Maturação Dos Óvulos Nas Mulheres

Fertilidade

Especialistas em biologia e fertilização, vem pesquisando por vários anos sobre a reprodução, e principalmente como se processa o desenvolvimento de óvulos imaturos ou folículos primordiais até óvulos maduros. Esse estudo é importante, pois quando as mulheres estão no período da menopausa, não produzem os maduros,e quando conseguem produzi-los, é esporadicamente,apesar dos folículos estarem preservados.Se os cientistas descobrirem como estimular os óvulos imaturos para que eles possam ser desenvolver, isso proporcionaria às mulheres mais opções de gestação, quando seus ovários falhassem. Não só no climatério, mas também em mulheres que são acometidas de câncer no ovário, poderiam no futuro, guardar seus óvulos imaturos para gerar um filho.

Maturação Dos Óvulos Nas Mulheres

Pesquisa Científica Com Animais

Cientistas desenvolveram um estudo, para verificar de uma maneira simples, com se dá o amadurecimento de óvulos em ratas. Foi fertilizado os óvulos maduros, dando origem a ratos recém-nascidos, que se desenvolveram, sendo comprovado que eram férteis. No organismo humano, os pesquisadores amadureceram os óvulos femininos, mas não fizeram a fertilização. O próximo passo seria em mulheres com ovários que falharam por algum motivo, maturar os folículos primordiais, e só depois fazer a fertilização dos óvulos. No entanto ressaltam que não se pode prever o suceso do método, com óvulos de seres humanos. Por enquanto, o cientista não tem a intenção de fazer tratamento nas mulheres, já que a técnica ainda é experimental, precisando de maiores estudos, para que se possa realizar o procedimento no organismo feminino.

Células-Tronco

De acordo com os pesquisadores, os resultados obtidos desse experimento, pode auxiliar na produção de células-troncos, a partir de embriões humanos. No entanto, os cientistas ressaltam a dificuldade em se obter óvulos humanos maduros, em grande quantidade para serem fertilizados. Eles estão começando a tentar utilizar os óvulos imaturos do ovário de mulheres que tiveram esse órgão removido, por alguma razão, esperando com esse procedimento, estimular o amadurecimento deles.

Artificial

Processo de Maturação

Os cientistas sempre estudaram esse tema com afinco. Descobriram, por exemplo, que uma criança do sexo feminino, pode ter cerca de oitocentos mil óvulos imaturos no ovário ao nascer. Quando a menina chega à fase da puberdade, começando a ovular, cerca de mil dessas células começam a se desenvolverem mensalmente, sendo que geralmente somente um se desprende nesse processo. Até o momento, nenhum pesquisador descobriu o que ocorre com os outros óvulos que não amadureceram. Eles presumem que os óvulos morrem, porém não sabem determinar em que estágio isso acontece.Os tratamentos utilizados para a fertilidade são a base de hormônios, porém no caso de mulheres na menopausa, pode acontecer de não haver nenhum óvulo, que possa amadurecer.

Inseminação Artificial

Importância da Descoberta

Outros pesquisadores acidentalmente fizeram uma uma excelente descoberta. Eles removeram um gene de ratas,e observaram que todos os óvulos imaturos delas começaram o processo de maturação. Na verdade, os animais ficaram estéreis com o passar do tempo, pois foi utilizado todos os óvulos de uma única vez. Os cientistas, então, chegaram a conclusão que, para fazer com que os óvulos imaturos se desenvolvam, deve-se inibir uma enzima chamada de PTEN, adicionando depois um fragmento de proteína para promover a ativação dos óvulos. Os estudiosos, de posse dessa descoberta, aprimoraram seus métodos, e tiveram a idéia de retirar um pedaço pequeno do ovário, estimular seus folículos primodiais e depois colocá-lo de volta ao organismo feminino, permitindo que os óvulos tenham condições de crescimento e amadurecimento, permitindo então a fertilização. Essa descoberta é muito importante, para as mulheres que apresentam falhas em seus ovários, mas apresentam o sonho de serem férteis e gerarem seus filhos. Talvez o problema da infertilidade esteja próximo de terminar.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *