A prática de exercícios físicos regulares ajuda muito na saúde do coração e do pulmão, especialmente os aeróbicos, pois exigem mais desses órgãos. Além disso, os exercícios ajudam na manutenção da saúde, diminuindo o colesterol ruim, as triglicérides e ainda regulam a pressão arterial.
Exercícios Para Coração e Pulmão
Os exercícios aeróbicos regulares, especialmente a corrida, caminhada, natação e bicicleta, são considerados a chave principal para se obter uma boa saúde pulmonar e também cardiovascular.
Os benefícios desses tipos de movimentação corporal são os seguintes:
- -Auxilia na manutenção do peso de maneira saudável. Para saber se seu peso está ideal, faça o cálculo do seu IMC.
- -Ajuda a diminuir a pressão arterial e, como já dissemos, o colesterol ruim.
- -Auxilia no aumento da resistência física.
- -Auxilia também na diminuição do estresse, um problema muito comum nos dias de hoje.
- -Também ajuda em noites de sono muito mais bem dormidas.
As Vantagens dos Exercícios Aeróbicos
Quando se faz o exercício aeróbico se consegue aumentar a frequência cardíaca por determinado tempo. Nesses exercícios estão incluso o ciclismo, a natação, corrida, e outros de natureza aeróbica.
Esse exercício também o recebe o nome de exercício cardiovascular, estando integrado a um planejamento completo de fitness. Ele auxilia na perda de peso, como também no fortalecimento do coração e dos pulmões.
Saiba Começar Um Programa de Condicionamento Físico Aeróbico
O primeiro passo é definir qual das atividades físicas vai querer fazer, mas para isso, opte por aquilo que lhe traz prazer e não o faça por obrigação, senão, desistirá daquilo no primeiro mês. Quando você iniciar um programa de exercícios de maneira planejada, saiba antes como ele funciona, para saber se de fato vai gostar de segui-lo.
Caso você não tenha definido qual das atividades quer fazer, inicie o processo através da caminhada. Já se optar pela natação, saiba que esse esporte possui baixo impacto, portanto pode ser feito por qualquer tipo de pessoa e de qualquer idade.
A Forma Correta de Se Praticar Exercício
A postura coreta durante os exercícios físicos é fundamental para auxiliar na prevenção de dores lombares e ainda de lesões nos músculos e, certamente seu treino será muito mais eficiente. Quando for correr ou caminhar, procure relaxar seus ombros, isso trará um conforto maior nos exercícios e não trará efeitos negativos depois.
Caso esteja fazendo sua caminhada em uma esteira, por exemplo, mantenha sempre seu corpo na vertical e não se apoie no guidão, isso força demais as costas e pode proporcionar dores futuras. Procure usar um alinhamento corporal e postura adequados em qualquer atividade física que for cumprir.
Altere A Intensidade do Treino Durante As Sessões
É fundamental modificar a intensidade de exercícios nas sessões de treino para não cansar demais sempre os mesmos músculos. Quando se pratica exercícios físicos, causa a quebra das fibras existentes nos músculos e por isso, precisa de mais ou menos 48 horas é necessário para fazer sua reconstrução.
Este tempo de parada é importante para o programa de treino tenha sucesso garantido. Caso queira trabalhar os músculos todos os dias, é preciso intercalar um dia mais puxado com outro de treino mais leve, ou alternar as atividades.
Técnica Certa Para Treino Cardiovascular
Com o uso da técnica adequada será possível se conseguir o melhor resultado e ainda mais sessões de exercício sem um cansaço extremo. Antes de começar a fazer o exercício que irá motivar a área cardiovascular, é necessário que se faça um aquecimento prévio, demorando de cinco a dez minutos, para somente depois partir para as atividades propriamente ditas.
Esse procedimento ajuda a preparar os músculos e também o sistema cardiovascular para os demais exercícios que virão, pois requerem muito mais do organismo. Após o aquecimento, deve-se partir para atividade mais intensa e continuar nela por um período que varia dentre vinte e sessenta minutos, variando de acordo com o condicionamento físico de cada um.
Para saber se o exercício está sendo feito com a intensidade certa é simples, basta ser capaz de conversar normalmente durante a atividade, mesmo que expresse um pouco de cansaço. Também é importante diminuir o ritmo dos exercícios aos poucos, para que a frequência cardíaca volte ao normal de maneira gradual.
Também é importante se fazer um bom alongamento logo depois de terminar a atividade, para que os músculos ainda fiquem firmes.
O Exercício Regular É Garantia de Melhores Resultados
As atividades físicas regulares ajudam a perder gordura e a aumentar a capacidade muscular. O organismo, depois da atividade física, contribui com um bônus, pois mesmo depois de terminada a sessão, ele ainda queima as calorias numa velocidade acelerada, coisa que não acontecia antes dos exercícios. O tempo que o organismo continua a queimar as calorias depende basicamente da duração e da intensidade do exercício praticado.
Para um planejamento correto de atividades é importante fazer uso de instrumentos auxiliares como pesos, por exemplo, ou usar outras atividades, como a yoga, para conseguir músculos mais firmes e bem trabalhados.
Mas, antes de começar este ou aquele exercício ou atividade, é fundamental se fazer uma consulta com um médico, para que o mesmo possa avaliar sua condição de saúde e dizer se o treino será adequado para você e para suas necessidades.
http://www.youtube.com/watch?v=nAorukacqX4
Saiba Mais Sobre O Assunto
Todas as vezes que você se exercita, o organismo, através dos músculos, se transformam em motores elétricos. Eles usam a gordura que você tem acumulada no organismo para gerar força.
Na verdade, a substância utilizada pelos músculos é a Trifosfato de Adenosina. Ela é queimada durante a prática de atividades físicas.
Por isso, durante os exercícios, os músculos precisam comumente de:
- •oxigênio, pois as reações químicas que ocorrem no organismo precisam de ATP e durante o processo de queima, a substância também é consumida.
- •produzir a eliminação de subprodutos metabólicos, que são o ácido láctico e o dióxido de carbono. Todos eles gerados através das reações químicas;
- •eliminar o calor do corpo.
Para corresponder a todas as necessidades de um músculo ativo, o organismo precisa de uma resposta certa que é conseguida através da ação dos vasos sanguíneos, coração, sistema nervoso, o fígado, os pulmões, e também da pele.