O Que É e Como Se Adquire:
A sinusite compromete as cavidades que estão ao redor do nariz. É uma doença inflamatória e que impede que essas cavidades, revestidas com uma mucosa que necessita de ventilação, se comuniquem com as fossas nasais, recebendo a manutenção necessária para o seu bom funcionamento.
A inflamação, ou seja, a sinusite é provocada por agentes poluentes e de origem alérgica, sendo que, uma vez estacionada a doença, a mucosa interna da região nasal aumenta e as cavidades ficam obstruídas. O impedimento provoca o início de uma colonização de germes e fungos, tais que já estão presentes nesta região, mas até então não tinham se desenvolvido por falta de um ambiente propício.
Como é Descoberta a Sinusite:
Para fazer o diagnóstico da presença de uma sinusite, o médico no primeiro momento deverá entender o histórico do paciente, e em segundo, fará exames físicos na região nasal, que poderão ser completados com outros radiológicos. Na maioria das vezes não existe a necessidade de fazer os exames de raio X.
Tratamento da Sinusite:
O tratamento para curar a sinusite é simples, feito cem por cento com medicamentos, analgésicos, que servem para melhorar a permeabilidade nasal e para eliminar os germes, pois quando ficam alojados na região nasal são usados antibióticos próprios. No caso da presença de fungos, o médico recomenda os antifúngicos.
Prevenindo a Sinusite:
É possível evitar a sinusite começando a dar uma atenção especial para a saúde, isto é, dando ao corpo os nutrientes necessários que garantam uma boa imunidade. E ainda cuidando da manutenção da permeabilidade nasal em momentos do ano que são mais propícios para desenvolver doenças alérgicas.
Para quem possui desvios septais obstrutivos e/ou cornetos nasais obstrutivos, é melhor recorrer a uma cirurgia de correção. Pessoas com estes desvios estão mais propícias a desenvolver a sinusite. Aquelas pessoas que moram em cidades onde o frio é intenso ou que sofrem com uma constante variação de temperatura em determinada época, devem redobrar a atenção.
Consultando Um Médico:
Fizemos uma lista com pequenos esclarecimentos sobre a sinusite, mas é muito importante que caso você desconfie de estar com a doença, procure imediatamente um médico e faça os exames necessários. Somente um médico pode receitar a medicação correta e ajudar com conselhos para evitar outras crises de sinusite.
O médico vai esclarecer qual o tipo de sinusite você tem, com que frequência e quais são os fatores que a provocaram, bem como quais os problemas que ela poderá causar no futuro caso não venha tratada de forma adequada.
A sinusite não é uma doença grave, mas provoca grande desconforto e por isso deve ser tratada o mais rápido possível. Todas as precauções para evitar uma outra crise devem ser tomadas.
Tipos de Sinusite
Existem vários tipos de sinusites e elas são classificadas de acordo com o tempo que duram. A sinusite aguda começa com todos os sintomas de uma simples rinite, com muita congestão nasal, muito mal estar, a pessoa vai sentir muita dor, terá dificuldades para abrir os olhos e para comer.
Há também a sinusite crônica que não tem cura, mas tem tratamentos bem eficazes. E temos também a sinusite etmoidal, em que a dor será mais intensa e ficará situada entre o nariz e o olho.
Sinusite Crônica
No caso da sinusite crônica, os principais sintomas são: obstrução nasal com secreção amarela ou esverdeada, muitas vezes com a presença de raias de sangue, sendo que esta secreção dificulta a respiração. Pode surgir febre, tosse, cansaço, coriza, falta de apetite, dores musculares. Entretanto, a dor mais característica é a dor de cabeça, justamente na área dos seios da face, que se encontram mais comprometidos com a sinusite.
Os sintomas da sinusite crônica não diferem dos sintomas da sinusite aguda. A dor de cabeça pode se apresentar forte e em forma de pontada, com sensação de peso, pressão na cabeça ou ainda pulsátil, que me parece ser a forma que mais causa sofrimento, sempre mais intensa. O sintoma preponderante é a tosse, que se apresenta mais forte pela manhã e vai diminuindo de intensidade no decorrer do dia.
Sinusite Alérgica
A sinusite é uma doença classificada como complicação comum da rinite alérgica. Ela apresenta obstrução das aberturas de secreção da face, dando um aspecto pesado à cabeça (causando dor de cabeça, além de irritação). A mucosa nasal se acumula ao redor do nariz, causando inflamação – o que chamamos de sinusite. Infelizmente, isso é uma predisposição, podendo ser remediada ou solucionada com cirurgia.
Sintomas: Obstrução nasal, catarro, sensação de peso no rosto, alteração da voz, halitose, mal estar e alteração do paladar e olfato são os sintomas mais comuns da sinusite. Mucosa das narinas irritadas e vermelhas também pode ser outra consequência da doença.
Tratamento: Remédios antibióticos durante catorze dias, é o tratamento padrão para a sinusite. É a mesma forma de tratar a rinite. Portanto, caso a rinite esteja sob controle, evita o surgimento da sinusite, que é um pouco mais complicada e com sintomas mais sérios.
Chá Para Sinusite
Algumas pessoas ainda preferem os tratamentos naturais e para elas sempre tem uma receita do bom e antigo chá que pode aliviar bastante o desconforto causado pela sinusite, seja ela aguda ou crônica.
Aqui vai a receita do chá para sinusite:
Ingredientes
- ½ colher de sopa de Boldo do Chile
- ½ colher de sopa de Tanchagem
- 1 xícara de água fervente, ainda bem quente
Modo de Fazer:
Depois de picar e misturar bem os dois tipos de erva, coloque-os em uma garrafa térmica e lentamente vá adicionando a água fervente. Feito isso, feche a garrafa e aguarde de 10 a 15 minutos. Passado esse tempo, coe o chá e tome quente enquanto durar a crise de sinusite.
Dosagem:
Adultos devem tomar de 3 a 5 xícaras por dia e crianças maiores de 1 ano podem tomar ¼ de xícara, no máximo três vezes ao dia.
Homeopatia Para Sinusite
A homeopatia é uma técnica grega que está ligada com a fitoterapia. O paciente vai receber doses bem concentradas de substâncias que irão ajudá-lo a superar a doença. A homeopatia acredita que a cura está dentro da própria pessoa e, por isso, será mais eficiente se o corpo for estimulado, e não simplesmente tomar vários medicamentos sem nem saber do que se trata. Alguns países não aceitam a homeopatia como um ramo da medicina, por isso há muita polemica em volta disso. A sinusite, uma doença que é a inflamação dos seios nasais, tem na homeopatia uma possibilidade de amenização.