Esqui Estilo Livre

O Esporte

Esqui Estilo Livre

Esqui Estilo Livre

Esporte recentemente lançado nos Jogos Olímpicos de Inverno, o esqui estilo livre surgiu na década de 70 e foi desenvolvido pelo norueguês Stein Eriksen, campeão olímpico no slalom. A estréia desse tipo de modalidade só foi efetivada nos Jogos de Inverno de 1988, no Canadá, e assim quatro anos depois com a chegada da nova Olimpíada o esqui estilo livre passou de fato a ser incorporado como esporte oficial das demais competições.

Dentro do esqui estilo livre são presentes duas modalidades, a primeira chamada de moguls consiste na participação dos competidores co duas manobras obrigatórias de estilo acrobáticas em uma pista repleta de saliências. Já a segunda modalidade, a aérea o atleta precisa combinar altura e manobras especiais, com uma aterrissagem perfeita, contando assim melhores pontos.

Vancouver 2010

Categoria

Categoria

O esporte também obteve grande estréia nas Olimpíadas de Vancouver realizada no ano de 2010, na qual os competidores mostraram-se providos de enorme adrenalina na realização das provas. A competição desvendou uma nova modalidade dentro do esqui estilo livre adaptada com o esqui estilo cross, o qual dá a vitória ao esquiador que primeiro chega a linha final e possui manobras mais difíceis durante o momento da competição.

Mas nessa Olimpíada de Inverno de Vancouver o esqui estilo livre foi marcado principalmente pelo seu melhor aspecto, a agilidade e velocidade na reta final, sempre com acrobacias criativas para a melhor impressão possível que os atletas desejam retirar dos juízes. Tanto homens como mulheres competem nos dois tipos de modalidades, utilizando da agilidade e precisão nas manobras radicais.

Medalhistas no Esqui

Jogos

Jogos

O país que mais possui medalhistas a nível internacional com a categoria de esqui estilo livre são os Estados Unidos, o qual merecidamente compõe dos mais altos e capacitados profissionais atletas de esqui, logicamente pelo clima e temperaturas baixas ao extremo nos meses de inverno; fato esse já não tão plausível no Brasil.

As medalhas somam no total cinco de ouro, cinco de prato e quatro de bronze em todos os jogos olímpicos, e os nomes mais comentados e eleitos os melhores recentemente no esporte são: Jennifer Heil, Alexandre Bilodaeau, entre muitos outros norte-americanos.

Logo atrás dos Estados Unidos no quadro de medalhas vem o Canadá, o qual nos últimos anos dispara com seu número de medalhas. A mais recente conquista do estilo esqui cross foi justamente de um canadense, o qual acumulou o maior número de pontos com suas acrobacias e manobras de nível de extrema dificuldade para qualquer esquiador.

Os vídeos e fotos dos últimos jogos de inverno estão disponíveis em vários sites de esporte, os quais se manifestam cada vez como adoradores da modalidade de esqui, no qual divulgam o esporte nos jogos e competições internacionais.

Por: Patrícia Contiero

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *