A incontinência urinaria é uma doença que atinge grande parte da população brasileira. Desde crianças a idosos; é uma doença que atinge diretamente o sistema urinário do doente, fazendo com que sua capacitação de conter sua urina apresente uma certa irregularidade, e aumente em grande demanda as vezes que a pessoa necessitará ir ao banheiro.
Sintomas
Como existem tipos de incontinência que as pessoas podem sofrer, os sintomas algumas vezes podem variar, de acordo com a gravidade da incontinência. Por isso, é muito importante que ao primeiro sintoma que o paciente sentir, ele recorra a um medico e assim inicie seu tratamento. Os sintomas mais clássicos de pessoas que sofrem de incontinência urinária são:
Perda de urina ao fazer esforço físico, ao se exercitar; Algumas vezes uns dos primeiros sintomas a se manifestar em pessoas que estão em processo de desenvolvimento da incontinência é a perda de urina quando há um certo esforço. Isso porque os músculos vaginais que ajudam a dar sustentação e manter a urina na bexiga, enquanto a pessoa desejar, fica enfraquecido, e com isso a facilidade para que acabe escapando urina nesse momento, é grande, e uns dos principais sintomas iniciais.
Incontinência urinária sem realização de esforço físico; em alguns casos a incontinência urinaria pode aparecer sem que nenhum esforço tenha sido realizado. Na maioria das vezes a pessoa acaba por urinar antes que possa se encontrar um banheiro. Isso porque a vontade de urinar aparece subitamente, e quase instantaneamente ocorre a perda de urina, impossibilitando que o banheiro seja utilizado.
Apesar de aparentemente não ser uma doença considerada tão grave, é sim muito incômoda para pessoas que são portadoras da mesma. A incapacidade de controlar sua própria urina pode ser muito frustrante e quase que embaraçosa. A maioria das pessoas que sofrem de incontinência urinaria reclamam que andar em público requer uma grande cautela por parte deles, para que não haja nenhum esforço, ou até mesmo um espirro.
Qual a Causa da Incontinência Urinária?
Existem diversos tipos de incontinência urinaria, e que afetam o sistema nervosos.
O sistema nervoso é a parte responsável pelas sensações que nós sentimos em nossos corpos, e algumas das causas da incontinência urinária afetam diretamente o sistema nervoso autônomo, fazendo com que então a sensibilidade e o controle das sensações em relação ao sistema urinário sejam afetados. Como principais podemos citar algumas, que são elas:
Tosse Crônica; pode ser estranho pensar que ao tossir constantemente você possa desenvolver incontinência urinaria, mas isso é possível sim. Visto que ao tossir gera-se um grande esforço interno, e geralmente os músculos da região mais baixa do corpo se contraem afim de que tudo se mantenha no seu devido lugar. Ao tossir constantemente os músculos da bexiga e uretra acabam se enfraquecendo. Esse tipo de causa de incontinência urinária é conhecido por algumas pessoas como bexiga caída, isso porque ao tossir a pessoa acaba perdendo urina de forma não intencional. Geralmente esse sintoma é visto em pessoas mais velhas, que vão perdendo a força de sua musculatura, e geralmente em mulheres.
Obesidade: a obesidade pode ser um fator muito importante no aparecimento da incontinência na maioria das pessoas, isso porque ao ser obesa ou estar acima do peso uma certa quantidade de gordura irá se acumular em volta do abdome, mais precisamente perto da bexiga. A obesidade deve ser combatida, mesmo que não seja para a prevenção da incontinência urinaria.
Procedimentos cirúrgicos mal executados;
Alguns casos de desenvolvimento da incontinência podem ser observados a partir de casos cirúrgicos.
Incontinência Urinária na Gravidez
Muitas mulheres ao ficar gravidas acabam desenvolvendo aptidão a incontinência urinaria, pois principalmente no final da gravidez da mesma a bexiga acaba sendo comprimida pelo bebe. A maioria das mulheres após o parto deixam de ter a incontinência urinária, mas existem casos onde a doença persiste por um tempo. O trabalho de parto é um esforço físico muito grande, principalmente quando falamos de partos naturais e por isso a perda de urina involuntária é frequente. Uma das musculaturas das mulheres que é mais atingida durante todo o trabalho de parto é relacionada ao sistema urinário, o que ajuda a ser propicio o continuo desenvolvimento dessa condição.
Algumas mulheres após passar pelo trabalho de parto podem apresentar a incontinência urinária, na maioria das vezes isso acontece quando alguma doença como resfriado ou tosse a atingem, fazendo com que seu esforço continuo contribua para que os músculos que já não estão totalmente recuperados acabem cedendo ainda mais.
Causa
A causa exata da incontinência urinária provem de diversas situações como esforço físico, ou pressionamento da região pélvica do indivíduo.
Tipos de Incontinência
Existem vários tipos de incontinência urinária, mas apenas o medico poderá lhe informar qual a causa do desenvolvimento da mesma no seu corpo. Por isso é muito importante que você tenha um bom medico que resultará num bom diagnostico. Os principais tipos de incontinência são:
Incontinência urinaria causada por esforço físico: ao exercer muito esforço físico o a força da região pélvica pode ser perdida em partes, e isso irá colaborar para que a pessoa não tenha mais controle sobre sua urina
Os mínimos esforços físicos podem significar perda de urina, desde tossir até mesmo levantar ou subir escadas. Geralmente pessoas com mais idade acabam sofrendo desse problema. A tendência ao envelhecer é que as forças musculares acabem desenvolvendo um déficit, e isso irá se agravando conforme o tempo.
Incontinência urinaria do tipo urgente: nesse caso a pessoa perde o total controle e sensibilidade de sua urina, e ela não precisa nem realizar esforços físicos para que acabe urinando involuntariamente. Para esse caos o mais recomendado é que a pessoa acabe utilizando absorventes constantemente, ou atém mesmo fraldas.
Incontinência urinaria de forma a transbordar. A pessoa que sofre dessa condição tem a todo o tempo uma sensação de que sua bexiga está cheia, e urina muito mais vezes do que o normal, mesmo que seja em menores quantidades.
Incontinência total; esse tipo de condição é considerado mais grave, pois a perda de urina não é eventual, e sim constante. A todo momento a pessoa acaba perdendo urina inconscientemente, mesmo que com pequenas quantidades.
O Que é Incontinência Urinária?
É uma condição que caracteriza a perda de forma totalmente involuntária e algumas vezes inconsciente. Com o avanço da idade das pessoas os casos de incontinência urinária são observados mais frequentemente, pesquisas apontam que a cada três idosos, um apresenta essa condição. Pode afetar qualquer pessoa em qualquer faixa etária, porém, é observada com maior frequência em mulheres. Por ser uma condição que afeta em partes o convívio social de pessoas que disso sofram, acaba muitas vezes atrapalhando a vida publica das pessoas, que sofrem um medo constante de perder urina enquanto estiver em um local onde conhecidos, familiares, amigos e até mesmo desconhecidos estejam presentes.
Tratamento
A maioria das pessoas que apresentam incontinência urinária acabam conseguindo com a ajuda de seus médicos, cirurgias ou remédios recuperar sua atividade normal urinaria. Isso infelizmente não acontecem em pessoas idosas, mas elas podem tentar melhorar a intercorrência da incontinência com o auxílio de um médico.
Existem diversos tratamentos que ajudam a conter a incontinência urinaria, porem é recomendado que sejam seguidas apenas as instruções passadas pelo médico, pois caso aconteça algo mais grave, uma simples incontinência pode acabar se transformando em …….
Geralmente o tratamento mais usual quando o tipo de incontinência detectada é a incontinência urinaria causada pelo esforço é a intervenção cirúrgica. Isso porque muitas vezes a causa da incontinência é o enfraquecimento dos músculos da região pélvica. Após o processo cirúrgicos, exercícios de fortalecimento dessa mesma região podem colaborar também para o desaparecimento da incontinência urinaria.
A cirurgia mais realizada nesses casos e a Sling. Nessa cirurgia são feitas ligações que tem a capacidade de reestruturar a musculatura pélvica, favorecendo então a firmeza desses mesmos músculos, e eliminando a incontinência urinária. Existem outras cirurgias disponíveis no mercado que prometem acabar de vez com o problema de incontinência, mas o importante é procurar um bom profissional, qualificado, que indicará o melhor tratamento para o seu caso.
Outros tipos de incontinência como a de urgência, por exemplo, o tratamento é basicamente obtido em drogarias e com sessões de fisioterapia regulares. Os remédios sugeridos para casos assim são geralmente prescritos por médicos, e acabam causando alguns efeitos colaterais. Após o início do tratamento, o paciente não deve interromper o uso dos medicamentos, até que o médico recomende, mas geralmente o uso dessas drogas procedem por toda a vida, em casos mais graves, principalmente.
Diagnóstico
O diagnostico da incontinência urinária é realizado pelo médico especialista, onde ele poderá informal o paciente qual o seu tipo de incontinência, bem como o quão grave é, além de a partir dos resultados do diagnostico poder de forma segura indicar qual o melhor tratamento para combater a incontinência.
Quem é Atingido?
Todas as pessoas podem sofrer dessa condição. Porém isso atinge de uma forma mais usual pessoas idosas, em processo de recuperação cirúrgicas, crianças ou gravidas.
Tem Cura?
A incontinência urinária tem cura. Mas é importante salientar que essa cura não é obtida em todos os casos, isso porque pessoas mais idosas apresentam uma pré-disposição a desenvolver incontinência urinária, por conta de sua idade e enfraquecimento dos músculos pélvicos. A partir do diagnostico o melhor tratamento será indicado e as chances de cura da incontinência urinária serão esclarecidas pelo médico
Remédios Caseiros Para Incontinência Urinária
Existem alguns remédios e chás que podem ser encontrados e produzidos em sua própria residência. Alguns deles não tem comprovação cientifica, quanto a melhora da incontinência urinaria, mas popularmente são muito utilizados, são eles:
Chá de erva doce: o chá de erva-doce além de trazer outros claros benefícios a saúde é muito utilizado para combater a incontinência urinaria pois é considerado um chá muito diurético. A receita para que se realize o preparo do chá é totalmente convencional, e recomendado que seja consumido diariamente, afim de manter sempre um certo equilíbrio quanto a eliminação de sua urina. O consumo do chá de erva doce é recomendado, e apesar de se assemelhar em alguns aspectos com outros tipos de chá, ou café, não existem indícios que comprovem a eficácia dos mesmos, até porque o café tem em sua composição grande parte de cafeína, que não é recomendado em casos onde a pessoa apresenta indícios de incontinência urinaria.
Remédios Para Incontinência Urinária
Os principais remédios recomendados pelos médicos para combater a incontinência urinária são recomendados pelos médicos e estão disponíveis em drogarias de todo o brasil.
Oxibutinina
Esse remédio age diretamente na musculatura das bexigas dos indivíduos e é indicado tanto para a incontinência urinaria como para a dificuldade de se urinar, justamente pelo seu principio de atingir diretamente a musculatura dos indivíduos, aumentando assim a capacidade de se armazenar mais urina. Seu preço pode variar bastante; entre vinte e cinco a setenta reais. Pode ser encontrado em quase todo território brasileiro e podem ser utilizados em crianças, que ainda apresentam o comportamento de urinar em suas camas. Não apresente tantos efeitos colaterais e alguns deles são a diminuição da produção de suor, dores de cabeça e náuseas.
Esse remédio não é indicado para crianças que sejam menores do que cinco nos, e também mulheres que estejam gravidas ou em período de lactação
Trospio
Esse medicamento também pode ser indicado por alguns médicos como meio de combater a incontinência urinaria. Seu princípio ativo se baseia em basicamente promover o relaxamento dos músculos da região pélvica, fazendo com que assim as pessoas urinem de forma controlada. Seus principais efeitos colaterais são um maior ressecamento da boca e possibilidade de prisão de ventre.
Crianças menores do que doze anos não devem ingerir esse medicamento.
Imipramina
Esse remédio é considerado mais forte e deve ser ingerido de forma correta e apenas com prescrições médicas, pois advém de um outro medicamento comercializado que combate a depressão. Por ser um medicamento mais rigoroso, não deve ser ingerido com o estomago vazio, afim de evitar possíveis reações como dores. Seus principais efeitos colaterais são fraqueza e visão turva.
Crianças, mulheres gravidas e lactantes não devem ingerir esse remédio sem prescrições médicas.
Apesar desses medicamentos estarem disponíveis em quase todas drogarias do brasil, nem sempre eles são utilizados ou recomendados pelos médicos. O uso e necessidade dos mesmos será indicada a partir do diagnostico realizado pelo médico
Como Prevenir a Incontinência Urinária?
A prevenção da incontinência urinaria pode ser realizada a partir do emagrecimento, pois ele colabora de grande forma para o desenvolvimento dessa doença.
Parar de fumar; esse é um passo muito recomendado para combater a incontinência urina, além de melhorar outras partes do corpo e a saúde do indivíduo.
Diabetes; a diabetes pode favorecer o desenvolvimento da incontinência urinaria
Quem é o Médico Responsável Pelo Tratamento da Incontinência Urinária?
Existem vários médicos que podem ser responsáveis por identificar e ajudar a combater a incontinência urinaria. Ginecologistas, são recomendados para os diagnósticos em mulheres gravidas principalmente, pois poderão informar a assegurar a paciente se a condição de incontinência urinária irá progredir após o parto, e ajudar a paciente a escolher qual o melhor caminho a se traçar para combater essa doença.
Clínico geral; muitas vezes o diagnostico acaba acontecendo por esses médicos, principalmente quando se compara homens e mulheres.
Geriatra; esses médicos são responsáveis por cuidar da saúde dos idosos e assim conseguem um diagnostico mais rápido, e eficaz. Por ser conhecedor dos corpos dos idosos, esse médico poderá indicar qual o melhor tratamento a ser seguido, especialmente em pessoas idosas onde a chance de melhora dessa doença diminui drasticamente.
Urologista; por ser um médico especializado no tratamento de doenças que atingem diretamente o homem e seu sistema urinário, esse especialista é muito indicado para combater a incontinência urinária nos homens.