O Cisto no Epidídimo: Sintomas e Tratamento

Assim como nas mulheres há doenças específicas, nos homens não é diferente, já que há algumas que são típicas do gênero, especialmente aquelas que afetam sua região genital, nem como a reprodutora, uma delas é o Cisto no Epidídimo.

Onde Fica o Epidídimo?

O epidídimo é tido como um pequeno duto que está alojado na parte de trás do testículo, próximo ao escroto, localizado na base onde está o canal deferente, responsável por conduzir o esperma que sai do testículo até a próstata. Apesar de parecer pequeno, ele é tão longo quanto o testículo, e seu formato é em C, e fica achatado em um dos lados do testículo.

Ele compõe um sistema tubular bastante complexo, que tem como função fazer acumular o esperma até o ponto necessário. Pode ser comparado como o tubo que está localizado no interior do ar condicionado, onde ocorre a condensação.

Depois de ter sido acumulado no epidídimo, o esperma vai até o canal deferente, chegando, em seguida, até a próstata, e no local acontece a mistura da substância com o sêmen, ambos vão até a próstata e passam pela uretra durante o processo de ejaculação.

Tire Suas Dúvidas

Tire Suas Dúvidas

Cistos no Epidídimo

Segundo estudos, em cerca de aproximadamente um quarto de toda a população masculina se desenvolve o cisto no epidídimo. Porém, apesar do susto logo que se percebe a “bolinha” não é motivo de preocupação tão grande, mas merece cuidado.

No entanto, em casos específicos estes tipos de cistos podem sugerir uma VHL (Doença Von Hippel Lindau – uma das sete mil doenças hereditárias conhecidas, que podem aparecer como tumores em determinadas partes do corpo) e, posteriormente, podem causar alguns tipos de câncer. Há diversos tipos de cistos que podem originar no epidídimo, como o cisto adenoma, um tumor benigno, que pode apresentar mais tumores dentro, e com densidade maior do que cistos comuns.

Estes cistos podem surgir tanto em um testículo quanto nos dois e quando aparecem em ambos o diagnóstico é quase certo, corresponde a uma VHL, cujo tamanho varia entre 1 e 5 centímetros aproximadamente.

Quando Surge o Cisto            

O cisto no epidídimo pode surgir em qualquer época da vida, tanto na adolescência, quanto na fase mais madura, após os 40 anos, por exemplo. E, geralmente, é percebido através de uma sensação de que o homem esteja com areia no escroto, porém, sem dores nem aumento de tamanho.

Caso o incômodo do cisto seja grande, é necessária uma intervenção cirúrgica, cujo procedimento é bem semelhante ao utilizado durante a vasectomia, ocasionando, inclusive, na incapacidade de liberação do esperma da parte do testículo operada. Entretanto, este procedimento não interfere em nada na função sexual do indivíduo.

Quando se descobre o cisto adenoma a maior preocupação é saber se ele é benigno ou não e, além disso, o outro é que ele pode bloquear a saída do esperma, com isso o indivíduo pode se tornar estéril, porém, é uma ocorrência um tanto rara.

O Que é Propriamente o Cisto no Epidídimo?

Este cisto pode ser caracterizado com um pequeno processo de origem inflamatória que faz com que seja acumulado líquido no epidídimo, formando uma pequena bolinha, que pode vir a causar incomodo e dor na região afetada, que somente se percebe em determinadas situações, como se enxugar, se vestir, praticar relações sexuais, andar de moto. A região onde se encontra o cisto durante essas práticas acaba sendo pressionada, causando a dor e em casos mais extremo essa dor por ser irradiada para barriga e para as demais áreas do testículo.

Para as pessoas mais apavoradas ficarem mais tranquilas, somente os cistos muito grandes é que são tratados através de cirurgia. E alguns cistos podem ser ocasionados por batidas fortes no local, ficar muito tempo sobre a moto, que ocorre com os motoboys, uso de roupa muita justa, a prática de artes marciais e ainda muitas outras implicações.

Principais Sintomas

  • Nódulo geralmente indolor e duro
  • Consistência do testículo aumentada, seja um dos lados ou ambos
  • Dor em um dos testículos sem razão aparente
  • Aumento do volume dos mamilos ou ainda das glândulas mamárias
  • Sensação de peso nos testículos
Saiba Mais

Saiba Mais

Importância do Exame dos Testículos

Da mesma forma que as mulheres fazem o autoexame das mamas todos os meses, os homens também devem se preocupar em fazer o autoexame dos testículos periodicamente, buscando por possíveis alterações locais, como caroços, inchaços ou ainda regiões dolorosas.  E, sempre que for encontrada qualquer alteração nos testículos ou na região próxima a ele deve-se procurar ajuda médica, pois, caso seja um tumor maligno, quanto mais rápido se inicia o tratamento, mais rápida também será a cura.

O Autoexame dos Testículos

É preciso fazer este exame todos os meses, para isso, escolha a hora do banho, pois estará bem mais relaxado e os testículos estarão mais maleáveis por causa da água quente. Para aumentar a sensibilidade do toque, ensaboe as mãos, desta forma, caso tenha algo errado você perceberá prontamente.

Passo a Passo

Examine cada um dos testículos com as duas mãos, porém, um separado do outro, para que possa perceber melhor. Utilize o dedo médio e indicador que devem ficar na parte inferior dos testículos e o polegar, na parte de cima.

Gire cada um dos testículos entre os dedos polegar, médio e indicador, como se segurasse um ovo. Lembre-se que, geralmente, um deles é um pouco maior que o outro, por isso, não se assuste se encontrar alguma diferença.

Se, por acaso, encontrar uma parte endurecida na parte de trás dos testículos é indicação de que o epidídimo está inflamado ou obstruído, mesmo que a dor não seja aparente. Nesta situação, procure um médico logo que puder, para que a inflamação não aumente e então você comece a sentir dores frequentes. 

Exames Complementares

Ecografia:  Exame que reproduz a imagem do testículo, distinguir se existem nódulos, e se é sólido ou possui líquido dentro. Caso tenha líquido não é caracterizado tumor é sim um cisto.

Exame de sangue: Algumas manifestações de tumores malignos produzem certas substâncias, que podem ser detectadas através da análise sanguínea.

Tomografia Computadorizada: Exame que permite a verificação de ocorrência de metástases cancerígenas em outras partes do corpo.

Posts Relacionados

Aproveite e confira maiores informações sobre as doenças do aparelho geniturinário. Diferente das mulheres, os homens não têm tanta preocupação com a sua saúde, principalmente no que se refere aos órgãos genitais. Entretanto, é importante manter cuidados importantes com a saúde masculina para evitar o descobrimento de doenças graves em estágios muito avançados. O câncer de próstata está entre os principais problemas de saúde masculinos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • É MUITO BOM LER COISAS QUE ESTIMULE A VIVER MELHOR, OBRIGADO.

    Fábio 21 de Março de 2013 2:02
  • muito obrigado por ter esta pagina q nos faz lembrar q devemos procurar sempre um medico p fazer um checape obrigado

    ismael 9 de setembro de 2013 0:55
  • Muito bom esse site me ajudou muito estou muito preocupado obj

    Carlos 12 de setembro de 2013 11:22
  • Obrigado.

    José Carlos de Souza 23 de setembro de 2013 12:38
  • gostaria de saber ,após ter passado por uma cirurgia de hérnia ignal direita ,esta de grande porte,após 50 dias,o dr em que passei no retorno,me pediu uma ultrassonográfia da bolsa escrotal ,onde o resultado foi :CISTO DE EPIDIDIMO DIREITO e somente voltarei a passar pelo dr em dezembro ,e estou preocupado e gostaria de obter informações a respeito sendo que o cisto esta localizado na cabeça do epididimo direito e mede 15×11 cm agradeço a todos que puderem me ajudar

    joão mauricio retek 2 de outubro de 2013 16:05
  • BOM DIA
    ESTIVE LENDO OS ARTIGOS PUBLICADOS SÔBRE O CISTO, NO EPIDIDIMO,
    E PROCUREI ASSOCIAR AO MEU PROBLEMA, TENHO 69 ANOS JÁ FIZ UMA CIRURGIA
    RECENTE DA HIDROCÉLES, E AO RETORNAR AO UROLOGISTA, ELE DECTOU
    A EXISTÊNCIA DE UM CISTO, NA REGIÃO EM QUE FOI FEITA A CIRURGIA NO MESMO
    LADO ESQUERDO, E DIAGNOSTIGOU A NECESSECIDADE DE NOVAMENTE FAZER OUTRA
    CIRURGIA PARA RETIRADA DO CISTO, QUE ATRAVÉS DO TOQUE MANUAL DEMONSTRA
    ESTAR GRANDE. SINTO TAMBÉM MUITO INCOMODO E ALGUMAS DORES, GOSTARIA DE SABER
    SE O MESMO É BENIGNO.

