Cuidados Com o Bebê Recém-Nascido

A chegada do primeiro filho é sempre repleta de muita e amor, mas ao mesmo tempo gera grande ansiedade e uma enorme quantidade de dúvidas. Elas especialmente acontecem quando o bebê passa a chorar demais; o que se fazer quando as cólicas aparecem; qual o melhor jeito de segurar o bebê; como fazer para ele dormir bem, e por aí vai.

Bebês e Cuidados

Bebês e Cuidados

São tantas dúvidas que parece que se vai enlouquecer, mas em meio a tantas incertezas há a certeza maior de que aquela criança é um ser que amamos além da conta e que procuraremos sempre fazer de tudo para que as coisas se acalmem e deem certo.

Para amenizar o sofrimento dos primeiros meses com o recém-nascido, sem saber ao certo o que e como fazer, segue abaixo algumas dicas importantes para lhe ajudar.

Cuidados Com O Bebê Recém-Nascido:

  • – Por que eles choram demais: um bebê só chora quando quer alguma coisa. Os motivos desse choro variam bastante e podem ser: fralda suja, fome, calor, frio, posição desconfortável, irritação por luz ou barulho, incômodo, estresse diante da movimentação exagerada de adultos e muito mais. Às vezes, o cansaço de ter passado o dia de colo em colo e também a falta de sono podem também fazê-lo perder a linha e cair no chororô. Mas não precisar cair em desespero, pois essa é a única maneira que o bebê tem para se expressar. Então, se perceber que a situação está fugindo do controle e seu nível de estresse já está alto demais, peça ajuda a alguém, tome um banho quente e relaxe, tenha a certeza de que tudo vai dar certo. Esse início é bastante complicado, mas a partir do quarto mês os bebês já se acostumam com o ambiente e, por isso, passam a chorar bem menos.
  • – Como aliviar as cólicas: A cólica é um problema que já faz parte do inconsciente coletivo de mamães e papais, já que ela realmente pode vir a tornar a vida deles um tanto quanto angustiante e sofrida, principalmente nas primeiras semanas de vida do bebê. Porém, o importante é não perder a paciência em nenhum momento. Mesmo que digam mil e uma coisas a respeito, as cólicas são bastante normais, pois fazem parte do amadurecimento do sistema digestivo da criança. Por isso, em muitos casos, apesar do sofrimento, não adianta medicar ou tentar dar chazinhos e outros produtos naturais. O melhor remédio e o aconchego mais importante nessas horas é o leite materno, cujo contato com a mãe ajuda a aquecer a barriga do bebê. Entretanto, é necessário saber se o choro é mesmo de cólica, já que a confusão é muito comum. O choro de cólica é bem mais forte, começando e terminando de maneira repentina.
  • É recomendável dar chá ou água para o bebê: Preferencialmente não. Se a criança for amamentada somente no peito, o leite materno será responsável por toda a nutrição. Além disso, ele também acalma e hidrata, provendo todas as necessidades do bebê. Então, quando a mãe passa a oferecer chá ou água, a criança deixa de ingerir o leite materno e recebe quantidades menores de calorias e proteínas necessárias para seu adequado desenvolvimento. Sem mencionar que a grande maioria dos chás contém substâncias estimulantes que fazer com que o bebê fique agitado.
  • Qual a maneira correta de segurar o bebê: É bastante normal que as pessoas tenham certa aflição ao segurar um bebê recém-nascido, pois são seres tão pequenos e indefesos que temos a impressão que, se segurados de mal jeito se quebrarão ao meio. O maior cuidado deve estar relacionado ao pescoço, visto que musculatura do pescoço não está completamente desenvolvida, por isso, é necessário apoiar bem as costas e a cabeça do bebê. A melhor forma de se fazer isso é encaixar a cabeça bem na dobra do cotovelo e, desta maneira, as costas ficam apoiadas no antebraço.
  • Qual o horário mãos adequado para o banho: Não há uma regra que deva ser seguida quanto ao horário certo. Geralmente, as mães optam por dar um banho noturno para acalmar o bebê antes do sono, e, nesse horário também podem contar com a ajuda do maridão. Mas o banho pode ser dado em qualquer horário, desde que não seja cedo demais e nem tarde demais, sendo o mais importante a ser verificado é a temperatura da água, bem com sua quantidade.
  • Qual a posição mais adequada para dormir: Coloque o bebê sempre de barriga para cima, e desencane. Não fique preocupada com a possibilidade do leite voltar, se isso acontecer a criança saberá o que fazer, possui instintos para isso, mas, não se esqueça de somente colocá-lo para dormir somente depois de arrotar. Essas dicas valem para crianças que não tem problema de refluxo.
  • -É comum o bebê fazer coco várias vezes ao dia: No início, o bebê fará coco a cada mamada. A criança se alimenta somente de leite, por isso, a consistência da evacuação será bem pastosa, o que é normal. Em outros casos, podem até ser mais líquida com poucos gruminhos, mas não há motivo para nervosismo.
Saiba Mais

Saiba Mais

  • O bebê pode passar dias sem fazer coco: O tolerável é que o recém-nascido passe no máximo dois dias sem fazer coco. No entanto, isso não é um processo comum, especialmente em bebês que mamam no peito, mas como cada pessoa é uma, pode acontecer. Uma dica que pode ser usada é estimular a musculatura anal do bebê com um pedaço de gaze enrolada no dedo. Geralmente, só de encostar superficialmente na região, o bebê já consegue evacuar normalmente. Caso o problema persista, procure seu pediatra de confiança.
  • -O bebê arrota sempre que mama: Muitas vezes ele nem arrota, mas depois da mamada colocá-lo em pé no colo é fundamental e deve ser repetido após cada mamada. Geralmente a criança arrota logo depois desse procedimento. Agora, se em 15 minutos a criança não arrotar, pode colocá-lo para dormir sem medo.
  • -Posso sair para passear com o bebê: Claro que sim, desde que sejam seguidas algumas regrinhas bem básicas. A primeira delas é: sempre que for fazer o transporte da criança coloque-a na cadeirinha própria para o transporte. A segunda é: fuja dos locais com aglomerações e fechados, pois o risco de haver uma troca de vírus e bactérias é grande. Terceira: se estiver frio ou vento, agasalhe muito bem a criança, tomando cuidado mais com a proteção na cabeça e ouvido.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *