Aneurisma da Aorta Abdominal

São diversas as patologias, doenças, que podem acometer e perturbar a saúde de um homem ou mulher. Muitas doenças não podem ser detectadas precocemente pois não apresentam sinais e sintomas, ou seja, a pessoa não apresenta nenhum mal estar que acuse o início daquela doença ou a pessoa não observa nenhuma alteração em seu corpo que mereça atenção, nenhuma alteração visual ou palpável. Muitas dessas doenças que pode em alguns casos ser sem sintomas e sinais específicos podem ser descobertos por acaso na realização de alguns exames, como por exemplo exame de ultrassonografia, exame de ressonância magnética ou ainda exame de tomografia computadorizada.

Uma das doenças que podemos citar que pode ser sem sintomas é o aneurisma da aorta abdominal. Essa doença é definida como sendo um aumento, que é permanente  e em uma região específica, na artéria. Esse aumento da artéria deve ser de pelo menos cinquenta por cento do diâmetro normal da artéria. Geralmente o diâmetro encontrado em aneurismas é de ao menos três centímetros. Essa dilatação ocorre devido a degeneração de uma das camadas da artéria aorta, a túnica média arterial e assim há um aumento contínuo do vaso. Há motivos variados para ocorrer essa degeneração da camada da artéria e entre esses motivos estão: trauma, infecção, doença no tecido conjuntivo e tem como principais fatores de risco a idade avançada, ser tabagista, ter histórico na família de algum tipo de aneurisma (sendo ele da aorta abdominal ou de outra região como a torácica), ter o colesterol alterado, hipertensão dentre outros também podem ser fatores de risco para desenvolver o aneurisma de aorta abdominal.

Aorta Abdominal

Aorta Abdominal

O Grande Problema Do Aneurisma de Aorta Abdominal

O aneurisma de aorta abdominal pode progredir lentamente ou de forma rápida havendo o crescimento do diâmetro da aorta abdominal e o grande perigo da evolução desse problema é ocorrer a ruptura da parede do vaso e se isso ocorrer pode haver perda de grande volume que será acumulado na cavidade abdominal e poderá levar a um choque hipovolêmico.

Sinais e Sintomas Que O Aneurisma De Aorta Abdominal Pode Ocasionar

Algumas vezes um aneurisma de aorta pode não passar desapercebido e a pessoa ou o médico podem perceber uma massa na região abdominal. Essa massa vai se apresentar pulsátil e muita das vezes não dolorido. Outras vezes essa massa não chega a ser sentida ao realizar palpação do abdômen pelo médico mas casualmente pode ser encontrada ao realizar um exame de ultrassonografia ou radiografia realizado por outros motivos.

Quando o aneurisma da aorta abdominal está com o diâmetro muito aumentado pode gerar o sintoma de dor e a pessoa pode reclamar de pulsações abdominais fortes. Algumas pessoas ainda podem relatar dor no peito ou dor na região lombar ou ainda dores próximo a região escrotal. Quando há presença de dor e se realiza o diagnóstico de que a dor é devido ao aneurisma esse sintoma representa uma emergência médica, tendo um grande risco desse aneurisma de aorta abdominal se romper. Na maioria das vezes o aneurisma de aorta abdominal não dá nenhum aviso prévio de que irá se romper e isso pode gerar risco à vida.

Prevenção Para Aneurisma de Aorta Abdominal

O desconforto de descobrir um aneurisma de aorta abdominal pode ser evitado se o individuo se atentar para os diversos fatores de risco que ocasionam essa doença. Manter um estilo de vida saudável com alimentação equilibrada, se evitando a ingestão excessiva de alimentos gordurosos, com excesso de sal ingerindo verduras, frutas e legumes além de buscar a prática diária ou ao menos por três vezes na semana de atividade física podem evitar o aneurisma de aorta abdominal. Essas medidas citadas acima onde farão o seu estilo de vida ser mais saudável irão prevenir doenças como hipercolesterolemia, que é a alteração do colesterol no sangue, evitar diabetes, aterosclerose e a hipertensão. Essas doenças citadas são fatores de risco para desenvolver o aneurisma de aorta abdominal e pessoas que possuem familiares que já tiveram algum aneurisma de aorta devem ter cuidados redobrados com a sua saúde, pois essas tem uma chance maior de desenvolver a doença.

Tratamento Para Aneurisma de Aorta Abdominal

Um dos tratamentos realizados é o cirúrgico que consiste da inserção de prótese ou a colocação de um enxerto de stent aórtico que é indicado para os aneurismas de aorta abdominal de qualquer tamanho, mas estes aneurismas devem estar aumentando de tamanho rapidamente ou devem estar que estejam ocasionando desconforto. A cirurgia não é indicada para todos os casos de aneurisma de aorta abdominal, naqueles casos em que a pessoa é assintomática, ou seja, a pessoa não sente dores e têm o diâmetro da dilatação na aorta abdominal menor do que 5,5 centímetros não é ideal realizar a cirurgia.

Se o individuo possui algumas doença como hipertensão ou diabetes, dentre outras. É de fundamental importância verificar se a sua pressão arterial está sendo bem controlada com medicamentos ou se tiver diabetes deve verificar se o diabetes está sendo também controlado com a medicação e alimentação. Para a realização da cirurgia é importante essas doenças e outras que são fatores de risco para o desenvolvimento de aneurisma de aorta abdominal estarem bem controladas com medicação e com os hábitos e estilo de vida do individuo.

A cirurgia algumas vezes será um mal necessário para os indivíduos que necessitam da reparação da aorta abdominal, mesmo que a maioria apresente um grande receio de realizar cirurgias essa pode ser a melhor saída para quem apresenta desconforto devido a presença do aneurisma ou se esse aneurisma está crescendo rapidamente.

Cuidados Após a Cirurgia Para Reparação de Aneurisma de aorta Abdominal

Após a cirurgia deve se tomar alguns cuidados como a realização frequente de exames para analisar a situação do antigo aneurisma da aorta abdominal e ainda verificar se o stent colocado não deslocou para alguma outra região deixando a parede da aorta onde se encontra o aneurisma novamente exposta e propensa a ruptura. Há exames como a angiotomografia que avalia e acompanha as medidas dos aneurismas, verifica o posicionamento das endopróteses e detecta possíveis complicações referente a cirurgia ou referente ao deslocamento das próteses colocadas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • ola pessoal. gostei da matéria. tenho lido demais sobre este assunto. existe um caso na familia que necessita de cirurgia. Eu consegui ver videos sobre como é realizada a cirurgia em um site bem legal.
    http://www.drcardozo.com.br
    espiem la. tem conteudo legal.

    Rodrigo 20 de Janeiro de 2011 18:31
  • Interessante o post. Andei pesquisando sobre a doença e achei o site do Dr. Cardozo – http://www.drcardozo.com.br – que também me ajudou a esclarecer várias dúvidas sobre o aneurisma da aorta abdominal. Acho importante dar uma olhada em sites de especialistas na área, como o Dr. Cardozo, para entender melhor.
    beijos

    Renata 18 de julho de 2012 20:05

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *