Com o estilo da população cada vez mais acelerado, e juntamente com o consumo excessivo de certos tipos de alimentos considerados altamente processados, além do consumo de certos tipos de substâncias como a cafeína em quantidade exagerada, álcool e drogas estão fazendo com que haja um crescente aumento no número de diagnósticos de gastrite ao redor de todo o mundo. Existem diversas instituições que são responsáveis pelo controle e divulgação de dados relacionado a saúde de sua população.
Uma dessas instituições está presente no Brasil e recentemente divulgou que mais de 70% da população brasileira apresenta em seu organismo a bactéria chamada de Pylori; essa bactéria é diretamente responsável pelo aparecimento e desenvolvimento da gastrite considerada crônica.
Apesar de ser um número muito assustador, é possível ainda saber que essa informação não se restringe apenas ao Brasil, já que com a avaliação dos dados fornecidos por outros instituições acabou sendo possível detectar que cerca de bilhões de pessoas acabam sendo sofredoras de certos tipos de inflamações em sua região estomacal.
Após o processo de diagnostico, o médico poderá identificar quais são as principais causas que fizeram com que essa doença acabasse se desenvolvendo no corpo de seu paciente. Assim, o tratamento será encaminhado, e o mesmo deverá começar a seguir certos tipos de recomendações quanto a sua dieta, para que os resultados possam aparecer de forma mais rápida.
Entendendo Melhor A Gastrite
A gastrite é uma doença que faz com que os indivíduos acabem sofrendo de diversas condições que em comum fazem com haja uma certa inflamação da mucosa da região estomacal. Quando esse tipo de inflamação se apresenta subitamente, os médicos acabam chamando a gastrite de aguda, diferentemente da gastrite crônica, que se caracteriza pelo acúmulo de diversos sintomas em um período de tempo, considerado maior.
A causa do aparecimento da gastrite no organismo de determinada pessoa pode ser diversa, tanto como no aparecimento e atuação da bactéria citada, como com o uso considerado constante de remédios, drogas e álcool.
Apesar disso, ainda é considerado mais costumeiro que a gastrite seja associada ao aparecimento dessa bactéria. Os pesquisadores ainda não conseguiram confirmar se o desenvolvimento da gastrite acaba acontecendo por conta do aparecimento da bactéria em si no organismo do paciente, ou se ela apenas desenvolve alguma característica da mucosa estomacal do mesmo que já se encontrada devidamente afetada, acelerando então esse processo.
Mesmo que não se saiba a causa ao certo, é comprovado que caso a gastrite não seja devidamente tratada, com o avanço da doença, certos tipos de complicações podem começar a aparecer, como o desenvolvimento de úlceras e outros tipos de feridas nessa mesma região do corpo do mesmo.
O último nível de risco da gastrite pode ser o desenvolvimento de hemorragia interna, além de um possível câncer de estomago.
A Importância De Uma Correta Alimentação Em Pessoas Que Sofrem Com A Gastrite
a dieta para uma pessoa que é portadora de gastrite pode ser considerada um ótimo auxílio para o seu bem-estar, tanto quanto pode fazer realmente muito mal, caso não seja avaliada por um médico especialista. Pessoas que sofrem dessa doença e que seguem corretamente o processo de execução de uma dieta acabam apresentando mais chances de obter um organismo mais resistente e saudável, além de fazer com que seu organismo seja automaticamente imunizado contra certos tipos de inflamações que podem acabar se desenvolvendo.
A dieta nesse caso é tão importante para o indivíduo quanto o processo de evitar diversos tipos de alimentos que acabam sendo vetados para essas pessoas a partir do momento de seu diagnóstico.
Alimentos Considerados Alcalinos X Alimentos Considerados Ácidos
Vamos agora conferir uma lista de alimentos então que acaba sendo considerados perfeitos para o consumo, quando se trata de pessoas que sofrem com a gastrite.
Quando analisamos a quantidade de Ph presente em certos tipos de alimentos acaba sendo possível os classificá-los como alcalinos ou ácido. Na dieta de pessoas que sofrem com a gastrite, a quantidade sugerida por diversos especialistas chega a cerca de 80% de alimentos chamados de alcalinos em sua dieta.
Vamos agora entender e avalias ao certos os tipos de alimentos que são então considerados e chamados de alcalinos: o arroz integral é um dos principais alimentos nesse tipo de dieta, e que é alcalino; além dele podemos citar também algumas frutas como a banana, além de certos legumes como cenoura e a ervilha.
Muitas pessoas acreditam que por ser uma fruta considerada muito acida o limão acaba sendo vetado da dieta de pessoas que sofrem de gastrite, e isso pode ser facilmente desmistificado.
O limão acaba sendo recomendado para diversos pacientes que sofrem de gastrite, justamente por conta de poder diminuir a acidez dos líquidos que são encontrados nos estômagos dos pacientes, fazendo com que as dores do processo de crise de gastrite acabe sendo amenizado.
Alimentos Que Podem Acabar Piorando a Gastrite
Os alimentos considerados altamente gordurosos devem ser extremamente evitados por pessoas que sofrem dessa doença, para que assim as crises de dores possam ser melhoradas.
Os alimentos que apresentam grande porcentagem de gordura em sua constituição pode fazer com que as paredes do estomago sejam afetadas diretamente, causando um aumento considerável de sua inflamação. Isso acontece porque os alimentos que são considerados altamente gordurosos acabam demorando mais para serem digeridos pelo organismo do indivíduo. Dessa forma, ele acaba ficando muito mais tempo presente em nosso organismo, o que pode ser considerado extremamente danificador ao organismo, e principalmente as paredes do estomago.
Além do grande tempo presente no organismo, no processo de digestão desses alimentos a quantidade de moléculas de gordura que são responsáveis pela digestão são consideradas muito maior, fazendo com que seja produzido pelo mesmo uma quantidade grade de substâncias acidas. Essa substância acaba a longo prazo irritando as paredes do estomago, que por conta da gastrite já se encontra muito machucada.
Alimentos Com Farinha E Açúcar
Os alimentos que são considerados com grandes taxas de farinhas ou açúcar podem ser muito maléficos para a saúde do indivíduo. Os alimentos que são assim definidos, acabam passando geralmente por um grande processo de industrialização, que muitas vezes acaba fazendo com que o seu valor nutricional seja reduzido em grandes quantidades. A dica para pessoas que não conseguem então abrir mão de alimentos que são assim classificados, é tentar sempre recorrer a alimentos que são integrais, como por exemplo o macarrão integral e outros tipos de alimentos que são assim chamados.
Alimentos Picantes
Muitas pessoas após terminar de comer certos tipos de molhos que são considerado picantes, sentem certo tipo de desconforto em seu estomago. Esse desconforto é causado diretamente pela capsaicina, uma substância que pode fazer com que a parede do estomago acabe ficando mais irritada.
Além da pimenta, certos tipos de molhos como molho shoyu, vinagre e até mesmo o ketchup podem acabar fazendo com que a gastrite apresente seus sintomas no organismo do individuo de forma mais intensa.
Cafeína
A cafeína é uma substância que está presente em certos tipos de alimentos, como o café, e até mesmo em alguns tipos de chás que são comercializados hoje em dia.
Refrigerantes
O mesmo efeito que a substância chamada de cafeína oferece ao estomago de várias pessoas acaba acontecendo também quando o indivíduo consome refrigerante, principalmente em grandes quantidades e de forma regular. Esse problema acaba acontecendo quando o gás da bebida atinge seu estomago, fazendo com que a secreção de seu organismo seja devidamente atingida.
Álcool
Esse é um dos principais problemas quando falamos de consumo de alimentos que acabam atingindo de certa forma o organismo de certos indivíduos que são portadores da doença gastrite. O álcool tem grande influência no processo de irritar o organismo dos indivíduos, fazendo assim com que a mucosa que é secretada pelos órgãos que auxiliam no processo de digestão dos alimentos fiquem muito mais ácidos, atingindo diretamente a parede do estomago dos mesmos.
Frutas e Legumes
a maioria dos legumes existentes no mercado acabam não atingindo de forma negativa o estomago das pessoas que sofrem de gastrite, mas existem algumas exceções, como por exemplo, o tomate e alho.
Laticínios
Todos os alimentos que são considerados derivados do leite acabam atingindo de forma negativa o estomago de certas pessoas, e principalmente aquelas que sofrem de gastrite. Portanto, as pessoas que sofrem de gastrite acabam de certa forma estando muito restritas ao consumo direto e indireto de leite. Dentre esses alimentos, podemos citar o queijo de todas as formas.
Alimentos Que Podem Auxiliar As Pessoas Que Sofrem De Gastrite
Existem alguns alimentos entanto, que podem fazer com que o individuo que sofre de forma direta dessa doença se sintam mais confortáveis. Para isso, você deve primeiramente consultar um médico especialista, para que o mesmo possa então se manter dentro de uma dieta de forma correta e sem que haja nenhum tipo de dano direto no processo de tratamento de sua doença.
Dentre os alimentos que são considerados benéficos dentro da dieta de uma pessoa que sofre de gastrite, podemos citar facilmente a couve-flor, que pode auxiliar de forma considerável o processo de cicatrização da área que protege as paredes do estomago. A couve-flor apresenta diversos tipos de variações, e uma delas é chamada de couve-flor manteiga, ela é definitivamente considerada um alimento benéfico para esse tipo de problema. Existem algumas substâncias que fazem parte da constituição desse alimento, como por exemplo carotenoides e também bioflavonóides, essas substâncias tem a função de fazer com que o processo de encerramento da inflamação possa acontecer de forma mais rápida, prevenindo também o desenvolvimento do câncer.
Existe algumas maneiras que podem ser consideradas mais eficientes no processo de consumo do alimento. A couve-flor para que apresente maiores efeitos no processo de consumo benéfico do alimento, pode ser consumida em forma de sucos, preparados recomendavelmente apenas com a utilização de água, ou água de coco. As hortaliças que são orgânicas também podem ser melhores para esse processo.
Chia
a chia é um alimento que quando entra em contato direto com água, forma uma certa pasta ou um gel, que acaba de forma certeira protegendo então o processo de cicatrização da parede do estomago.
Vamos agora então ao cardápio para essas pessoas, e podemos perceber que esses alimentos acabam surgindo um efeito muito positivo para as pessoas que acabam seguindo essa dieta de forma correta.
Primeira Opção
No café da manhã ou lanche da tarde a primeira opção sugerida acaba sendo o consumo de alguns pedaços de bolo ou mesmo o pão integral. Além disso, você também pode nesse momento consumir uma xícara de chá de camomila, juntamente com omelete.
Segunda Opção
A segunda opção na dieta dessas pessoas, pode ser facilmente cerca de um copo de suco de couve orgânica, juntamente com algumas cerejas e também cerca de duas torradas integrais.
Terceira Opção
Um copo cheio de leite de soja, para que não haja nenhum tipo de problema relacionado a substâncias do leite. Além disso, você poderá também consumir meia banana, com ou sem farinha de linhaça