O ronco é um problema bastante comum, que afeta 40 por cento dos homens e 25 por cento das mulheres. De acordo com especialistas, as pessoas mais velhas são particularmente propensas a roncar: cerca de um terço das pessoas com idades entre 55 a 84 anos roncam.
Apesar da sua frequência, no entanto, o ronco é um distúrbio do sono que pode ter graves consequências médicas e sociais. As dicas a seguir podem ajudar as pessoas a pararem de roncar e ter uma noite de sono tranquila a dormir mais tranquilamente.
Causas do Ronco
Quase todo mundo ronca ocasionalmente, mas se o ronco acontece com frequência pode afetar a quantidade e qualidade do seu sono e de seus familiares e companheiros. O ronco pode levar a falta de sono e fadiga diurna, irritabilidade e aumentar os problemas de saúde.
Se o seu ronco mantém o seu parceiro acordado, então ele também pode criar grandes problemas de relacionamento. Felizmente, dormir em quartos separados não é o único remédio para o ronco. Há muitas outras soluções eficazes disponíveis.
As Causas do Ronco: Identificar a Causa Para Encontrar a Cura
Nem todas as pessoas roncam do mesmo modo. Na verdade, todos roncam por razões diferentes. Quando a pessoa entender a causa de seu ronco, então ela poderá encontrar as soluções certas para uma noite tranquila de sono mais profundo.
Algumas pessoas que roncam têm muitas vezes o tecido nasal maior, o que o faz ser mais propenso a vibrar. A posição da língua também pode ficar no caminho da respiração normal.
Avaliar como e quando a pessoa ronca ajudará a identificar se a causa do ronco está dentro de seu controle ou não. A boa notícia é que não importa como e quando você ronca, já existem soluções para melhorar o seu problema de ronco.
Como Ocorre o Som do Ronco
O ronco acontece quando você não pode mover o ar livremente através de seu nariz e boca durante o sono. Muitas vezes, isso ocorre devido ao estreitamento de sua via aérea, em virtude da má qualidade da postura para o sono, ou anormalidades dos tecidos moles em sua garganta. A via aérea estreita fica no caminho da respiração suave, e cria o som do ronco.
As Causas Mais Comuns do Ronco
- – Idade. Ao atingir a meia-idade ou mais, a sua garganta se torna mais estreita, e o tônus muscular diminui.
- – Predisposições do Organismo. Os homens têm passagens de ar mais estreitas do que as mulheres e são mais propensos a roncar. Uma garganta estreita, fenda palatina, hipertrofia de adenoides, e outros aspectos físicos que contribuem para o ronco são muitas vezes hereditários.
- – Problemas nos Seios Nasais e nas vias respiratórias. Qualquer bloqueio nessas vias tornará difícil a inalação, e criará um vácuo na garganta, levando ao ronco.
- – Estar Acima do Peso. O tecido adiposo e o tônus muscular contribuem para o ronco.
- – Álcool, Fumo e Medicamentos. O consumo de álcool, tabagismo e certos medicamentos podem aumentar o relaxamento muscular levando o indivíduo a roncar.
- – Postura de Dormir. Dormir de costas faz com que o tecido de sua garganta relaxe, podendo e bloquear as vias respiratórias e levar você a roncar.
Ronco e Apneia do Sono
O ronco pode indicar uma apneia do sono, que é uma condição potencialmente fatal que requer atenção médica. A apneia do sono é a obstrução respiratória, fazendo com que a pessoa que está dormindo tenha de se acordar para começar a respirar novamente.
O ronco normal não interfere com a qualidade do seu sono, tanto quanto a apneia do sono, por isso, se você está sofrendo de extrema fadiga e sonolência durante o dia, o problema pode ser mais do que apenas o ronco.
Dicas Para Parar de Roncar
Existem, atualmente, várias técnicas comprovadas que podem ajudar a eliminar o ronco. Nem todo remédio é adequado para todos, por isso, algumas mudanças de estilo de vida, e uma vontade de experimentar soluções diferentes são dicas importantes para parar de roncar.
- – A primeira etapa para resolver um problema de ronco é encontrar a causa. Se você é casado/a peça ao seu companheiro para ajudar você a manter um diário de sono para acompanhar seu ronco. Observando os padrões em seu ronco muitas vezes pode ajudar a identificar as razões pelas quais você ronca, o que o torna pior, e como fazer para pará-lo.
- -Como você ronca revela por que você ronca. É fundamental observar as diferentes maneiras de dormir e roncar. As posições do sono revelam muito, e descobrir como você ronca pode ajuda-lo a descobrir por que você ronca. Quando você sabe o motivo do ronco, pode chegar mais perto de uma cura.
- – Roncar de boca fechada pode indicar um problema com a língua. Roncar com a boca aberta pode estar relacionada com os tecidos em sua garganta. Ao dormir de costas o ronco é provavelmente mais leve. No entanto, o ronco em todas as posições de sono pode significar que ele é mais grave e pode exigir um tratamento mais abrangente.
- – Perca peso. Perder até mesmo um pouco de peso pode reduzir o tecido adiposo na parte de trás da garganta, e diminuir ou mesmo fazer você parar de roncar.
- – Exercício Físico. A atividade física também pode ajudar você a parar de roncar. Os exercícios para tonificar os braços, pernas e abdominais, por exemplo, levam também a tonificar os músculos em sua garganta, o que por sua vez pode levá-lo a roncar menos.
- – Parar de fumar. Se você fuma, suas chances de roncar são elevadas. Fumar provoca o bloqueio das vias respiratórias irritando as membranas do nariz e da garganta.
- – Evite o álcool, comprimidos para dormir e sedativos. Especialmente antes de dormir, pois eles relaxam os músculos da garganta e interferem na respiração. Fale com o seu médico sobre quaisquer medicamentos de prescrição que você está tomando, uma vez que alguns fármacos podem fazer você entrar em um nível mais profundo de sono, fazendo o ronco piorar.
- – Limpe as passagens nasais. Ter o nariz entupido faz com que inalação fique difícil e crie um vácuo em sua garganta, que por sua vez leva ao ronco. Você pode limpar com descongestionantes nasais ou tiras nasais para ajudar a respirar mais facilmente durante o sono.
- – Mantenha o ar úmido do quarto com um umidificador. O ar seco pode irritar as membranas do nariz e da garganta.
- – Posição para dormir. Elevar a cabeça quatro polegadas, mais ou menos, pode facilitar a respiração. Já existem travesseiros especialmente projetados disponíveis para ajudar a prevenir o ronco, certificando-se que os músculos do pescoço não sejam pressionados.
- – Durma de lado. Evite dormir de costas, pois a gravidade faz com que seja mais provável a sua língua e os tecidos moles obstruírem suas vias respiratórias.
Salete Dias