Benefícios das Fibras no Organismo Humano

A fibra é, como outros carboidratos, compostos de muitas moléculas de glicose. No entanto, ela não se quebra em glicose antes de chegar ao cólon ou outras partes do corpo humano. Fibras possuem efeitos sobre a digestão ao longo do caminho. Está com necessidade de rever os conceitos básicos sobre o assunto? Então saiba agora os principais benefícios das fibras.

Fibras e Frutas

Fibras e Frutas

Cólon e Benefícios das Fibras

Amido resistente também fornece alimento para as bactérias. De certa forma se faz necessário manter a variedade em nossos alimentos: Fibra insolúvel (encontrada em alimentos como vegetais, farelo de grãos, farelo de trigo, nozes e sementes, por exemplo) é importante ao cólon.

Em média, leva-se 39 horas em mulheres e 31 horas nos homens para o alimento passar através do cólon para fora do corpo. Esse tempo varia muito de pessoa para pessoa, dependendo do estado de personalidade, da mente e ingestão de fibras. Geralmente, o efeito da fibra é para acelerar este processo.

Não se pode ignorar o valor das fibras contra doenças de origem diverticular.  Doença diverticular é condição na qual as pequenas bolsas, chamadas divertículos, se desenvolvem na parede do cólon. Em uma pequena porcentagem de pessoas, estes divertículos ficam inflamados ou infectados, condição conhecida como diverticulite. Doença diverticular pode causar dor, diarreia, prisão de ventre e outros problemas.

Benefícios da Fibra Dietética

Além de reduzir o efeito glicémico de refeições e contribuir para a saúde do cólon, existem evidências de que a fibra pode beneficiar o organismo contra a incidência de diversas doenças:

01: Abaixa colesterol e triglicérides;

02: Previne úlceras, particularmente no início do intestino delgado (úlceras duodenais);

03: Diabetes;

04: Doença cardíaca;

05: Câncer;

06: Evita e alivia a constipação;

07: A fibra pode absorver grandes quantidades de água no intestino, e isso faz com que o ato de fazer fezes fique mais suave. Quem está começando uma dieta rica em fibras vai notar a diferença no volume das fezes;

08: Porque as fezes são mais fáceis de passar, menos esforço é necessário, e isso pode ajudar a aliviar as hemorroidas;

09: Evita os cálculos biliares e as pedras nos rins;

10: Rápida digestão leva a uma rápida liberação de glicose (açúcar) no sangue;

11: Adição de fibra na dieta ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, o que é importante para evitar a diabetes;

12: Diabéticos podem alcançar reduções significativas em níveis de açúcar no sangue;

13: Fibra pode ser de ajuda útil para reduzir a ingestão de calorias.

Benefícios da Fibra no Coração

Evidência do meio científico apoia a noção de que os alimentos com fibras solúveis (como aveia, centeio, cevada e feijão) podem influenciar de forma positiva sobre o combate contra ao índice de colesterol, triglicérides e outras partículas no sangue que afetam o desenvolvimento de doenças do coração. Algumas frutas e legumes (tais como frutos citrinos e cenouras) possuem o mesmo efeito segundo afirma estudo feito pelos especialistas da Universidade da Califórnia.

A passagem do alimento através do corpo é acelerada quando a fibra é ingerida. Alguns especialistas acreditam que isso pode impedir com que substâncias nocivas encontradas em alguns alimentos afetem o cólon, evitando assim o câncer do gênero. Porém, existem controvérsias com relação a este efeito da fibra. Estudo recente realizado pela Universidade de Harvard conclui que comer alimentos ricos com fibras não parece proteger as pessoas do câncer de cólon.

Saiba Mais

Saiba Mais

Dieta e Benefícios das Fibras

Se tomada na forma correta, no momento certo e em quantidades suficientes, a fibra pode, por vezes, retardar o aparecimento da fome. Conheça algumas dicas para unir dieta com os benefícios das fibras.

01: Sempre tentar levar a fibra sob a forma natural. Por exemplo, em vez de farelo de aspersão sobre sua alimentação, escolha alimentos naturalmente ricos em fibras;

02: Evitar alimentos que foram feitos para fácil consumo, de forma especial os açúcares (incluindo sumos de fruta);

03: Escolha alimentos para satisfazer a fome sem fornecer muitas calorias, principalmente legumes e frutas, a maioria dos que são ricos em fibras;

04: Redução da ingestão de calorias para níveis seguros;

05: Pratique exercício-físico para queimar calorias em excesso.

Se você está acima do peso e quer alguma ajuda para entrar em forma uma boa saída está no consumo dos alimentos ricos em fibras. Embora não seja arma mágica pra conquistar o emagrecimento, pode auxiliar na sensação de satisfação do corpo após refeições leves que são consumidas pelas pessoas que estão em dieta.

Uma das formas mais eficazes para perder os quilos extras é controlar a fome, o calcanhar de Aquiles dos dieters. Fome é afetada por muitas coisas, inclusive quando se come quantidade elevada de gorduras, carboidratos, proteínas, fibras e teor de água.

Alimentação saudável rica em fibras faz o organismo se sentir completo e com pouca sonolência para que sejam desempenhadas as atividades diárias. Alimentos fibrosos também podem levar mais tempo para serem mastigados, dando tempo para o cérebro obter o sinal de que o organismo teve alimentação suficiente.

Poder das Leguminosas

Leguminosas (feijões e lentilhas) significam nutrição, incluindo proteína, cálcio, vitaminas e minerais. A grande vantagem é que são baratas na maior parte do mundo. Quando cozinhadas de maneira correta possuem sabor apreciado até mesmo entre os carnívoros mais endurecidos. Legumes, quando consumidos em lugar de carboidratos refinados, trazem maiores benefícios ao corpo humano. Tenha em mente de que é melhor ter maior porção de feijão do que arroz branco no prato.

Leguminosas (feijões e lentilhas) impedem os desejos de comida, fornecendo energia e nutrientes, sem causar danos no pâncreas e inundar o corpo com insulina. Alimentos que são ricos no índice glicémico 09, tais como xarope de milho rico em frutose, açúcar, farinha refinada ou enriquecida, arroz branco e outros hidratos de carbono refinados; fazem com que o pâncreas lance quantidades de insulina para iniciar a digestão.

Entre uma e duas horas acontece à enxurrada de insulina, seguida de queda aguda do açúcar no sangue, fazendo com que os desejos de comida, especialmente para amidos refinados, aumento, principalmente os doces. Especialistas indicado que sair do respectivo ciclo representa tarefa árdua.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *