A saúde de todas as pessoas é uma coisa muito importante, e o cuidado do nosso corpo deve ser levado a sério. Mulheres devem ter uma atenção redobrada a sua parte vaginal, para que ela sempre possa ser mantida saudável.
A inflamação no útero pode ser desenvolvida por algumas mulheres a partir de outras doenças como gonorreia, e algumas doenças sexualmente transmissíveis, mas também pode ser advinda da falta de higiene da mulher, produtos químicos que são espalhados pela região vaginal da mesma.
Geralmente mulheres que apresentam essa inflamação são curadas por meio de tratamentos com pomadas e remédios. Porem isso dependerá da situação em que a inflamação se encontra. Por isso o diagnostico precoce pode ajudar muito na agilidade da melhora da saúde da mulher que sofre da inflamação do colo do útero. O médico responsável por esse tratamento será o ginecologista.
Os Sintomas da Inflamação do Útero
Algumas mulheres descobrem a inflamação no útero em consultas regulares com seus médicos, onde ao pedirem exames os resultados acabam apontando para essa condição. Porém algumas mulheres sentem algum incômodo que podem ajudá-las a perceber que algo está funcionando errado com seu corpo. De acordo com elas os principais sintomas são:
- Dor na parte inferior na barriga; algumas mulheres reclamam que um dos principais sintomas iniciais são dores agudas na parte inferior da barriga
- Sangramento após relações sexuais
- Dor ao urinar e coloração forte no xixi
- Algumas mulheres apresentam também um corrimento constante amarelado e malcheiroso.
Como a inflamação no útero pode não apresentar muitas vezes nenhum desses sintomas citados acima e principalmente dores, o diagnostico quase sempre é tardio, o que dificulta o tratamento.
Geralmente com a demora para o diagnóstico da inflamação o caso pode se tornar mais complicado, levando a inflamação a região interna do útero. Isso causará a famosa endriometri, e nas regiões próximas aos ovários.
O diagnostico é feito pelo medico por meio dos resultados obtidos a partir dos seguintes exames, principalmente:
Papa Nicolau: ele não é um exame que serve somente para o diagnóstico da inflamação do útero, mas também tem a capacidade de diagnosticar doenças sexualmente transmissíveis. É um exame simples de ser realizado, e pode ser realizado pelo SUS, com o agendamento. É um procedimento descrito como indolor, algumas mulheres relatam que pode causar apenas um pequeno desconforto. É indicado que esse exame seja realizado ao menos uma vez por ano, afim de manter uma qualidade e consciência de como a saúde sexual da mulher se encontra.
Para que o exame seja realizado recomenda-se que a paciente não tenha relações sexuais, mesmo que fazendo o uso de preservativos e que nenhum tipo de procedimento seja realizado na parte interna da vagina da mulher, como duchas, por exemplo. Recomenda-se que ao realizar o exame a paciente não se encontre dentro do seu ciclo menstrual, ou seja não esteja menstruada.
O exame é realizado de uma forma muito simples. Inicialmente a paciente deve deitar-se em uma maca, e um especulo é introduzido na vagina da mesma. Isso fara com que o canal vaginal da mulher se mantenha mais aberto, facilitando a realização do exame. O ginecologista então pode observar o aspecto do colo do útero da paciente e com o uso de uma espátula e uma escova raspa levemente a superfície do colo do útero. A partir dessa raspagem é retirado um material que será encaminhado para o laboratório e então dará o diagnóstico ao médico.
Todas as mulheres que são ativas sexualmente devem realizar esse exame anualmente.
Caso seja diagnosticado por meio desse exame que a paciente apresenta uma característica que indique que o útero da mesma apresenta uma inflamação o ginecologista da mesma deve seguir com o melhor tratamento par o caso de sua paciente.
O Tratamento
O tratamento para a inflamação no útero será indicado pelo ginecologista da paciente e muitas vezes consiste em apenas medicamentos e algumas pomadas. Caso o caso seja mais grave, o médico responsável poderá indicar qual o melhor tratamento para a paciente. Como o tratamento depende muito de como a lesão está no colo do útero, e de onde ela ocorre, o tratamento da doença pode variar.
Nos casos que juntamente com remédios algumas pomadas podem ser utilizadas a inflamação pode ser considerada mais amena
Pomadas Para Inflamação No Útero
Os médicos podem receitar diversos tipos de pomadas, porem as mais comuns são:
Nistatina
Nistatina é uma pomada que é utilizada afim de controlar e prevenir assaduras em bebes, bem como combater irritações nos órgãos sexuais de pessoas adultas. A pomada basicamente age de forma a combater a proliferação dos possíveis fungos que podem ter na região afetada e caso a inflação do colo do útero seja causada por ação de vírus. É uma pomada que pode ser encontrada em farmácias. É uma pomada que mulheres gravidas devem evitar, e usa-la apenas com recomendação medica.
Miconazol
É uma pomada que apresenta características que são capazes de evitar o crescimento de fungos. Muitas pessoas utilizam essa pomada para fins de combater infecções que possivelmente podem aparecer na pele. O médico indicara a paciente que necessita do uso desse creme como deve proceder com sua aplicação e a quantidade de dias que a mesma deve ser utilizada. Seu preço é em dia cerca de doze reais e pode ser encontrada em quase todas as farmácias do brasil. Essa pomada pode apresentar alguns tipos de efeitos colaterais como vermelhidão e coceira.
Metronidazol
Esse creme é um dos mais indicados pelos médicos e tem grande eficácia no combate a inflamação do útero. Geralmente o uso da pomada é monitorado pelo ginecologista, afim de verificar como anda o processo de desinflamação do útero com a pomada e as possíveis reações que esse creme pode ocasionar. Como essa é uma pomada considerada mais forte um de seus efeitos colaterais pode ser o possível escurecimento da urina da paciente. Esse creme é mais restrito ao uso dos pacientes e deve ser seguida exatamente as instruções dadas pelo medico ao manusear esse creme.
Clindamicina
Essa pomada é um creme com traços antibacterianos ideias para combater diversos tipos de infecções incluindo do trato da região das partes intimas de mulheres que sofrem de inflamação no colo do útero. Pode ser adquirido na forma de creme, gel e comprimidos. É recomendado que ao utilizar o creme desse medicamento o mesmo seja espalhado pela região afetado com uma espátula própria para o caso e região. Mulheres gravidas também não podem fazer uso dessa pomada sem indicação medica.
Algumas das pomadas citadas acima podem ser encontradas em drogarias em todo o brasil, mas seu uso deve ser realizado apenas com prescrição medica. Muitas mulheres fazem a automedicação com essas pomadas sem o acompanhamento medico e acabam levando seu caso a um nível mais grave.
Existe a possibilidade de que ao se medicar sem a ajuda medica a inflamação avance para partes mais sensíveis do útero da mulher, e que isso possa desenvolver até mesmo o câncer de colo de útero.
Como o diagnóstico da doença é feito através de exames é estritamente recomendado que a mulher mantenha seus exames sempre em dia. A região vaginal das mulheres é uma das áreas mais delicadas de seus corpos e deve ter uma atenção redobrada a sua saúde. Qualquer dor e duvidas devem ser retiradas com seu médico ginecologista, afim de prevenir que algum mais grave se desenvolva no útero da mulher.