Como Saber Se Tenho Um Tumor Cerebral?

Como Saber Se Tenho Um Tumor Cerebral?

Você quer saber como identificar se tem um tumor no cérebro? Continue lendo esse artigo, e saiba tudo sobre esse tipo específico de tumor.

O crescimento, de forma anormal, das células localizadas no crânio, e que pode comprimir ou lesionar células saudáveis, é chamado de tumor cerebral. Justamente por ser esse crescimento anormal de células, nessa área do sistema nervoso central.

Quais as Causas do Tumor Cerebral?

Há ainda algumas contradições quanto a uma única origem do tumor no cérebro, quando analisamos a literatura médica. Em geral, as causas citadas são variadas e, em alguns casos, a sua origem ainda é desconhecida.

Sintomas do Tumor Cerebral

Confira abaixo alguns dos principais sintomas que o tumor cerebral pode apresentar:

  • Dor de cabeça;
  • Visão turva e embaçada;
  • Convulsões;
  • Náuseas e vômitos sem causa aparente;
  • Problemas ou dificuldade em se equilibrar;
  • Alterações no humor e no comportamento;
  • Dormência, formigamento ou fraqueza em uma parte do corpo,
  • Sonolência excessiva.

A ocorrência de um ou de mais sintomas desses não é um diagnóstico que você tem tumor no cérebro, é apenas é um indicativo de que algo dentro do seu organismo pode não estar funcionando bem.

Apenas com o resultado dos exames é que há a possibilidade de ter um diagnóstico de um tumor no cérebro.

Caso você possua alguns dos sintomas citados acima, procure um médico para que seja averiguada a causa. A partir daí, ele irá direcionar você para o um tratamento específico e adequado para cada caso.

Como Diagnosticar Um Tumor no Cérebro Por Meio de Exames

Depois de apresentar alguns sintomas, o médico deverá encaminhar você para a realização de um exame para obter o diagnóstico. Os exames mais indicados para a confirmação desse tumor são a tomografia e a ressonância magnética.

O primeiro sinal de alerta geralmente ocorre durante a anamnese, em uma consulta onde o médico irá fazer um apanhado de informações sobre a vida do paciente.

Após a anamnese, são solicitados alguns exames neurológicos para a avaliação de funções nervosas, e identificação de quais alterações estão ocorrendo.

Imagem Ilustrativa do Cérebro

Imagem Ilustrativa do Cérebro

Caso o médico tenha alguma suspeita de que haja a ocorrência de um tumor no cérebro, ele poderá solicitar uma segunda bateria de exames.

Os principais são: eletroencefalograma, ressonância magnética, tomografia computadorizada, entre alguns outros. Os que podem deixar mais claro o diagnóstico de tumor cerebral são:

  • Tomografia computadorizada e ressonância magnética

A tomografia se utiliza de uma técnica de raio X que, por meio de uma varredura, produz imagens do seu cérebro.

Já a ressonância magnética é uma técnica que se utiliza de ondas magnéticas, como as de rádio, para produzir algumas imagens do seu cérebro.

  • Biópsia estereotáxica

Esse tipo de exame ocorre quando, durante uma biópsia, se retira com cuidado uma amostra do tumor. Dessa forma, é possível analisar se ele é benigno ou se é maligno. Para a realização desse exame, é necessário que o paciente esteja sob efeito de uma anestesia local, pois são retiradas amostras do tumor.

Tratamento Indicado Para o Tumor Cerebral 

É claro que esse tipo de patologia precisa ser diagnosticado por um médico neurologista. Além disso, é ele quem irá direcionar o paciente ao tratamento específico, de acordo com os resultados dos exames, pois eles mostrarão como está o tumor.

Em geral, o tratamento pode ser feito com medicação, alternativas como rádio e quimioterapia, ou cirurgia. Os tratamentos também podem ser feitos em paralelos. Vamos ver como cada tratamento age separadamente a seguir:

  • Opções medicamentosas: as medicações mais comuns para esse tipo de tratamento são as chamadas angiogênicas, e a sua função é diminuir o crescimento dos vasos sanguíneos que nutrem o tumor.
  • Radioterapia:essa técnica pode ser utilizada tanto sozinha, como em acompanhamento com outras técnicas (cirurgia ou quimioterapia). A utilização de equipamentos mais modernos de radioterapia ajuda a preservar os tecidos cerebrais.

 Metástases e o Tumor Cerebral

A forma de se tratar as metástases cerebrais irá depender muito da região que deu origem ao tumor. Sendo a radioterapia uma forma bastante eficiente de tratar as metástases existentes.

A opção cirúrgica para esses casos só se torna viável se houverem poucas metástases, como duas ou três, por exemplo. E que outras formas de tratamentos sejam administradas para cuidar de todo o resto do organismo.

Fatores de Risco Para Tumor Cerebral

Conforme dados que foram divulgados pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer), de todas as mortes causadas por câncer em nosso país, cerca de 4% são por tumores cerebrais.

Podemos trazer como dados comparativos os dados dos Estados Unidos onde, a cada 5 mil pessoas, uma desenvolve tumor cerebral.

No entanto, estima-se que cerca de 25% dos tumores cerebrais ocorrem por meio de metástases, ou seja, são originados de outra região do corpo, que não o cérebro.

Imagem do Cérebro

Imagem do Cérebro

Apesar de a maioria desse tipo de tumor ocorrer ao acaso, existem alguns fatores que são considerados de risco para esse problema. Vejamos a seguir:

  • Acontece com mais frequência em homens que nas mulheres.
  • A faixa etária em que esse tumor se manifesta com uma frequência maior são em idosos, com mais de 65 anos. No entanto, ele também pode se manifestar em todas as idades
  • É bem comum em indivíduos que precisaram ficar expostos a radiação nessa região.
  • É um tumor mais comum em pacientes que precisaram se submeter a tratamento de leucemia na infância.
  • Exposição em excesso ao cloreto de vinil (material sintético usado na fabricação de plástico)
  • Pacientes que possuem uma imunidade relativamente baixa.
  • Pacientes acometidos por infecção pelo vírus do HIV.

Apesar de existirem fatores de riscos, isso não isenta que uma pessoa que não possua nenhum dos fatores acima tenha esse tipo de tumor, pois isso irá depender também do fator genético.

Todo Tumor Cerebral é Câncer? 

Essa é uma dúvida muito comum que ocorre entre as pessoas, e a resposta é não, nem todos os tumores cerebrais são de fato um câncer.

O cérebro é um órgão com diversas funções e conexões. Por isso, até mesmo pequenos tumores podem se agravar, caso haja um comprometimento de estruturas vitais do cérebro.

Caso o tumor cerebral esteja prejudicando outras áreas próximas, o médico deverá agilizar o tratamento cirúrgico.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *