Câncer de Bexiga

O câncer de bexiga está atingindo boa parte da população, acontece devido a formas de crescimentos malignos no interior do órgão, essas células anormais se multiplicam totalmente sem nenhum tipo de controle.

A bexiga é o local onde nosso corpo armazena a urina, as células malignas neste órgão recobrem todo seu interior, chamamos essas células de decarcinoma, células uroteliais ou carcinoma de células transicionais.

Os sinais da doença

Câncer de Bexiga

Câncer de Bexiga

Em quase cem por cento dos casos existe a presença de muito sangue visível na urina, basta olhar o seu “xixi”. Outros sintomas são a dor ao urinar (chamado também de disúria), muita vontade de ir ao banheiro (a vontade de urinar é de extrema constância).

Claro que se precisa de um bom diagnóstico para ver se realmente é câncer de bexiga, pois outras doenças também causam esses sintomas, como as famosas infecções na próstata e a cistite feminina.

O que nos deixa a mercê dessa doença tão cruel?

Já foi mais que comprovado: o fumante tem um alto grau de risco para ter células malignas na bexiga, tanto que metade das pessoas (tanto homens como também mulheres) que sofrem desse mal são fumantes ativas. Mais de trinta por cento de quem tem câncer de bexiga são pessoas que resultaram da exposição ocupacional a carcinógenos no próprio local de trabalho, como a benzidina.

Então vale o alerta para quem trabalha em indústria de metal, de borracha, de tecidos, de impressões e cabeleireiros (por causa dos corantes e produtos químicos utilizados nos cabelos das pessoas). Drogas como aciclofosfamida e o fenacetina podem deixar a pessoa com mais pré-disposição a ter o câncer de bexiga.

Pessoa que tem casos de câncer na família também pode adquirir essa doença, o fator genético é também um fator de risco. Substancias não comprovadas, mas que ficam sob suspeita são adoçantes artificiais, cafeína e metabólicos de triptofano. Realmente não existem pesquisas que comprovem, mas estão sendo analisados os efeitos dessas substancia na bexiga do ser humano.

O que fazer se tenho os sintomas?

Sintomas

Sintomas

Só pelos sintomas não pode ser confirmado o câncer na bexiga, deve procurar um urologista e fazer os exames indicados por ele. Provavelmente ele irá te passar um encaminhamento para o exame citológico de urina e a cistocopia transuretral.

O exame da cistoscopia é um pouco desconfortável, pois um tubo flexível é inserido na bexiga através da uretra, na ponta desse tubo tem uma câmera, é coletado as lesões suspeitas na bexiga para uma melhor biópsia.

Como tratar esse câncer? Existe algum tratamento?

Sim, existe tratamento, basta saber quão profundo foi a invasão do tumor na parede da bexiga. Caso o tumor seja superficial, isto é, o tumor ainda não penetrou na camada do músculo, ele pode ser raspado utilizando um dispositivo de eletrocautério com um cistoscópio. A imunoterapia também é utilizada para o tratamento e como prevenção de um tumor supercial.

Quimioterapia também é muito indicado para a cura dessa doença quando superficial, não é simples um tumor superficial, pois ele pode gradativamente passar a infiltrar a parede muscular da bexiga. Porem se seu tumor já está profundo, irá precisar de um método mais radical, isso mesmo, a pessoa tendo um tumor profundo no órgão terá a necessidade de uma cirurgia mais radical, exato, a cirurgia não é nada simples, terá que remover toda a bexiga ou parte dela, o jato urinário passe a ter um desvio.

Existem casos, em que grandes cirurgiões conseguem criar uma bexiga para substituir a removida. Eles fazem isso pegando um tecido intestinal e criando uma nova bexiga, claro que é raro isso acontecer, pois depende muito do paciente, da idade, de como é sua função renal e como está a doença em seu corpo.

É uma doença comum?

Tipos

Tipos

Não, mas atualmente muitas pessoas sofrem dessa doença, uma combinação de radiação e quimioterapia pode tratar essa doença. O câncer na bexiga é mais comum nas pessoas brancas, as pessoas de pele mais escura não tem tanta pré-disposição em adquirir essa doença, porem ao adquirirem morrem mais rápido que as pessoas brancas.

Portanto se você sente algum desconforto, sangramento ou dor no abdômen ao urinar, é extremamente recomendado que procure o médico mais próximo e solicite seus exames, é seu direito.

Quais seus estágios de gravidade?

O câncer é visto como baixo grau quando as células cancerosas são encontradas somente no revestimento interno da bexiga. O grau aumenta quando as células cancerígenas passam para a camada de baixo do revestimento interno, mesmo que ainda não tenha atingido os músculos da bexiga. No momento que passa para os músculos na parede da bexiga o grau aumenta consideravelmente, mas ainda não é considerado tão grave por não passou para o tecido gorduroso da bexiga.

Porém se as células cancerígenas são proliferadas para esse tecido gorduroso a “coisa” complica. Exato, quando está no tecido gorduroso que circunda a bexiga, essas células vão para a próstata, vagina ou útero, dificultando o tratamento. É considerado um alto grau mesmo quando as células cancerígenas passam a permanecer nos linfonodos, que é a parede abdominal ou parede da pelve, o câncer instalado aí, pode muito bem se alastrar para outros órgãos e a pessoa pode vir a falecer.

Sabe-se que nos EUA, esse tipo de câncer é considerado o quarto tipo de câncer mais comum nos homens. Nas mulheres dos EUA o câncer de bexiga está em nono lugar dos cânceres mais adquiridos na população feminina.

Por Luiziane Acunha

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *