O laser é considerado um divisor de águas na medicina estética. Utilizado há anos na medicina cirúrgica e no tratamento de doenças, ele se popularizou quando passou a ser utilizado para fins estéticos, e hoje é um instrumento diário na atividade de um dermatologista, por exemplo. Ele é usado para minimizar rugas, apagar marcas de expressão, suavizar cicatrizes de acne, eliminar manchas e proporcionar novo viço, tônus e textura à pele.
O laser, nada mais é do que uma potente fonte de luz, que se propaga de forma retilínea. Sua vantagem é que ele consegue chegar a profundidades na pele que os cremes não conseguem.
Ao chegar na derme, ele atinge um alvo (que pode ser uma vaso sanguíneo ou um pigmento) e estimula a produção de colágeno no local.
Com a evolução da tecnologia, principalmente na medicina, já há lasers que conseguem focar o problema na pele e poupar as células saudáveis que existem ao redor. E o tempo de recuperação chega a ser de horas, sendo que após o tratamento o paciente já pode voltar à sua vida cotidiana.