Músculo Gastrocnêmio Medial

Nosso corpo é comporto de diversas estruturas que auxiliam na forma, sustentação e funcionalidade de que necessitamos para a realização de nossas tarefas diárias. O músculo é um tecido de nosso corpo que é muito importante para a execução de movimentos corporais, pois a maioria dos músculos se ligam a ossos e com a sua contração há a realização de gestos e locomoção. Além de se responsabilizar por movimentos o músculo também é importante para a manutenção de postura, ao manter o seu tônus quando estamos sentados ou em pé, responsável pela respiração, ao elevar as costelas na inspiração e abaixar o diafragma, também responsável por produção de energia e calor corporal, constrição de vasos e órgãos e batimento cardíaco. Hoje trataremos de um músculo específico, o gastrocnêmio.

O gastrocnemio se localiza na região posterior da perna, sendo que ele se estende desde a região poplítea da perna até a parte mais distal. Dos músculos que estão na região posterior da perna o gastrocnêmio é o que se encontra mais externo e ele possui dois ventres que são chamados de ventre medial e ventre lateral. A designação medial e lateral é dada em relação a nomenclatura anatômica, em que tudo que está mais próximo ao meio do corpo recebe o nome medial e o que está mais externo e lateral ao corpo recebe junto ao seu nome o termo lateral, para ser diferenciado de outra estrutura com mesmo nome.


O músculo gastrocnêmio, por possuir duas cabeças, ele terá duas origens. Uma delas, a cabeça lateral, partirá da face lateral do côndilo lateral do fêmur. Já a cabeça medial do gastrocnêmio irá partir da face poplítea do fêmur superior ao côndilo medial. Ambas as cabeças do gastrocnêmio irão descer acompanhando o osso da perna e irão se encontrar para se fixar distalmente em um mesmo ponto, na face posterior do calcâneo, através do tendão do calcâneo.

Junto alguns outros músculos que também se localizam na região posterior da perna, como o sóleo, o gastrocnêmio é responsável por realizar o movimento de flexão plantar do tornozelo, quando o joelho é estendido, sendo de fundamental importância no caminhar de uma pessoa, pois ele irá permitir o elevar do calcanhar durante a marcha. Seu potencial de realizar o seu movimento é aumentado quando o joelho está estendido e o pé está em dorsiflexão, como na partida de uma corrida, sendo mais forte seu potencial de contrair e realizar a flexão plantar nessa posição. Já quando o joelho está totalmente dobrado, em flexão, o gastrocnêmio perde sua habilidade de realizar o movimento de flexão plantar.

Abaixo do gastrocnêmio está o músculo sóleo e eles possuem um tendão em comum, o tendão do calcâneo, ou mais conhecido como tendão de Aquiles. Juntos, esses dois músculos, que possuem 3 cabeças, formam o que é chamado de tríceps sural e essa forte massa consegue tracionar a alavanca que a tuberosidade proporciona e eleva e abaixa a parte anterior do pé, permitindo a realização de uma marcha adequada.

A inervação do gastrocnêmio deriva do nervo tibial, que vem da primeira e segunda sacral.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medicina

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *