Definição de Asma
Segundo especialistas, a asma é uma doença crônica que afeta os pulmões dos seres humanos. Essa condição pode ser tratada, mas até o presente momento não foi descoberto uma cura total.
Nesse artigo veremos os principais sintomas e os tratamentos possíveis de serem realizados para aliviar os sinais clínicos da asma infantil
Como Ocorre a Asma Infantil
A asma infantil apesar de ser uma condição crônica pode ser controlada na grande maioria das crianças. Os sintomas da asma infantil podem variar entre de leves a graves.
A asma infantil afeta as vias aéreas da criança, os brônquios, que são responsáveis por transportar o ar para dentro e para fora dos pulmões nas pessoas. Se a criança tiver asma, as vias aéreas dos pulmões serão mais sensíveis que outras crianças não apresentam asma.
No momento em que a criança fica em contato com alguma substância irritante para seus pulmões, as vias respiratórias se estreitam, e o revestimento do órgão torna-se inflamado, fazendo com que os músculos ao seu redor fiquem mais apertados, havendo assim uma elevação na produção de catarro na criança.
Principais Sintomas da Asma Infantil:
- -Tosse Constante
- – Sensação de falta de ar
- – Sensação de aperto no peito
Como Ocorre um Ataque de Asma Infantil
As especialistas ressaltam que o surgimento repentino de sintomas graves é conhecido como um “ataque de asma”.
Esses ataques podem em alguns casos serem tratados na própria casa da criança, mas podem também, em casos mais graves, precisar de um atendimento hospitalar.
Causas da Asma Infantil
Até o presente momento, a causa exata da asma ainda não foi totalmente descoberta.
O que se sabe é que a asma ocorre nas famílias, e que nelas uma criança é sempre mais propensa a ter asma, principalmente se um ou os dois pais têm a enfermidade.
Existem também vários outros fatores que podem provocar a asma infantil, embora essa enfermidade seja diferente entre as pessoas afetadas, e também são originadas por fatores diversos.
Fatores Desencadeantes da Asma Infantil
Uma infecção no aparelho respiratório superior, que cause uma gripe ou resfriado é o fator desencadeante mais frequente para um “ataque de asma”. Outros fatores também podem incluir:
- – Processos alérgicos especialmente em temperaturas frias;
- – Alergia de contato com ácaros, pelos de animais domésticos, como gatos ou cães, e pólen das plantas;
- – Exposição à poluição atmosférica em especial a fumaça de cigarro.
Incidência da Asma Infantil
Os cientistas revelaram que a asma parece ser mais frequente em indivíduos do sexo masculino, do que em pessoas do sexo feminino.
No entanto, essa condição muda depois do crescimento infantil e na fase da puberdade, a asma é mais frequentemente observada nas meninas.
No período da adolescência, os sinais clínicos da asma podem ate chegar a desaparecer.
Porém quando o indivíduo chega à idade adulta, a enfermidade pode afetá-lo novamente.
Formas de Diagnosticar Asma Infantil
Segundo especialistas, a asma infantil pode ser difícil de ser diagnosticada, pois apresenta vários sintomas parecidos com outras enfermidades como, por exemplo, fadiga, respiração rápida, tosse ou respiração ofegante.
Nesses casos os especialistas devem ser consultados para que o diagnóstico possa ser preciso e o tratamento adequado.
http://www.youtube.com/watch?v=tttUODzRZs4
Tratamento da Asma Infantil
Mesmo não havendo cura total para a asma, até o presente momento, há vários tratamentos eficientes que podem auxiliar no controle da enfermidade. A terapêutica usada para tratar a asma infantil baseia-se em dois objetivos:
- – Tentar aliviar os sintomas da doença;
- – Prevenir ou evitar os ataques de asma que possam vir a afetar a criança durante seu desenvolvimento ou no futuro, quando ela já for adulta.
O tratamento é realizado através de uma combinação entre medicações um plano de ação para evitar os fatores desencadeantes da asma.
Essa terapêutica inclui: medicações anti-inflamatórias e broncodilatadores, inaladores ou medicamentos orais usados em um nebulizador.
“O tratamento precoce e agressivo asma é fundamental para aliviar os sintomas e prevenir os ataques de asma”.
Segundo especialistas, a medicação para a asma é realizada para parar a tosse e o chiado no peito da criança. Entre esses medicamentos para a asma se destacam:
- – Inaladores para asma
Os especialistas devem orientar às crianças como usar de forma correta o inalador para aliviar os sintomas da asma.
- -Esteroides e medicamentos anti-inflamatórios
Esses medicamentos são utilizados para aliviar muco espesso que se forma, e o inchaço nas vias respiratórias. Segundo especialistas essas “medicações inalatórios e orais podem prevenir os ataques de asma”.
- -Broncodilatadores
Esses medicamentos são utilizados quando a pessoa sente seus pulmões apertados e com dificuldade para respirar.
- -Nebulizadores para Asma ou Máquina de Respiração
Um nebulizador para asma ou máquina de respiração serve tanto para os pacientes mais jovens, quanto para os indivíduos mais velhos que sofrem de asma e são excelentes para aliviar a falta de respiração.
Medicações Que Fazem Parar Um Ataque de Asma
Em alguns casos mais graves, medicamentos mais fortes são utilizados para reduzir os sintomas no caso de um ataque de asma, como a prednisona, por exemplo.
Vale ressaltar que todo e qualquer medicamento deve ser sempre prescrito por um médico especialista.
Considerações Finais
É de extrema importância que a criança continue a usar a medicação prescrita, com as revisões médicas periódicas necessárias a sua saúde.
Esse comportamento vai auxiliar na manutenção dos sintomas da asma infantil sob controle, à medida que a criança vai se desenvolvendo e ficando mais velha.
Existem também várias mudanças nos hábitos diários que podem auxiliar os pais e as crianças a gerirem essa enfermidade de forma adequada.
Com o tratamento correto realizado por especialistas, não há nenhuma razão para que uma criança com asma não possa desempenhar um papel na sociedade na qual vive, assim como as outras crianças.
A asma infantil pode ser melhor ou pior dependendo dos momentos em que ocorre. Porém existem estão algumas coisas os pais podem fazer para auxiliarem seus filhos a aprenderem a lidar com essa condição.
De acordo com o desenvolvimento da criança os pais podem ensinar-lhes como agir em caso de um ataque de asma, orientados, claro, por um especialista. Isso pode ser feito de maneira gradual e constante, com o apoio do médico e outros profissionais da área de saúde envolvidos no tratamento.
É importante tanto para os pais como para as crianças conhecerem os medicamentos para a asma e saber quais são os principais sintomas de um ataque da doença.
Salete Dias