Uma das principais tendências dos últimos anos é o investimento cada vez maior na beleza, as pessoas têm disponibilizado mais dos seus recursos para se sentir melhor com a imagem refletida no espelho e com a sua saúde física. Nesse contexto pode ser bem interessante para o futuro fazer cursos de estética em que se forma bacharel na área. Se você está pensando em seguir essa carreira, mas tem dúvidas a respeito dos cursos de formação continue lendo.
Cursos de Estética e Cosmética
As instituições de ensino podem ofertar esses cursos com esses dois nomes e o profissional formado é bacharel especializado na prestação de serviços que tem como foco aprimoramento da beleza física, saúde e bem-estar dos clientes que podem ser homens ou mulheres. Os profissionais dessa área são habilitados a aplicar produtos estéticos ou utilizar aparelhos para realizar serviços como limpeza de pele, massagens ou mesmo bronzeamento artificial.
Dentre os outros serviços estéticos que esse profissional é habilitado a prestar estão depilação, massagens que esculpem o corpo, hidratação entre outros. As possibilidades de trabalho são diversas para esse profissional que pode tanto ter um cargo numa clínica estética como atuar em consultórios dermatológicos ou de cirurgia plástica desde que em auxílio a um médico especialista. Além dos cursos de bacharelado é possível encontrar opções de cursos de tecnologia nessa área (cursos de formação mais rápida).
Cursos de Podologia
Os cursos de podologia também podem ser considerados como cursos de estética, mas que tem foco nos cuidados estéticos e de saúde dos pés. Os profissionais que tem essa formação podem atuar em clínicas, SPAS entre outros estabelecimentos. Existe um mercado amplo de podologia voltado a diabéticos que costumam enfrentar muitos problemas com seus pés. A área esportiva é também uma possibilidade para quem se forma em podologia.
Profissionais Não Formados
Uma realidade que muitos outros cursos superiores enfrentam é a competição de formados com profissionais não formados. Alguns procedimentos estéticos não exigem formação profissional para ser realizados de maneira que a competição nesse mercado pode ser um tanto desleal. Especializar-se em procedimentos que exijam diploma pode ser uma maneira de garantir um futuro mais seguro.
Regime de Contratação
Outro ponto essencial de ser esclarecido para que os estudantes interessados em fazer um curso de estética e cosmética é o regime de contratação mais comum no país. Muitas clínicas estéticas assim como institutos de beleza contratam esses profissionais sob o sistema comissionado em que é pago um valor fixo por mês e um adicional de comissão em relação aos serviços que foram prestados.
Chances de Sucesso
Quando uma pessoa decide investir anos da sua vida e dinheiro – mesmo universidades públicas exigem gastos com livros e materiais – num curso quer saber se tem chances de se dar bem no mercado quando se formar. O segmento de estética e cosmética pode ser interessante financeiramente haja vista que as pessoas gostam de investir em seu bem-estar e aparência. Mas, não podemos deixar de observar que a crise financeira que acometeu o Brasil nos últimos anos retraiu esse mercado.
A queda dos gastos nesse segmento no ano de 2016 ficou em cerca de 8%, porém, o prognóstico para o setor de beleza é positivo. O respiro que a economia tem recebido nos últimos anos tem contribuído para que os investimentos em beleza voltem a crescer. O mercado de beleza sempre foi visto como um bom investimento para estudantes e pode retomar o folego nos próximos anos. E mesmo com a queda da procura de tratamentos de salão de beleza houve aumento significativo de cuidados com a pele em clínicas estéticas e na elaboração de novos produtos de beleza.