Adicionar estes alimentos a sua dieta pode ajudar a aumentar as chances de o sono ser bem sucedido. Algumas pessoas possuem dificuldades em adormecer. Seja qual for à razão, no Brasil mais de 50 milhões de pessoas não dormem como devia segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde.
Os benefícios à saúde são inúmeros: o sono ajuda a manter a mente feliz, o cérebro fica afiado e o sistema imunológico forte, a pele passa a ficar jovem e diminui o risco de pressão alta ou doenças do coração. Adicionando os alimentos corretos à dieta pode ajudar a aumentar as chances de ter sono bem sucedido.
Peixe: Vitamina B6
A maioria dos peixes indicados para dormir melhor são linguados, salmão e atum por causa da presença de vitamina B6, que é necessário para fazer a melatonina (hormônio indutor do sono provocado por escuridão), de acordo com um artigo publicado no Annals of the New York da Academy of Sciences.
Óleo de Peixe também pode representar boa indicação para dormir melhor, principalmente entre as pessoas que não possuem este tipo de alimento pelo menos três vezes por semana. Quem come peixe com rotina pode aumentar a capacidade de sono consumindo também o óleo.
Pesquisadores encontraram associações positivas entre os suplementos de óleo de peixe e funcionamento cognitivo, bem como diferenças na estrutura do cérebro entre usuários e não usuários de suplementos de óleo de peixe. Em comparação aos não usuários, suplementos de óleo de peixe foram associados com um melhor funcionamento cognitivo durante o estudo. Uma dieta deficiente em ômega-3 pode fazer com que o cérebro envelheça mais rapidamente e perca parte da memória e habilidades de pensamento. Adicione o elemento na rotina alimentar para manter o órgão saudável ao longo dos anos.
Arroz de Jasmim – Suco de Cereja – Iogurte
Travessas saudáveis ricas em carboidratos, ceias de vegetais ou molho de tomate sobre o arroz potencializa o poder do sono. Especialistas atestam que as maiores quantidades de insulina desencadeada pelas refeições aumentam a proporção de indução do sono em relação triptofano para outros aminoácidos no sangue, permitindo proporcionalmente entrar no cérebro.
Um copo de suco de cereja pode ser forma eficaz de adormecer mais rápido, diz uma equipe de pesquisadores da Universidade da Pensilvânia e da Universidade de Rochester. No estudo, eles descobriram que as cerejas impulsionam o corpo ao fornecimento de melatonina, o que ajudou as pessoas com insônia. Beber um copo de suco de cereja ou comer uma porção de cerejas frescas, congeladas e secas antes de dormir pode ajudar bastante.
A melatonina, rica em ácido suco de cereja, foi demostrada como componente que pode ajudar a dormir. Quando os adultos com insônia crônica beberam um copo de suco, duas vezes por dia, experimentaram algum alívio na gravidade da sua insônia. Produtos lácteos, como iogurte e leite possuem doses saudáveis de cálcio e há pesquisas que sugerem dificuldade tornar difícil para adormecer.
Vitamina B6: Alimentos que Ajudam a Dormir
Cevada e outros cereais integrais são ricos em magnésio. Por este motivo pode trazer dificuldades para dormir. Vegetais de folhas verdes, como couve, também possuem doses saudáveis de cálcio, mas são indicadas para consumo antes de ir para cama porque possui vitamina B, que produz capacidade de gerar a melatonina, o mesmo fato acontece com as bananas. Grão de bico e cereais enriquecidos com vitamina B6.
As bananas são uma excelente fonte de magnésio e potássio, ajudam a relaxar músculos excessivos. Elas também contêm triptofano, que convertem a serotonina e melatonina, os principais hormônios calmantes do cérebro.
As leguminosas são ricas em cálcio e B6. Fornecem muitas vitaminas e minerais essenciais, de acordo com o Departamento do Governo Australiano da Saúde e Envelhecimento. Todos os grãos proporcionam nutrição semelhante da fibra dietética. Feijão preto proporciona folato, manganês, proteínas, magnésio, vitamina B1 (tiamina), fósforo, ferro e também são embalados com antioxidantes.
Grãos-de-bico possuem manganês, ácido fólico, proteína, cobre, fósforo e ferro. Lentilhas representam fonte rica de folato, ferro, manganês, proteínas, fósforo, cobre, vitamina B1 (tiamina), e potássio.
Feijões e ervilhas fornecem manganês, potássio, proteína de folato, ferro, cobre, fósforo, magnésio e vitamina B1 (tiamina). Soja são fontes ricas de manganês, proteínas, fósforo, ferro, vitamina K, Omega-3, ácidos gordos, magnésio, cobre, vitamina B2 (riboflavina) e potássio.
Amêndoas: Ótimas para o Sono
As amêndoas são vencedoras. Elas contêm magnésios que promovem o sono e relaxamento muscular. Possui a vantagem de fornecer proteínas que pode ajudar a manter um nível de açúcar no sangue estável durante o sono. Também ajuda a promover o sono, alternando o ciclo de adrenalina alerta de repouso e da digestão.
Chá Para Dormir
Sim, evitar toda a cafeína nas horas da noite é a chave, mas algumas variedades de café descafeinados podem ajudar em modo de hibernação. O chá de camomila é um auxílio para dormir muito útil e seguro, assim como o chá verde, composto por tanino, que ajuda a promover o sono. Especialistas recomendam tentar uma xícara quente.
Sopa Quente
Sopas de caldo base em restaurantes são ótimas, mas com poucos reais é possível comprar embalagens de sopa instantânea para fazer em casa, representando assim a chave dos problemas para adormecer. Possuem aminoácidos que podem impulsionar a produção de melatonina, hormônio natural que induzir os bocejos. Líquidos quentes, como sopa e chá, podem aliviar sintomas de resfriado, ajudando a dormir melhor quando se está doente.
Laticínios
Leite, iogurte e queijo contêm triptofano, observa o Dr. Dalton-Smith, mas também têm um nutriente indutor de sono surpreendente: “O cálcio é eficaz na redução do estresse e de estabilização das fibras nervosas, inclusive no cérebro.” Isso significa que uma porção do iogurte favorito grego antes de dormir pode não apenas ajudar a dormir, mas também diminui o estresse.
Aveia é quente, macio, suave, fácil de preparar, barata e nutritiva. Rica em cálcio, magnésio, fósforo, silício e potássio, nutriente conhecido por apoiar o sono. Mas vá com calma sobre os adoçantes; muito açúcar antes de dormir pode ter um efeito anticalmante. Em vez disso, considere superando a tigela com frutas, como bananas.
Artigo escrito por Renato Duarte Plantier
Puxa vida nem me fala de ficar bravo. Pra mim foi a dor nas costas, passei por momentos bem dif