Distribuição Via Internet
Todos já sabem dos efeitos nocivos que as sustâncias tóxicas provocam no organismo humano. No entanto, uma nova droga digital, distribuída pela internet,e com efeitos desconhecidos, que promete causar entorpecimento por meio de sons é a nova moda entre os adolescentes franceses.
Facilidade de Acesso
Segundo usuários da nova droga digital, as i-doses são arquivos de áudio que tem um suposto efeito alucinógeno. O usuário, através de fones de ouvido, escuta os sons e ruídos, que podem ser baixados ou comprados via internet. Como não envolvem a princípio, substâncias ilícitas, esse tipo de droga, não é proibida, e pode estar a somente um clique das mãos de crianças, por exemplo. Por isso, os pais devem ficar atentos a esse nova moda, e verificar se pode causar danos à saúde dos seus filhos.
Efeitos da Droga
De acordo com especialistas, os possíveis efeitos da e-drug, seria baseado na técnica conhecida como bineural beats, ou seja, partindo de duas frequências diferentes,o cérebro humano, seria capaz ade criar uma terceira, para conseguir o equilíbrio. Cada conjunto de som, recebe um nome e oferece vários efeitos, desde alucinógenos,energizantes, relaxantes, entre outros. No entanto, psicólogos ressaltam que esses efeitos são baseados apenas em hipóteses,mas são vendidos como se fossem fatos concretos.
Experiências Desagradáveis de Usuários
Segundo relato de um estudante de vinte anos, que reside em Paris, e experimentou a e-drug há mais ou menos um mês,ele ficou bastante estressado, se sentiu mal e teve dores no corpo, ao utilizar sua droga digital favorita. Segundo ele, o efeito é variável de acordo com a sensibilidade que o indivíduo apresenta. De acordo com psicólogos, esse efeito sentido pelo estudante, pode ser fruto de uma autosugestão,como se a pessoa consumisse a planta de algum chá inofensivo, pensando se tratar de alguma substância entorpecente e, partir daí começar a sentir os supostos efeitos que ela poderia causar (Em psicologia, isso é chamado de efeito placebo). Já outro usuário, um publicitário de vinte e sete anos que escutou as e-drugs, não acredita nos efeitos alucinógenos dessas pílulas sonoras. Segundo ele, há muito barulho, mas muito pouco efeito, só funcionando para pessoas predispostas a sentirem as sensações propagadas pelos fabricantes, já que com ele, que é cético, não houve nada de anormal. Outro estudante, também residente em Paris de vinte e três anos, acha que essas drogas não passam de uma fraude, já que segundo ele, provou dezenas das doses mais caras e que seriam mais eficazes, sem no entanto, sentir nenhum efeito da droga digital.
Opiniões de Especialistas
Segundo alguns especialistas, as drogas digitais podem funcionar como relaxantes, já que segundo relato de um usuário de vinte e seis anos, o uso constante surte o mesmo efeito da meditação. Esse usuário relata que conheceu a e-drug em uma rede de relacionamentos, e começou a pesquisar se interessando,quando descobriu que as doses sonoras podem mudar as ondas do cérebro, pois já sabia que alguns sons apresentavam essa propriedade. De acordo com psicólogo especializado no tema, as e-drugs podem ser na realidade, uma tentativa de propagar um método de relaxamento e meditação, já que o som é um estímulo, como a cor e a luz. Ressalta que na verdade, os fabricantes podem estar somente vendendo um efeiro placebo.
A relação das drogas digitais com os usuários, é baseada numa busca interna ,já que requer concentração para se alcançar o efeito. Isso as tornam diferentes de outras drogas ilícitas, quando o usuário busca uma compensção aos seus problemas mal resolvidos. É diferente quando se procura aluma coisa de fora para compensar uma frustação, do que ter que prestar atenção aos sons para se conseguir um efeito estimulante. Seja como for, a internet é um vasto campo,onde vários tipos de substâncias e experiências são oferecidas a todo tipo de pessoa, não importando sua condição física ou faixa etária. Cabe aos pais e responsáveis ficarem sempre atentos a novos modismos, e tentarem sempre esclarecer os possíveis efeitos de novidades cibernéticas no organismo do humano.
Salete Dias