentar A Massa Muscular?

Para aumentar a massa muscular utilizando os aparelhos citados acima, e outros aparelhos, as séries devem conter entre 8 e 12 repetições. Precisa ser realizado 3 ou 4 séries e o intervalo de descanso entre uma série e outra deve ser de 60 segundos a 90 segundos. Para melhores resultados de aumento de massa muscular esse intervalo entre as séries pode ser reduzido para menos de 60 segundos podendo chegar até 45 segundos. A carga a ser levantada deve ser entre 60% e 80% da repetição máxima (que é o máximo de carga que uma pessoa consegue levantar ao realizar um movimento). Outro fator que deve receber atenção no treino é para a velocidade do exercício, essa deve ser lenta, mas não deve ser realizado lentamente por vontade própria mas sim porque a resistência do peso na musculatura é grande o suficiente para não deixar com que o indivíduo consiga realizar de forma rápida o movimento. Tanto o movimento de ida como de volta deve ser realizado de forma lenta. O número de repetições não deve ser pequeno e nem grande demais, pois nesses dois casos a quantidade de proteínas degradada é pequeno e o aumento da musculatura depende dessa quantidade de proteínas degradas.

Alimentação Para Quem Deseja Aumentar A Massa Muscular

Algo que pode potencializar os resultados que se esperam com o treino vigoroso na academia é manter uma alimentação adequada. A alimentação para quem deseja aumentar a massa magra do corpo é baseada no consumo de proteínas. A quantidade estabelecida de proteínas para indivíduos sedentários é de 0,8 gramas por kg de peso do individuo e para indivíduos que praticam atividade física ou são atletas a quantidade recomendada de consumo de proteínas é entre 1 a 2 gramas por kg do peso do indivíduo. É recomendado o consumo de proteínas pois essas que respondem ao suprimento de aminoácidos que garantem o crescimento e desenvolvimento da musculatura esquelética da pessoa, mas deve-se tomar cuidado para não ingerir proteínas em excesso, já que a ingestão em quantidade maior do que o necessário será prejudicial pois transforma-se em gorduras e são armazenadas no tecido subcutâneo. Além disso, se o consumo de proteínas for excessivo o fígado e os rins podem se sobrecarregar,já que esses órgãos estão relacionados com o metabolismo proteíco, e essa sobrecarga pode danificar esses órgãos.


Alguns exemplos de alimentos ricos em proteínas são: ovos, grão de bico, leite, carne, feijão, ervilha, soja, dentre outros.

Portanto, para se conquistar uma musculatura desenvolvida e bonita é necessário determinação e garra em treinos intensos, além de se manter em uma alimentação regrada e balanceada, consumindo alimentos que irão suprir as suas necessidade calóricas e nutricionais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Artigos Esportivos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *