Faixa Etária e Gênero Mais Atingidos
Uma pesquisa demonstrou que o câncer de boca é mais comum em mulheres jovens, com menos de quarenta anos. Se a pessoa acometida pela doença tiver mais de 40, a grande maioria dos doentes são formados por homens, provando que uma mesma enfermidade pode apresentar aspectos totalmente diversos, dependendo da faixa etária e sexo dos pacientes, por exemplo, se a doença se manisfestar precocemente as mulheres serão as mais atingidas.
Pesquisas Realizadas Sobre o Tema
Segundo especialistas em câncer de boca, a maioria acima dos quarenta anos acometidos pela doença é composta por homens fumantes, e que consomem bebidas alcoólicas. As pesquisas baseadas em mapeamento das principais características do tumor bucal, reuniram nos últimos vinte anos, todos os casos de doentes nessa idade, em centros especializados de vários países, dentre eles, Inglaterrra,Brasil e Guatemala, com o objetivo de avaliar os hábitos dos indivíduos com culturas diferentes. Uma análise laboratorial, em mais de 37 pacientes foi feita, com dados apresentados que não variavam segundo o país onde a pessoa vivia, mas os aspectos encontrados nos enfermos mais jovens, mostraram que mais de 40 por cento dos acometidos pelo tumor bucal eram mulheres, sendo que 50 por cento delas não fumavam de 41 por cento não bebiam. Esses resultados foram contrastantes com as pesquisas feitas nos homens, com idade média de 57 anos, onde 81 por cento eram fumantes e 74 por cento consumiam álcool.
Hipóteses Levantadas Pelos Cientistas
Segundo os cientistas. essas características tão diversas do câncer de boca segundo a idade da pessoa, ainda não está esclarecida. No entanto, alguns pesquisadores, supõem que nas análises feitas entre os mais jovens, há muitos mais propensão genética, do que nos indivíduos mais velhos. embora ainda não se saiba se a instabilidade dos gens, possa ser considerada uma herança genética provocada por um fator ambiente ou de comportamento. Alguns ainda pretendem avaliar se há alguma relação entre o tumor bucal e o vírus HPV, que é transmitido por ato sexual, sem preservativo. Essa hipótese de relacionar esse tipo de câncer com o HPV, que se não for tratado pode trazer complicações mais graves, como câncer de colo do útero, apareceu em virtude da identificação de portadores de câncer de traquéia e amigdala, que apresentaram HPV, apesar de ainda não haver certeza nessa correlação, apenas hipóteses.
Vale ressaltar que metade dos portadores de câncer bucal são tabagistas e consumidores de bebidas alcoólicas, portanto o INCA (Instituto Nacional do Câncer), estabeleceu o vício do álcool e cigarro como fatores principais para o desenvolvimento desse tipo de tumor. O Governo Federal fez uma assustadora projeção de mais de 14 mil acometidos só nesse ano.Portanto é sempre bom evitar hábitos nocivos à saúde e começar a adquirir um modo de vida mais saudável, sem vícios, como prevenção contra essa enfermidade.
Salete Dias