Uma das doenças do intestino mais sérias, a Doença de Crohn, é uma enfermidade de caráter inflamatório que pode acometer todo o sistema gastrointestinal, mas se manifesta mais comumente no intestino delgado e intestino grosso. Os médicos ainda não sabem determinar exatamente quais são as causas da doença, mas acreditam que se trata de um desequilíbrio no sistema imunológico.
Embora possa se manifestar em pessoas de qualquer faixa etária é mais diagnosticada em pessoas com idade entre 20 e 30 anos. A doença pode ter outros nomes dependendo da região que acomete podendo ser conhecida como Ileite, Colite ou Enterite Regional. A nomenclatura Doença de Crohn pode ser usada para todas essas vertentes.
Os Sintomas da Doença de Crohn
Dentre os sintomas mais comuns dessa doença do intestino estão diarreias, dores abdominais, febre alta e sangramentos no reto. Algumas pessoas podem apresentar ainda dores nas articulações, lesões cutâneas e perda de peso súbita. Nos casos mais sérios da doença o paciente pode ter a formação de abscessos (acúmulo de pus) e junções anormais de partes do intestino que recebe o nome de fístula.
Graus de Desenvolvimento da Doença de Crohn
Doença de Crohn Leve a Moderada (Estágio Inicial)
O paciente que está nesse estágio apresente diarreias recorrentes, mas sem outros sintomas como febre ou dores abdominais.
Doença de Crohn Moderada a Grave
Se o tratamento do estágio leve não obteve sucesso o quadro pode evoluir acrescentando a lista de sintomas febre, dores no abdômen, anemia, vômitos, náuseas entre outros.
Doença de Crohn Grave
Pessoas que sofrem da Doença de Crohn e não tem o tratamento adequado podem ter a evolução para um caso grave em que passam a apresentar também vômitos constantes e obstrução do intestino.
O Diagnóstico da Doença de Crohn
O diagnóstico pode ser complicado porque os sintomas são diferentes nos pacientes e muitos deles correspondem a outras doenças que podem afetar o intestino. Os médicos costumam solicitar exames de laboratório para corroborar que se trata desse quadro. Contudo, não existe um exame específico para determinar essa doença de maneira que o médico precisa conhecer o histórico do paciente bem como os sintomas.
Como é Feito o Tratamento da Doença de Crohn
Para tratar essa doença é necessário estipular em qual grau o paciente se encontra: leve a moderado, moderado a grave ou grave. Visando tornar essa classificação mais efetiva os médicos desenvolveram critérios de mensuração. O objetivo do tratamento é reduzir o efeito inflamatório iniciado pela doença. É importante dizer que essa doença não tem cura de maneira que os medicamentos tem ação paliativa sobre os sintomas.