    VANDERLEY ZAGO 7 de outubro de 2013 14:41
  • tenho cisto no epididimos gostaria de saber c eu poderia praticar uma nataçao se esse esporte desencadearia a
    aumentar a dor que ja simto

    marco 17 de outubro de 2013 18:23
  • Este artigo é excelente. Muito obrigado, eu já tive cistos no epidídimo e isso impedia de minha esposa engravidar, me submeti a duas cirurgias para retirada dos cistos, uma de cada lado dos testículos e depois de 17 anos casados finalmente a minha esposa engravidou. Hoje temos dois filhos lindos, um menino de quatro anos e uma menina de oito meses de idade. O problema é que eu fiz uma utrason da bolsa escrotal e foi detectado um cisto de novo no testículo esquerdo que não estava incomodando, mas de uns dias pra cá eu venho sentindo dores na virilha esquerda, testículos esquerdo e no ânus. Será que é possível que seja o cisto que esteja causando essas dores ou pode ser de uma varicocele que eu tenho também do lado esquerdo?

    IVANIL PEREIRA DE MIRANDA 26 de novembro de 2013 18:12
  • Boa Tarde, Fiz ultrasson para saber se tinha hidrocele, no resultado do ultasson, deu hidrocele volumosa à esquerda e cisto em epidídimo direito, fiz cirurgia de hidrocele no dia 11/09/13, o médico disse não haver necessidade de mexer no cisto, só que continuei com o testículo inchado, voltei ao médico ele solicitou novos exames de sangue e urina e cultura, e também ultrasson testicular com doppler, os exames de sangue e urina estavam normal, só que o ultrasson deu novamente Volumosa hidrocele à esquerda e cisto em epidídimo direito, Gostaria de saber se a cirurgia não deu certo??, onde o médico garantiu que não voltava, onde fazem somente três meses que operei, e se existe alguma outra alternativa para Hidrocele que não seja cirúrgica, Obrigado

    marcio 13 de dezembro de 2013 17:30
  • Fiz a algum tempo, uma cirurgia para retirar o que então disse o medico ser um cisto de Epidídimo direito.
    O mesmo fez a retirada e em vinte ou trinta minutos me liberou para ir pra casa, e não tive nenhum sintoma.
    Porem isso ocorreu apos ter sido Pai, e então hoje estou em outro casamento o qual minha esposa não engravida, posso estar esterio e não sei, oque devo fazer?

    Paulo Eduardo 17 de Janeiro de 2014 23:34
  • Apos cirurgia de varicocele, surgiu em mim uma hernia inguinal e um pequeno cisto no epididimo de 0,2 e 0,3 cm em cada testiculo, gostaria de saber se isso tem alguma relaçao com a cirurgia e se poderei ter filho ainda.

    Almeida 20 de Janeiro de 2014 22:05
  • Boa tarde,

    Gostei muito e das informações , pois bem acabei de fazer o exame e foi detectado. mas já estou procurando orientação medicas e procedimento correto para o tratamento. mais ainda ficou um pouco de medo pois ainda não tenho filho, e minha namorada ficou também apreensiva com sinistro .

    Abs,

    Jardel 29 de Janeiro de 2014 20:05
  • Gostaria de saber meu marido foi diagnósticado com um cisto do lado direito e com varicocele a esquerda isto e cancer E necessario ter que operar e isso pode deixar ele esteril.

    carla 24 de Fevereiro de 2014 22:59
  • eu marcio leandro da silva fui operado duas vezes cisto no testiculo lado esquerdo tamanho 1,4
    agora ele aumentou foi pra 1,9 centimentros depois de 3 meses fui fazer um traçom e constatou
    2,2

    marcio leandro da silva 3 de Março de 2014 22:37
  • gostei muito das informações..obrigada!

    Alexandra 17 de Março de 2014 0:52
  • Boa noite

    O meu esposo está com um cisto no testículo direito. Ele sente dores e uns incômodos chatos, porém os médicos informam que eles não farão cirurgia porque é pequeno, mas como ele sente dores e a qualidade de vida está ruim, porque ele não pode fazer a cirurgia e qual é a solução?

    Edilene 18 de Março de 2014 22:12
  • obrigado pelas espricasoes

    cicero f 2 de Abril de 2014 13:57
  • Muito boas as informações

    Marcelio Araujo 3 de Abril de 2014 0:40
  • Não tenho filhos e gostaria muito de engravidar, fiquei com uma duvida enorme. Meu marido tem cisto na cabeça do epidídimo, isso o deixará infértil?

    Maria 9 de Abril de 2014 16:55
  • Gostaria de saber onde encontrar médicos para tratamento do epidídimo pela unimed aqui em campinas sp

    José 21 de setembro de 2014 8:53
  • Ola!!! Estou preocupado com o meu saco escrotal pois detectei uma bola a mais e uns cordões tb, fui ao médico e le disse que provavelmente é varicocele e cisto epidídimo, mas não fiz os exames ainda pois estou aguardando ser chamado no posto de saúde; obrigado pela atenção um forte abraço.

    Rogério 23 de setembro de 2014 16:16
  • Queria saber se cisto simples na cabeça do epididimo esquerdo traz algum risco pra minha saúde e se diminui o prazer pelo sexo?

    marcelino 28 de setembro de 2014 18:59
  • ola eu retirei um cisto que estava na cabeça do epidídimo a cerca de 10 anos devido as dores e ao incomodo decidi operar.O que acontece e que essa dor nunca passou e quando levanto o minimo peso fico com muita dor no escroto muito mesmo e isso tem tirado minha qualidade de vida,fui ao urologista que mal tocou meu escroto e disse que eu não tinha nada disse: que era “frescura” minha,o que devo fazer ? isso e normal?eu nao havia tirado este cisto para que as dores parassem ?sera que tem mais cistos?pode ter sido gerada um hidrocele testicular?obrigado

    tiago cruz 7 de outubro de 2014 21:00
  • boa noite eu tenho um pequeno sisto no testiculo esquerdo ele atrapalha na produçao de esperma o que qui é idrocele emerson souza da costa

    emerson souza da costa 11 de junho de 2015 1:19
  • boa noite o que e idroceli

    emerson souza da costa 11 de junho de 2015 1:48
  • olha boa tarde,

    Meu namorado está com epididimo, naõ está conseguindo andar direito e quando temos relação sexual ele sente muitas dores. Estava a alguma semanas saindo uma secreção branca tipo pus e agora ele tem febre as vezes. Ele foi no medico e o medico disse para ele tomar o medicamento passado que irira sumir, porem já tem um mes e nada. Preciso de uma orientação referente a essa situação, não sei como proceder. obrigada

    Jéssica 18 de junho de 2015 19:10
  • saber qual o período que leva para ser operado um cisto epidemia esquerdo medindo 6,3mm benigno. quando os dizem que preciso esperar.

    Marco Antonio 13 de julho de 2015 6:12
  • Ola e quem ja fez esta operação pode ter filho

    Thayanni 6 de agosto de 2015 17:53
  • Boa noite, muito bom o post.
    porém tenho algumas duvidas, estou com orquiedipididimite bilaterial e cisto simples no epididimo direito, o desconforto é muito grande… ja fiz os exames e espero o retorno do médico pra ser passado pra min o que deve-se ser feito.
    mais de alguma forma, o que poderia me receitar pra min ficar confortavel? é problema grave?

    Alvaro Roberto 17 de novembro de 2015 21:49
  • Crer na cura através da medicina junto ao espiritual fundamental e logo após regozijar-se pois Ele tem cuidado de Nós…ontem hoje e sempre fé Senhor Jesus

    Jordan 6 de agosto de 2018 0:40
  • Ha 4 anos depois dor insuportável possíveis causas tratadas acredito recuperação pela equipe médica e sobretudo fé em Deus.

    JFM 9 de outubro de 2018 19:34
  • Quando cumprimos nossa missão e estamos diante de um possível obstáculo fé e união das pessoas que nos querem bem; além é claro de ajuda médica..

    Jordan Freitas de Moura 20 de Março de 2019 22:56

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *