Escolhas Fora do Padrão
Alguns pais ficam apreensivos, diante dos desejos e gostos de seus filhos fora do padrão considerado convencional na sociedade. Por exemplo, quando os meninos querem fazer ballet, e as meninas jogarem bola, até que ponto os pais devem intervir nessas escolhas, e como devem lidar com esses comportamentos diferentes.
Opiniões de Profissionais
De acordo com profissionais especializados em psicoterapia, os gostos diferentes, a princípio não devem ser motivos de preocupação, pois não é aconselhável proibir as crianças e os jovens de fazerem o que desejam, já que optar por atividades diferentes das convencionais, não deve ser o foco do problema.
Como os pais vão lidar com essa situação, é que vai definir que tipo de relação existirá entre pais e filhos, a partir de escolhas divergentes, uma vez que que nem todos os responsáveis conseguem lidar bem com as opções divergentes dos filhos, sentindo-se incomodados com elas. Os psicólogos ressaltam que a atitude dos pais é muito importante, pois se a criança, tiver alguma tendência homossexual, e eles passaram uma sensação de aflição e angústia para ela, pode ser que no futuro esse adulto apresente algum trauma, originado desse comportamento familiar.
As Diferenças não Devem ser Valorizadas
Profissionais especialistas, orientam que a melhor atitude que os pais que ficam apreensivos com os gostos dos filhos, tem a fazer é não valorizarem demais as ações das crianças. Os responsáveis devem tentar mostrarem com afeto e carinho, que existem diferenças entre os sexos, mas de uma forma onde não seja chamada atenção para o comportamento infantil, que ainda pode não ter essa percepção do mundo adulto.
Os especialistas aconselham aos pais, que proporcionem às crianças a possibilidade de serem felizes de acordo com suas escolhas e opções. Nem sempre atitudes fora do padrão convencional, indicam que o jovem tem tendências homossexuais, às vezes, eles estão tentando somente imitar algum irmão/a mais velho, ou realmente gostam de praticar atividades diferentes.
Como os Pais Devem Agir
Especialistas dão algumas sugestões aos pais, sobre como procederem nessas situações. Por exemplo, se a criança gosta de se vestir com roupas do sexo oposto, os pais podem tentar fazerem uma brincadeira, sugerindo que eles podem usar uma vestimenta diferente a cada dia, tentando tirar os gêneros de mulher e homem da situação.
Outra sugestão é não proibir nada com muita ênfase, sendo o ideal proporcionar às crianças opções diferentes, rspeitando sua individualidade, e por último não valorizar demais as escolhas e desejos dos filhos, explicando sempre com muita calma, as diferenças existentes.
Se as escolhas diferentes dos filhos na infância, incomodam muitos aos pais, eles devem procurar fazer um acompanhamento psicoterapêutico para lidarem melhor com a situação.
Salete Dias