Um problema bastante comum da atualidade é a intolerância alimentar, e muitas vezes não se sabe ao certo qual é a origem destes problemas, algumas pessoas e cientistas especialistas dizem que é algo genético, outras pessoas dizem que não, que é algo que ocorre no momento do nascimento das crianças.
Mas na verdade o que se tem certeza é que cada vez mais se tem feito estudos relativos a este tipo de processo para se verificar o real motivo que gera este tipo de malefício no organismo. Conheça a seguir um pouco mais sobre os problemas de intolerância alimentar e seus principais sintomas, e ainda como os amenizar.
O Que É A Intolerância Alimentar
A alergia alimentar é algo diferente da intolerância alimentar, no caso da alergia alimentar os sistemas de defesa do organismo, o sistema que atua na imunidade do organismo, normalmente reconhece este tipo de substância alimentar como se ela fosse algo perigoso para o organismo.
E assim que o usuário a consome na mesma hora o organismo começa a atuar com o seu sistema de defesa, o que causa uma série de sintomas bombardeando assim o seu corpo com substâncias químicas que geram as alergias.
Em casos mais graves é possível se encontrar situações de dores abdominais, vômito, urticária e até mesmo crises de tosse, que poderão afetar diretamente o sistema respiratório e digestivo, atacando até mesmo os sistemas cardiovasculares, por este motivo é importante se ter um grande cuidado quanto a isto.
Normalmente os alimentos que são mais envolvidos nos sistemas de alergia alimentar são os compostos de um alto teor de proteína, estas proteínas se apresentam principalmente em origem vegetal e também marinha.
Existe uma série de fatores que são relacionados as alergias de alimentos, e como exemplo podemos citar alguns como a hereditariedade, a exposição dos alimentos, a permeabilidade gastrintestinal e também os fatores considerados ambientais, o que poderão acentuar todos os sintomas de alergia piorando a situação que deverá ser tratada de forma mais breve possível.
Como Acontece A Intolerância Alimentar
Normalmente a intolerância alimentar que mais acontece é relativa ao fator da enzima de lactose, existente no organismo responsável por toda a digestão do açúcar que está presente no leite, o que forma a lactose. Apesar de se apresentarem uma série de causas diferenciadas e distintas, todos os sintomas que são presentes relativos a intolerância alimentares são semelhantes aos de alergia, porém possuem diagnósticos difere4ntes.
Existem diversas substâncias consideradas a intolerância como por exemplo conservantes, intensificadores de sabores e ainda corantes bem como antioxidantes que são industrializados e reagem juntamente ao organismo.
Para que se possa ter um diagnóstico de alergias ou mesmo de intolerância alimentar é importante se ralizar um levantamento, um tratamento bastante intenso além do histórico familiar, bem como a descrição dos diversos sintomas e também o tempo que aconteceu a manifestação após a ingestão do alimento.
Com isto é feita uma listagem dos alimentos que são suspeitos de acontecer o ataque e também responsáveis pelos sintomas, é feito ainda um exame físico, um diário alimentar e também de sintomas, bem como testes imunológicos.
O principal tipo de tratamento que é realizado relativo as reações de intolerância é a base da exclusão de alimentos que são causadores ou também a redução das suas qualidades na dieta realizada diariamente.
É importante também que sejam realizadas as leituras de rótulos e ingredientes de alimentos para que se possa identificar todas as substâncias relativas as alergias e ainda se o alimento poderá ser substituído por outros que possam fazer parte dos mesmos nutrientes.
O organismo que desenvolve este tipo de intolerância possui além de problemas para a criação de enzimas bem como produzir a quebra de alimentos em um processo de digestão como por exemplo a lactase para a lactose, e em alguns casos a protease para as proteínas, existem diversos outros fatores que poderão ser envolvidos neste tipo de situação e que ainda não são completamente compreendidos pela ciência, o que dificulta um pouco no tratamento destes problemas que não tem cura e o usuário deverá ficar com este problema pela vida inteira. Conheça algumas situações comuns a intolerância de alimentos.
A Situação de Liberação de Histamina Não Alérgica
Neste tipo de processo, alguns componentes que são encontrados em vários alimentos costumam atuar diretamente nos chamados mastócitos o que fazem com que se libere histamina pelo organismo. O organismo que realiza este tipo de atividade normalmente existem em mariscos e morangos, gerando reações na pele como alergias, em casos bastante raros existe uma situação de alergias no esôfago.
A Deficiência de Enzimas
Diversos indivíduos que possuem a deficiência contra a lactose não conseguem digerir o açúcar do leite que é a chamada lactose. Este tipo de tratamento para este problema deverá acontecer através de uma dieta que tenha poucas unidades de leite e laticínios.
As Reações A Medicamentos
Este tipo de reação normalmente acontece como uma resposta a componentes alimentares diversos, como por exemplo o que podemos chamar de aminas, que são encontradas em vários alimentos que possuem nitrogênio podem gerar este tipo de problema. Os efeitos acontecem normalmente em pequenas quantidades do alimento que podem se manifestar através de palpitações, tremores e enxaquecas. Outras várias substâncias como por exemplo a tiramina, serotonina e também a dopamina, estes compostos geram reações com respostas fisiológicas.
Alguns Alimentos Com Efeitos Irritantes Também Poderão Ser Percebidos
Alguns alimentos como por exemplo o curry em excesso poderão irritar o intestino. Além disto o glutamato monossódico poderá gerar uma doença chamada da síndrome do restaurante chinês oferecendo dores no peito, fraqueza e também palpitações.
Os alimentos que oferecem efeitos diretos nos mastócitos provocam a liberação de histamina como por exemplo os chocolates, espinafres, morangos, mariscos, abacaxis, atuns entre uma série de outros alimentos.
O tratamento pode acontecer de diversas formas onde é preciso se excluir os alimentos desta forma e ainda incluir outros tipos de alimentos, que muitas vezes não são utilizados em alimentos industriais modernos, o que pode ser difícil de se encontrar.