A Síndrome de Asperger

Também conhecida como transtorno de Asperger, desordem de Asperger ou autismo de alta funcionalidade. O aspecto principal desta doença é o autismo, porem como essa síndrome não demonstra nenhum atraso ou retardo global no desenvolvimento da linguagem não dá para diagnosticar como autista. A síndrome de Asperger é mais comum no sexo masculino, na idade adulta muitos homens podem viver de forma comum, como qualquer outra pessoa que não tem a doença.

Sintomas

A Síndrome de Asperger

A Síndrome de Asperger

Os principais sintomas desta síndrome são problemas com interação social, dificuldade em lidar com mudanças, extrema perseverança em comportamentos estereotipados.

Curiosidades

Estudiosos certificam que algumas personalidades importantes da História possuíam traços desta síndrome como os famosos Isaac Newton (físico), Albert Einstein (também físico), Mozart (compositor), Sócrates (filósofo), Wittgenstein (famoso filósofo), Charles Sarwin (naturalista), Michelangelo (pintor renascentista), Stanley Kubrick (cineasta), Andy Warhol (cineasta) e Bobby Fischer (enxadrista e xadrezista).

Existem casos em que pessoas com a síndrome conseguem tornarem-se professores universitários como Veron Smith que ganhou o Prêmio Nobel de Economia em 2002.

Como diagnosticar nos adultos

Autismo

Autismo

Nos adultos o diagnóstico é uma tarefa um tanto complicada, difícil e sem precisão, pois os adultos com a síndrome de asperger já aprenderam de forma racional a mascarar seus erros sociais. Apenas quando estão distraídos conseguem demostrar os sintomas da síndrome, porem se concentrados em uma interação social, como fazer um teste com o psicólogo e/ou psiquiatra, os portadores desta síndrome conseguem dissimular tanto que se comportam de forma (aparentemente) normal.

A síndrome de asparger é caracterizada especificamente pelo indivíduo que tem interesses específicos ou restritos com um tema dentro de outras atividades, rituais repetitivos, peculiaridade na fala e em sua linguagem, padrões em seus pensamentos lógicos/técnicos extensivos, o comportamento social e emocional é impróprio, possui problemas de interação interpessoal, possui dificuldades para comunicar-se, grande habilidade de desenhar, movimentos desajeitados e sem controle, a inteligência verbal é mais elevada que a não-verbal.

Os aspergers não captam indiretas e sinais de alertas de que seu comportamento é inadequado à situação social, relacionam-se melhor com adultos do que com crianças da mesma idade, o interesse pelos esportes é nulo. Quer sempre impor suas regras e ganhar sempre, talvez por isso se isole para brincar, pois acaba tendo ciência de que não se relaciona bem com outras crianças pelo seu jeito diferente de ser.

Sintomas

Sintomas

Quem tem essa síndrome não gosta de sair de casa, para não relacionarem-se com outras pessoas, suas birras são maiores e chora com facilidade por ser extremamente sensível. Sessões de terapias são indicadas para o paciente que sofre desta síndrome, pois ele não entende muito bem seus próprios sentimentos e não sabe lidar com o dos outros.

São muito inteligentes com numero, porém tem dificuldade em entender uma conversa longa, o paciente pode viver por muitos anos lidando com essa síndrome, só que deve seguir a terapia para ter uma melhor qualidade de vida para si mesmo e para quem estiver ao seu lado.

Por Luiziane Acunha

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *