Se você é um fumante e está pensando em deixar o vício, veja alguns “bons” motivos para colocar em prática essa sua decisão o quanto antes: os danos causados pelo cigarro.
O cigarro é feito do tabaco uma erva que possui nicotina e faz parte da família das solanáceas. Além do mal que essa erva pode causar somado a ela estão substâncias tóxicas, que são misturadas para produzir o produto, algumas gasosas, como por exemplo, o monóxido de carbono. O alcatrão, que também faz parte da combinação possui carbono e polônio, além de concentrar uma grande quantidade de substâncias que são comprovadamente carcinogênicas, isto é, que podem provocar o câncer. Isso porque essas substâncias afetam as células.
E o cigarro não faz só mal a quem o fuma, quem está por perto e inala a fumaça também pode sofrer com irritações na garganta, nos olhos e no nariz, provocadas por substâncias tóxicas que estão presentes no produto. E basta essa fumaça para provocar alergia respiratória e até mesmo problema nos pulmões.
Diminuição de Mobilidade dos Cílios Pulmonares Causada Pelo Cigarro
A inalação em excesso da fumaça do cigarro pode provocar a diminuição da mobilidade dos cílios pulmonares, que estão dentro do órgão, parecem fios de cabelos finos e servem para ajudar a reduzir a sujeira ou qualquer outro “intruso” no pulmão. Uma vez danificados por conta da fumaça do cigarro, essa sujeira não é removida e gera o pigarro e a tose, comuns em quem fuma. Podendo transformar-se também em uma inflamação do pulmão.
Outro dano que o cigarro pode provocar ao organismo é o aumento do monóxido de carbono no sangue do fumante, que começa a subir de manhã e somente à noite o nível desce um pouco.
Essa substância, que está presente no cigarro, também pode entrar no organismo através da fumaça e através do sangue chegar até os pulmões. A consequência, neste caso, é que as células produzem menos energia uma vez que não conseguem respirar como deveriam, por isso o fumante sente tanta falta de ar. Desse ponto em diante, o problema da respiração difícil pode transformar-se em doenças do coração ou respiratórias.
As grávidas, por exemplo, também sofrem com os efeitos provocados pelo monóxido de carbono que existe no cigarro, ele pode afetar e interferir no bom desenvolvimento do feto. O correto é que uma gestante não fume.
Além do monóxido de carbono, a nicotina, que também está presente no cigarro, altera o bom funcionamento da circulação do sangue. Ela provoca o aumento de concentração de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos, o que gera uma sobrecarga para o coração. Dessa forma, o fumante pode sofrer com um infarto.
O Cigarro Além dos Danos A Saúde Provoca Danos Econômicos
Através de pesquisas sobre o consumo do cigarro ficou evidenciado que quem fuma não só está comprometendo a saúde, de forma gravíssima, como cria problemas econômicos para si mesmo. Um fumante, ao longo do tempo, e com os primeiros sinais de que o cigarro está fazendo mal à saúde, apresenta as seguintes características, segundo pesquisas: queda de produtividade, maior frequência de faltas no trabalho, aposentadoria antes do tempo por motivo de saúde, acidentes de trabalho mais constantes, acidentes de trânsito. Além disso, é verificado que o cigarro também pode ser o responsável, em alguns casos, por perdas econômicas geradas por incêndios urbanos ou rurais.
Ainda segundo pesquisas feitas em relação aos prejuízos materiais provocados pelo cigarro, o produto faz com que os gastos sociais com ele sejam muito maiores do que ele gera em receita com os impostos.
Você sabia que no Brasil, o segundo maior fator que causa mortes é o cigarro? Sem falar nos grandes gastos que o governo tem com as internações em hospitais públicos e tratamentos. Esses dados são confirmados com 90% dos casos de câncer de pulmão que são decorrentes ao uso do cigarro. No caso de outros tipos de câncer, 30% do total também é provocado pelo vício.
Outra doença que mata muitas pessoas no nosso país, as doenças cardiovasculares, também tem o seu número de afetados em consequência do cigarro, assim como o enfisema e a bronquite crônica.
Os Problemas Que Podem Sofrer Os Não Fumantes
Os fumantes vivem os problemas do cigarro em primeira pessoa, mas os não fumantes não estão livres do problema. Eles são chamados fumantes passivos, porque inalam a fumaça do cigarro, em lugares fechados é ainda pior.
As substâncias tóxicas que existem no cigarro estão naquela fumaça e fazem mal também ao não fumante. Aliás, para a OMS, Organização Mundial da Saúde, o cigarro é o maior agente poluidor no âmbito ambiental e doméstico. Pensando nisso, que nos dias atuais os governos têm trabalhado para proteger os não fumantes, como proibindo o cigarro em locais fechados. Essa é uma realidade em praticamente todo mundo, poucos países, como na Áustria, por exemplo, ainda é permitido fumar em locais fechados.
Dados mais recentes sobre o número de mortes e pessoas doentes no Brasil em consequência do cigarro revelou que pelo menos 10 mil brasileiros morrem a cada mês devido ao vício. Dessas mortes, a maior parte delas é por causa do câncer gerado pelo consumo do cigarro.
O Que O Consumo do Cigarro Pode Causar A Uma Gravidez
O fumo durante a gravidez pode até mesmo gerar um aborto espontâneo. Se a mulher consegue levar a gravidez até o fim, mesmo consumindo o cigarro, certamente o bebê estará correndo riscos de saúde.
O vício pode fazer com que a criança nasça antes da hora, abaixo do peso, que a mãe sofra com hemorragias, entre outros problemas. Por isso, as mulheres que fumam, quando ficam grávida não podem ter outra opção que não aquela de abandonar o cigarro, mesmo que seja somente durante a gestação.
Danos Causados Pelo Cigarro: Veja
- A curto prazo (quando a pessoa ainda fuma há poucos anos) o cigarro pode provocar: manifestações nasais (como irritações, por exemplo), cefaleia, irritação nos olhos, tosse, aparição de problemas alérgicos e problemas cardíacos.
- A médio e longo prazos (quando se trata de um fumante de anos) o cigarro pode provocar:aumento do risco de aterosclerose, problemas e dificuldade para respirar, câncer, infarto do miocárdio, infecções respiratórias.
- Outras doenças que podem estar associadas ao cigarro:Doenças coronarianas, 25% associadas ao cigarro: infarto e angina.Doenças pulmonares, 85% associadas ao cigarro: enfisema e bronquiteCâncer: no pulmão 90% e nos demais casos, cerca de 30%, laringe, faringe, esôfago, rim, bexiga, boca, pâncreas e colo de útero.Derrame cerebral, em 25% dos casos é gerado pelo cigarro.Úlceras digestivas e infecções do sistema respiratório.
eu quero que meu pai pare de fumar