Pode Agasalhar Quando Está Com Febre?

A febre corresponde a um dos principais sinais de que algo não está bem em nosso corpo. Em geral, é um aviso de que algo está errado e precisamos prestar atenção. Inclusive, na maioria das vezes, as pessoas não sabem como realmente agir neste momento.

Para que uma pessoa esteja em estado febril, é preciso que a temperatura seja superior a 37,5ºC. Há quem diga que o correto é se agasalhar para que a situação fique controlada.

Neste artigo, você vai entender mais sobre o assunto e o que deve ser feito ou não neste momento. Assim, além de sanar esclarecer essas questões, você também poderá agir corretamente nesta ocasião.

Febre – O Que é?

De modo geral, febre é quando há o aumento na temperatura do corpo.

Isso acontece como defesa do organismo contra os agentes infecciosos que invadem o corpo. Ou seja, um alerta de que algo errado está acontecendo.

Quantos Graus São Considerados Febre?

Para bebês, a partir de 37,1ºC e 37,5ºC é considerado estado febril, sendo hipertermia acima de 38ºC. Já para adultos e crianças, a febre se inicia em 37,4ºC e 38ºC. Por fim, o pico de hipertermia é a partir de 40ºC. Você pode utilizar um termômetro comum para fazer a medição.

Vale lembrar que, independente de quanto seja a febre, é sempre importante verificar qual o alerta que seu corpo está tentando transmitir.

Pode Agasalhar Quando Está Com Febre?

Há quem diga que o correto é se agasalhar para que o indivíduo soe mais e, assim, diminua a temperatura. Entretanto isto é um mito. Com isso, pode ocorrer de a temperatura aumentar ainda mais, provocando um superaquecimento.

O correto é usar roupas mais leves, e o mínimo possível. Já em casos de hipotermia, ou seja, quando o corpo está abaixo de 35ºC, é indicado que agasalhe a pessoa para que a temperatura aumente.

Devo Ir ao Médico ao Primeiro Sinal de Febre?

Não é necessário procurar um médico se a febre estiver baixa. Inicialmente, tome um antitérmico indicado por um profissional, faça repouso, tenha uma alimentação saudável e se hidrate.

O indicado é que procure o hospital caso esteja muito alta, ou acompanhada de outros sintomas.

O Que Fazer Para Amenizar a Febre?

No primeiro sinal de febre, tome um banho morno, use roupas leves e o mínimo possível. Também faça compressas com água fria nas regiões que costumam ficar mais quentes, como testa, axilas, mãos, pés e virilha.

Qual Atitude Devo Ter Se a Febre Subir no Intervalo da Medicação?

Febre

Febre

Em geral, o tempo de uma dose a outra de antitérmico é de seis horas. Evite antecipar esse período caso a febre subir.

O correto é realizar as dicas acima para que aos poucos consiga diminuir a temperatura do corpo.

Posso Verificar Se Estou Com Febre Colocando a Mão Sob a Testa?

Muitas pessoas têm o hábito de tentar medir a temperatura de outra colocando a mão sob a testa. Mas isso não passa de um mito. O correto é que utilize um termômetro, para que a medição seja correta.

Se não possuir um em sua casa, procure uma farmácia ou outro local em que a medição pode ser realizada. Apenas assim você conseguirá ter a certeza se está ou não com febre.

Devo Passar Álcool Sobre o Corpo Para Diminuir a Febre?

Tem pessoas que acreditam que passar álcool sobre o corpo e tomar um banho frio contribui para reduzir a febre. Entretanto, isso não passa de um mito e muito perigoso. O álcool, ao evaporar na superfície da pele irá promover o resfriamento, assim como o banho.

O corpo, ao perceber que houve uma queda brusca de temperatura, irá tentar compensar. Assim, aumentando ainda mais a febre. Ou seja, pode piorar ainda mais seu quadro clínico.

É Necessário Tomar Antitérmico Em Todos os Casos de Febre?

Não, afinal, a febre consiste num alerta do corpo, e você deve identificar a causa, ao invés de somente disfarçar o sintoma. Em muitos casos, é importante verificar se há um padrão, que pode ser o sinal de alguma doença específica.

De modo geral, os antitérmicos servem muito mais para contribuir para o bem-estar do indivíduo do que auxiliar no quadro clínico. Sendo assim, se possível, evite tomar imediatamente.

O Correto é Alternar Dois Tipos de Antitérmicos?

Mais um mito desta lista é que o correto é alternar antitérmicos. Inclusive, o recomendado é sempre usar o mesmo, que deve ser indicado pelo pediatra ou médico responsável. Alternar medicamentos não fará com que a febre melhore.

Febre Pode Provocar Convulsão?

Há um mito de que, quando a febre sobe muito em crianças, irá desencadear convulsões. Porém não é verdade. Em geral, a convulsão que a febre causa acontece em quem já tem predisposição genética. Vale ressaltar ainda que a convulsão febril tende a não causar mais transtornos e danos neurológicos.

Toda Febre é Maligna?

Não! Ela pode ser benigna, afinal, é um processo natural do organismo que tende a nos alertar de possíveis infecções. Além disso, o aumento da temperatura acontece pela produção de células de defesa.

O Que Fazer Quando Uma Criança Está Com Febre?

Além de todas as dicas ditas anteriormente é importante também analisar a atividade da criança. Ou seja, se está muito quieta, desconfortável. Geralmente, esse é um sinal de que a temperatura está aumentando.

Se mesmo com todos os cuidados, você verificar que ela está muito indisposta, é interessante procurar um atendimento médico. Dessa forma, o caso poderá ser analisado com mais precisão.

Procure Um Profissional da Saúde

Conhecer e entender os motivos e sintomas da febre é essencial para que saiba agir. Ainda mais se estivermos falando de crianças. Portanto, siga as dicas acima para evitar maiores problemas.

Se possuir muitas outras dúvidas ou perceber que nenhum tratamento está diminuindo a febre, é indicado procurar um profissional da saúde. Principalmente se a pessoa apresentar outros sintomas.

Não tenha medo ou pavor da febre. Afinal de contas, ela é uma forma que o corpo tem de nos alertar a respeito de algo que está errado. Fique atento quando algo acontecer para, rapidamente, aplicar os cuidados e ficar livre de todo o aumento de temperatura.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *