Correr

 

Todos temos conhecimento da importância dos esportes e do bem que faz levar uma vida saudável. Um dos esportes que traz um aspecto bonito e definido ao corpo é a corrida.

O ato de correr exige preparo e dedicação. Ao correr é lançado sob o joelho uma carga de três vezes seu peso, por isso é importante não começar, logo de cara, para quem não esta acostumado a prática diária de uma atividade com a corrida.

Benefícios da Corrida

O ato de correr proporciona uma série de benefícios, que vão muito além de manter o corpo em forma. Esportes como a corrida desempenham um papel fundamental em nosso corpo como um todo, sendo excelente para o cérebro, no que diz respeito ao aprendizado, humor e à memória.

Abaixo, listamos alguns dos principais deles para te inspirar a começar agora mesmo a praticar essa atividade. Confira!

  • Mais disposição física.
  • Ajuda a perder peso.
  • Ajuda a manter a forma.
  • Mente saudável.
  • Tonifica as coxas.
  • Trabalha toda a parte de resistência muscular.
  • Contribui para a melhoria das funções dos rins, que atua filtrando o sangue, e diminui a quantidade de substâncias tóxicas circulando em nosso corpo.
  • Melhora muito a qualidade do sono.
  • Eleva a autoestima.
  • Diminui os riscos de ter um infarto.
  • Promove maior sensação de bem-estar.
  • Ativa a circulação sanguínea, reduzindo problemas do coração.
  • Melhora os níveis de colesterol
  • Aumenta a massa muscular.
  • Acelera o metabolismo.
  • Ajuda na formação de massa óssea, contribuindo para a prevenção de lesões, como é o caso da osteoporose, por exemplo.
  • Atua no combate à depressão e ao estresse.
  • Melhora a atividade cardiorrespiratória.
  • Diminui a variação da pressão arterial quando em repouso.
  • E muito mais…

Benefícios de Correr Que Vão Além da Estética

Como dissemos, a corrida oferece inúmeros benefícios, que não se resumem somente à parte estética. Abaixo, vamos apresentar quais são os benefícios “invisíveis” ao praticar corrida. Acompanhe abaixo:

1 – É excelente no tratamento de problemas como depressão e ansiedade. Em muitos casos, pode ser tão eficaz quanto os remédios. A prática de corrida e de demais atividades aeróbicas por, pelo menos, 3 vezes na semana, contribui para diminuir os sintomas da ansiedade e da depressão.

Além do mais, essas atividades também atuam estimulando o crescimento dos neurônios, nas áreas danificadas do cérebro por causa da depressão.

Alguns estudos realizados em animais também identificaram que as atividades aeróbicas estimulam a produção de moléculas cerebrais, capazes de melhorar as conexões existentes entre as células nervosas, e atuando como se fosse um antidepressivo natural.

2 – O ato de correr por cerca de 30 minutos, seja na esteira ou na rua, é capaz de afastar a tensão. E isso acontece devido à ação dos hormônios. À medido com que corremos, a quantidade de substâncias químicas, consideradas calmantes aumenta, como é o caso da dopamina, da serotonina e da norepinefrina.

Correndo na Rua

Correndo na Rua

E não para por aí. Estudos recentes identificaram que correr pode contribuir muito mais, a nível celular, ajudando a reverter os impactos que o estresse provoca no processo de envelhecimento do nosso corpo.

3 – Correr ajuda a elevar a autoestima. Ainda de acordo com estudos, quando corremos e começamos a perceber pequenas melhorias em nosso condicionamento físico, fôlego, e quando começamos a alcançar as metas que, até então, achávamos que não conseguiríamos, nossa autoestima e confiança em nós mesmos aumenta.

4 – Os exercícios físicos ajudam a aumentar o processo que leva à criação de mais células cerebrais, e também de conexões entre os nossos neurônios, promovendo uma melhoria tanto na concentração, quanto na atenção.

Orientações Para Antes de Correr

Antes de começar com sua atividade de corrida, é importante consumir alimentos com baixo índice glicêmico, alimentos ricos em carboidratos bons, que são absorvidos pelo organismo mais lentamente, pois eles serão liberados de forma mais lenta no decorrer da corrida, e evitando que aconteça a hipoglicemia, que consiste na queda de glicose em nosso sangue.

Fazer alongamentos também é importante, pois eles ajudam a evitar lesões.

Para garantir que não sentirá fome enquanto corre, você pode comer uma fruta cerca de 15 minutos antes da corrida. Algumas boas opções de frutas são banana, mamão e maçã. Evite comer alimentos pesados, cuja digestão é mais difícil.

Vestimenta de Corrida

Vestimenta de Corrida

A vestimenta também é algo importante a se observar. Use roupas confortáveis, feitas em tecido leves, e tênis adequados para a corrida.

Duração da Corrida

Quando a duração da corrida, é importante considerar a capacidade de cada pessoa. Não precisa exagerar. Sessões com duração entre 30 e 45 minutos, cerca 3 e 4 vezes por semana, já são suficientes.

Cuidados Após a Corrida

Terminada a corrida, é importante fazer alongamentos, pois eles ajudam a evitar lesões. Também é necessário beber bastante água, para manter o corpo hidratado e comer alimentos leves, somente para repor os nutrientes perdidos durante a corrida.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atletismo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *