Seu amigo, parente ou irmão acorda durante a noite e fala, anda pela casa e até se alimenta enquanto está dormindo? Bom, ele pode estar sofrendo de sonambulismo e essa é uma das principais causas de distúrbio do sono, tão comum que algumas pessoas até se habituaram a ter companheiros que sofrem com o problema.
O Que é Sonambulismo?
O sonambulismo é um dos distúrbios mais comuns com sono. Este acontece enquanto a pessoa está dormindo e em uma determinada fase do sono humano, a chamada de REM. Felizmente, para os acompanhantes do sonambulismo este é bem simples de ser identificado pelo comportamento de quem está tendo.
Os nomes médicos do sonambulismo são noctambulismo e ainda distúrbio comportamental do sono REM e esta é uma anomalia amplamente estuda no meio médico pelas ilusões que causam a quem está dormindo e o efeito bem interessante na rotina diária.
O cérebro adormecido cria imagens que fazem com que outra parte da mente reaja a elas e causa uma falsa realidade. Os sentidos respondem ao que é visto, mas uma boa parte da mente está adormecida e esta pensa que se trata apenas de um sonho, mas não do que acontece de fato.
O sonambulismo pode ou não ser considerado uma doença, depende de quanto mal ela causa ao corpo humano. Na maior parte das vezes, são apenas alguns movimentos que posteriormente não lembrados mas sem qualquer mão.
Na maior parte das vezes, o processo surge após duas horas de sono, quando a pessoa está bem adormecida e já em sono profundo em que a sua consciência da realidade e o sonho se fundem de forma que se tornam um só, por isso é difícil para o paciente saber que está fora da realidade.
Características do Sonambulismo
O sonambulismo não é identificado por quem dorme, mas sim visto por quem está acordado. Na maior parte das vezes a pessoa que dorme se quer lembra do que se passou durante a noite, já que está em uma fase de sono profundo e continua como se fosse sonho.
Os principais sintomas são os movimentos repetitivos a serem feitos na cama. Os episódios que mais assustam são de pessoas que costumam andar pela casa e algumas que abrem a porta da casa e até tentam dirigir os carros. Para quem está dormindo a sua mente funciona como se ele estivesse acordado e está movimentando-se em casa de olhos abertos, mas o ainda em sono profundo.
Para algumas pessoas é apenas um sonho e, por isso, o sonambulismo não é problema, já que ela não percebe que o que está fazendo é real. Há casos de pessoas que sonham estar em outro lugar e sobem escadas, tentam cozinhar e se machucar como se estivesse se defendendo de algum agressões.
O comportamento mais comum do sonâmbulo é apenas conversar durante o sono. Ele conversa, interage com as pessoas ao lado e em alguns casos responde perguntas, porque seu cérebro pensa que ele está acordado mas é apenas a região da mente responsável pela imaginação que causa as imagens que não são reais.
As Causas do Sonambulismo
Existem diversos problemas que podem causar sonambulismo, mas todos possuem uma relação com o cérebro. Nos casos mais simples possui uma relação com a falta de sono. Algumas pessoas passam mais de dois dias sem dormir e quando conseguemm, o sono fica tão profundo que a pessoa pode cometer atos involuntários e não perceber.
O uso do álcool pode ser um dos motivos que causa o sonambulismo, já que este confunde a mente de tal forma que realidade e ficção se fundem no estado do sono profundo que fica impossível de saber quem é quem e em que Estado o corpo se encontra.
Uma das causas mais comuns do sonambulismo são memórias reprimidas. São momentos da vida que a mente se protegeu da lembrança e de uma certa forma apagou o pensamento para que não se pensasse mais nele. Mas, durante o sono, quando os pensamentos vagam, pode ser que eles se soltem e causem o estado de torpor, em que a mente lógica está escondida, mas os pensamentos estão aflorando e as respostas dada ao sono são reais como toques, andar, caminhar e apenas falar, o que é o mais comum.
Para alguns religiosos, acredita-se que as causas do sonambulismos podem ser espirituais como anjos falando, espíritos que querem mandar mensagens e uma comunicação efetiva entre mundo dos mortos e mundo real. O estado de semi consciência da mente durante o sono, segundo algumas linhas de pensamentos, é uma ótima forma de comunicação com o mundo pós corpo.
Como Tratar o Sonambulismo
Para muitas formas de sonambulismo, o melhor tratamento é ter um sono bacana todas as noites. Obedecer as oito horas de sono que são pedidas para uma saúde do corpo é a melhor forma para ter uma boa noite de sono tranquilo.
Caso um bom sono não ajuda nas causas do sonambulismo, uma boa dica é ter um acompanhamento médico para identificar se é uma causa psicológica mais profunda. Em alguns casos, é preciso que se ministre medicamentos para assim o sono flua naturalmente e a doença vá embora.
Contudo, vale lembrar que em alguns casos o sonambulismo pode ser considerado perfeitamente normal. Pode ser apenas por uma noite mal dormida ou quando algo está incomodando a pessoa no trabalho, em seus momentos familiares ou pequenos problemas como desemprego, perda de um parente próximo ou ainda a morte de um amigo ou doença séria do mesmo, mas apenas um profissional qualificado é que pode identificar qual a verdadeira causa e como ser tratada e em alguns casos passar um tratamento a base de medicamentos que irão ajudar a resolver o problema.
O profissional a ser procurado em casos recorrentes de sonambulismo pode ser um neurologista ou ainda um terapeuta quando a neurologia do cérebro estiver totalmente normal e não seja uma causa física, o que uma tomografia pode identificar facilmente.
é verdade que se acordar uma pessoa no estado de sonambulo ele morre